Curriculum Vitae

Maria Teresa de M. P. Furtado

Contato

Rua Dona Antônia de Queiroz,  523/32 Bairro Consolação – São Paulo – SP CEP 01307-010
Telefones: (11) 3151-2259; (11) 8251-5945; (92) 8113 1115
Endereço eletrônico: [email protected];Skype: mteresaf

Formação

Mestrado
Mestrado em Ciência Política IFCH/UNICAMP, sob orientação do Prof. Dr. Thomas Patrick Dwyer. Título da dissertação: Discursos e práticas: empresários e educação nos anos 90 (defendida em 2001).

Graduação
Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1983-1986).

Atividades atuais

    1. FESPSP – Fundação Escola de Sociologia e Política: pesquisadora e docente
    2. Consultoria: Plano de Gestão Ambiental para o Etnodesenvolvimento das Terras Indígenas Guarani da Barragem e do Krukutu (diagnóstico socioeconomico). DERSA (Consplan), especialista em questões sociais

Cursos em Desenvolvimento Local e Sustentável

    1. Seminário Internacional: A questao ambiental, interdisciplinaridade, teoria social e produçao intelectual na América Latina – NEPAM/Unicamp (2008)
    2. Aperfeiçoamento em Direito Ambiental IIEB/Cuiabá/MT (2007)
    3. Unidades de Conservação e Questão Fundiária Manaus/Amazonas (2007)
    4. Processo de credenciamento para elaboraçao de Planos Diretores Ministério das Cidades (2006)
    5. Especialização em Desenvolvimento Local – DelNet – OIT/Organização Internacional do Trabalho (2002)
    6. Seminário Internacional de Comércio Justo (2002/RJ; 2003/SP; 2004/SP)
    7. Planejamento Participativo de Projetos  - ZOPP (40 horas); Enfoque Participativo de Trabalho em Grupo – ZOPP (40 horas)
    8. Programa de Gestão em Projetos de Desenvolvimento Socioeconômico (Fundap, 96 horas);
    9. A Questão do Desenvolvimento: aspectos conceituais, análises histórico-estruturais e apresentação de casos (Fundap, 96 horas)
    10. Repasse de metodologia do Programa de Sustentação de Ações Comunitárias/Líder Cidadão (Sebrae, 50 horas)
    11. Avaliação de Potencialidades Regionais (FGV/EAESP, 40 horas)
    12. A Terceira Itália e os desafios da tropicalização (IETS/RJ, 40 horas)

Experiência Profissional

Pesquisas, consultorias e atividades de campo

IDSM - Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

  1. 2005-2007: Pesquisadora e extensionista: Uso Tradicional de Recursos Naturais e Estudo de Conflitos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Amanã/Amazonas. Bolsa CNPq (DTI-7A). Levantamento de subsídios para a elaboraçao do Plano de Manejo da RDS Amanã e formaçao de seu Conselho Gestor (atividades de articulaçao institucional, construção de consensos e mobilizaçao cominitária).

ANDI - Agência de Notícias para o direitos da Infancia

  1. 2005 (Setembro) – Oficina: Tecnologias Sociais: análise de mídia (São Paulo)
  2. 2006 (Maio) – Apresentação: O “conceito” de tecnologia social (Manaus e Fortaleza)

RTS – Rede de Tecnlogia Social

  1. 2005 (janeiro-março) – sistematização de discussões, elaboração de documentos constitutivos da Rede (http://www.rts.org.br).

SEBRAE Nacional

  1. 2005 (desde março) - Consultora credenciada para as áreas de Desenvolvimento Local e Cultura.

AAPCS

  1. 2004 (agosto-dezembro) - Programa Capacitação Solitária - pesquisa qualitativa (grupos focais e entrevistas em profundidade) de avaliação do Programa junto a  coordenadores e dirigentes de ONGs, professores dos cursos de capacitação, parceiros e pareceristas dos Concursos de Recife, Fortaleza e São Paulo.

Programa de Desenvolvimento Local (Sebrae/SP, Janeiro de 1999 a Março de 2004).

