Agricultores orgânicos irlandeses têm uma oportunidade real à sua porta

A demanda por produtos orgânicos na Europa pode ser uma oportunidade real para os agricultores orgânicos irlandeses, de acordo com Grace Maher.

O oficial de desenvolvimento da Associação Irlandesa de Orgânicos discutiu a agricultura orgânica e a reabertura do Programa de Agricultura Biológica pelo Departamento de Agricultura, Alimentos e Marinha, na semana passada.

Falando no episódio de hoje da FarmLand com a apresentadora Claire Mc Cormack, Maher explicou que a agricultura orgânica atua em várias frentes que satisfazem as necessidades dos consumidores, à medida que a conscientização dos consumidores para a produção de alimentos cresce internacionalmente.

Das Alterações Climáticas
“E acho que os consumidores estão se tornando mais conscientes disso e da questão da entrega de bens públicos dos consumidores, exigindo a entrega de bens públicos para alimentos que estão sendo produzidos na UE.

“Isso é o que muito do sistema de subsídios é baseado, então acho que temos que tratar seriamente de nossas metas de mudança climática.

“No momento, não estamos conseguindo desacoplar nossas metas de emissões com relação ao que estamos realmente produzindo.

“Acho que precisamos considerar seriamente a mudança climática e o orgânico tem muitas opções para oferecer em relação às mudanças climáticas. E só isso entrega; é o que o consumidor quer.

Nós olhamos para o mercado europeu; o mercado orgânico europeu está crescendo exponencialmente - atualmente está avaliado em € 33 bilhões. E eu acho que os agricultores irlandeses precisam, na verdade, intensificar e reivindicar um pouco mais desse mercado.

“Na Alemanha, o mercado orgânico vale € 10 bilhões; na França, vale 7 bilhões de euros, os dinamarqueses também estão lá em cima.

“E esses países estão abertos para negócios; eles querem produtos, querem produtos orgânicos e acho que os agricultores orgânicos irlandeses têm uma oportunidade real à sua porta ”.

Maher reconheceu que isso é um desafio com o Brexit se aproximando e a incerteza que isso traz, mas ressaltou que há um mercado lá, no entanto.

“Em termos de mercado, há produtos orgânicos e também, como você diz, benefícios ambientais, e eu acho que o orgânico tem muitas caixas nesses contextos.”

Potenciais Armadilhas Da Agricultura Biológica
Quando questionado sobre possíveis armadilhas da agricultura orgânica, particularmente para novos convertidos, Maher observou que os agricultores nos últimos anos estão chegando bem preparados.

“Eles fizeram suas pesquisas; eles foram visitar fazendas orgânicas, falaram com agricultores orgânicos, falaram conosco - então, eles fizeram muitas pesquisas e a conversão para produção orgânica não é algo que pode ser feito da noite para o dia e que na verdade serve para muitos agricultores.

“Então, quando eles entram, sabem onde vão vender o produto, mas um dos desafios é, na verdade, do lado da produção.

É uma mentalidade diferente estar produzindo alimentos organicamente; você não pode sair com um saco de fertilizantes, com os pesticidas, então você precisa ser muito organizado em tudo.

"Do lado da colheita das coisas você precisa empregar um sistema de rotação bastante rigoroso que irá ajudar com a fertilidade do solo, o que também ajudará se você tiver problemas com pragas ou doenças."

O responsável pelo desenvolvimento destacou que os agricultores orgânicos estão sempre tentando reduzir a exposição a problemas na fazenda.

No lado da pecuária, a boa preparação é fundamental, observou ela, acrescentando que um plano de saúde do rebanho precisa ser elaborado para quando os animais estiverem doentes.

O velho ditado de "você tem que ser um bom agricultor convencional para ser um bom agricultor orgânico" ainda é verdade.

Apesar disso, Maher afirmou que há uma taxa de desabastecimento muito baixa entre os agricultores orgânicos, apontando uma taxa de abandono de 3%.

"Uma vez que eles entram eles realmente gostam do sistema agrícola e muito poucos deles realmente saem - mesmo que inicialmente eles possam ser um pouco céticos", disse Maher.

https://www.agriland.ie/farming-news/irish-organic-farmers-have-a-real-opportunity-on-their-doorstep/

Fonte:Agriland(ie) em 29 de novembro de 2018 por Sylvester Phelan

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"pinterestlinkedinInstagramYoutube