Abacaxi orgânico é a base da Agricultura de Mempawah

JAKARTA - Mempawah Regency é um dos centros de abacaxi na província de Kalimantan Ocidental. A localização do empreendimento é na Vila Galang, Subdistrito Sungai Sui Pinyuh, cobrindo uma área de 400 hectares ou cerca de 1.250 hectares por distrito de Mempawah. O Grupo Harapan Baru da Associação dos Agricultores (Gapoktan) é um dos que cultiva abacaxi orgânico.

"A área de abacaxi neste grupo é de 15 hectares, que consiste de 48 grupos de agricultores", disse Sholeh, presidente do Harapan Baru Farmers Group.

Sholeh disse, Gapoktan assistido tinha 17 membros do Galang Sari Processing Farmer Group, com 23 membros da Cooperativa Galang Mekar Bersama.

"Geralmente, o abacaxi com mais de 1 kg é vendido por R $ 8 mil por quilo, enquanto menos de 1 kg é vendido a R $ 5.000 por quilo", explicou Sholeh.

Desde 1990

A Gapoktan Harapan Baru desenvolve o cultivo de abacaxis desde 1990. Em 2018, a Prima 3 foi implementada e, ao mesmo tempo, obteve o Certificado de Abacaxi Orgânico do Instituto Seloliman de Certificação Orgânica, em Mojokerto, Java Oriental.

"O cultivo de abacaxi neste grupo não usa fertilizantes químicos com o pH do solo 6-7 e atende aos critérios como abacaxi orgânico", disse Sholeh.

Este abacaxi de variedade rainha tem um sabor muito doce, macio e alto teor de umidade. O efeito do solo de turfa tem um impacto no sabor doce do abacaxi. A produção de abacaxi pode chegar a 1-2 toneladas por hectare e a colheita pode ser feita a cada 3 meses.

"Além de abacaxi fresco, os produtos são vendidos em formas processadas, como doces, geléias, xaropes, dodol, abon, bolachas e mel de mel", disse Sholeh.

Dos produtos processados, o Galangsari Farmers Group foi premiado com o Sida Karya do Gabinete de Recursos Humanos e Transmigração da Província de Kalimantan Ocidental. Para ajudar no processo de processamento, o Grupo Galangsari recebeu assistência de um triturador de abacaxi da Direção Geral de Horticultura.

"A assistência ajuda muito o processamento do abacaxi em produtos processados", disse Sholeh.

Produtos de abacaxi são vendidos para os mercados tradicionais em torno da regência de Mempawah, Pontianak e seus arredores. Além disso, através da colaboração com o Escritório Provincial de Agricultura de Kalimantan Ocidental, o abacaxi orgânico é comercializado em vários quiosques ao redor do escritório, bem como para socializar produtos orgânicos para as comunidades vizinhas.

De acordo com Sholeh, atualmente o desafio enfrentado é a necessidade de melhorar a infraestrutura rodoviária para o jardim de produção. Além disso, o suporte para o marketing de produtos e a adição de armazéns de armazenamento de produtos são necessários.

"Recomendamos que os agricultores permaneçam consistentes na aplicação de Boas Práticas Agrícolas (BPA), Boas Práticas de Manipulação (GHP) para produzir qualidade de abacaxi orgânica e competitiva nos mercados interno e externo," Yasid Taufik, Diretor de Processamento e Comercialização de Horticultura.

Para obter informações, os dados das BPS mostram que a produção nacional de abacaxi em 2018 atingiu 1,8 milhão de toneladas. Esse número representa um aumento de 0,53% em relação a 2017, chegando a 1,79 milhão de toneladas.

Fonte:Repubika (id) em 07-06-2019 <https://www.republika.co.id/berita/ekonomi/pertanian/psq2yt453/nanas-organik-jadi-andalan-pertanian-mempawah>

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"pinterestlinkedinInstagramYoutube