Produção de Adubo Orgânico

- A produção de adubo orgânico foi um dos assuntos que mais despertaram interesse durante o dia de campo do Projeto Reflorar. O técnico agrícola Joilson Borges dos Santos mostrou como fabricar o adubo usando restos de culturas disponíveis na propriedade, na técnica conhecida como compostagem.

Segundo Joilson, o adubo orgânico pode substituir o adubo químico e trazer vantagens para o produtor como a redução de custos e a recuperação dos solos. “A diferença para o orgânico está na recuperação do solo, já que o químico só alimenta a planta”, observou.

O adubo orgânico resulta da decomposição dos materiais utilizados que combinam substâncias como potássio (da cinza) e nitrogênio (folhas verdes) e carbono (pó de serra). O composto pode ser armazenado de várias formas, desde em pilhas ao ar livre ou em tambores ou covas. O essencial é manter o material arejado. Para a produção de maior quantidade é recomendável a formação de pilhas, sendo o material colocado de uma só vez para a facilitar a decomposição e o controle do processo.

Ingredientes

Esterco, folhas e galhos secos, cinza, folhas verdes, pó de serra. Usar 30 partes de material seco para uma de verde. Evite esterco retirado de local onde os animais são tratados com produtos químicos;
Para aquecer a pilha: adicionar material rico em nitrogênio (podas e esterco fresco);

Para controlar o mau cheiro: arejar (revolvendo a pilha) ou adicionar material rico em carbono (talo de milho e cavaco de madeira); Para umedecer: fazer buracos na pilha com uma vara e jogar água usando uma lata;

O composto estará pronto entre 30 e 60 dias, a depender do manejo, e deverá ter cheiro de terra, em vez de podridão ou de mofo. Para realizar o dia de campo, o Gambá teve apoio do seus financiadores PPG7, MMA, Banco Mundial e Banco do Brasil) e também do Banco do Nordeste, EBDA, Café Paraíso, Codical, prefeituras de Varzedo e São Miguel das Matas, Câmara de Vereadores de Amargosa e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel das Matas.


fonte: Jornal A Tarde em 6/1/2003

 
Mais Notícias Fale Conosco Recomende este site spam

 
->