  1. Construção de mecanismos de governança de fóruns de Desenvolvimento Local junto a atores relevantes em concentrações de MPEs (Micro e Pequenas Empresas) inseridas em APLs - Arranjos Produtivos Locais (Tambaú/SP, Cerâmica Vermelha, 2004).
  2. Coordenação do Programa de Formação de Gestores em Projetos de Desenvolvimento Socioeconômico em parceria com a Fundap - Fundação para o Desenvolvimento Administrativo, voltado para lideranças regionais, vinculadas ao poder público, iniciativa privada e organizações da sociedade civil (Baixada Santista, Vale do Paraíba, São José dos Campos, Araçatuba, Presidente Prudente,  2002-2003).
  3. Fomento a projetos de desenvolvimento sócio-econômico e comunitário; articulações com órgãos das várias esferas de governo (municipal, estadual, federal), organizações empresariais e não governamentais; coordenação de levantamento de dados, documentação do processos e disponibilização de informações; concepção, execução e acompanhamento de cursos de formação em desenvolvimento local; coordenação de processos de organização social; utilização de metodologias participativas (ZOPP, Metaplan) em Municípios de baixo IDH, elaboração de diagnósticos e organização de pequenos agricultores rurais e familiares em formas associativas, apoio à comercialização e ao desenvolvimento do cultivo orgânico (Vale do Ribeira/SP e Região Sudoeste, 1999-2002).

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP

  1. 1998 (fevereiro-maio) - DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S.A. Cadastramento das Unidades Residenciais em Situação Irregular na Faixa de Domínio do Trecho Oeste do Rodoanel  Metropolitano de São Paulo (elaboração do instrumento de coleta de dados, coordenação da pesquisa de campo)
  2. 1997 (novembro-dezembro) - Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo - Percepção da População sobre os Sistemas de Transporte Público nas Regiões Metropolitanas de São Paulo e Baixada Santista
  3. 1996 (julho-novembro) - SESC - Serviço Social do Comércio - Práticas e Aspirações Culturais da População Paulistana (coordenação de survey realizado no Município de São Paulo)
  4. 1996 (abril-junho) - SEMPLA - Secretaria de Planejamento do Município de São Paulo - Alternativas para o Gerenciamento da Rede Pública de Escolas de Ensino Básico (Pesquisa qualitativa realizada em 23 escolas da rede pública municipal de primeiro grau junto a pais, professores, funcionários e alunos)

NEPP - Núcleo de Estudos em Políticas Públicas – UNICAMP
Estagiária

  1. 1986 (janeiro-julho) Mudanças e Planejamento Social no Estado de São Paulo - Coordenação: Prof. Dra. Maria Hermínia Tavares de Almeida (organização, tabulação e análise de dados)
  2. 1984 (julho-dezembro) e 1985 (janeiro-julho) - Estratégias de Consumo e Saúde em Famílias Trabalhadoras. Coordenação: Prof. Dra. Ana Maria Canesqui (realização de entrevistas qualitativas junto a famílias de baixa renda no município de Campinas)

FAU/PUC Campinas
Estagiária

  1. 1983 (junho a dezembro) - Assentamentos Populares em Campinas. Coordenação: António Costa Santos, FAU-PUC Campinas (organização e tabulação de dados).

Publicações – relatórios técnicos

  1. RTS, 2005: Histórico e elementos conceituais para a formação da Rede de Tecnologia Social
  2. PCS, 2004:Redes e fortalecimento da Sociedade Civil: Fortaleza, Recife e São Paulo
  3. ICV, 2004: Intervenções sociais, diagnósticos participativos e participação
  4. Sebrae, 2004: Tambaú: elementos para pensar o desenvolvimento municipal – o caso da cerâmica vermelha
  5. Fundap e Sebrae, 2002: O problema do desenvolvimento como excesso de concentrações
  6. OIT-DelNet, 2002: Avaliação e Propostas de Ações de Desenvolvimento Local: alguns subsídios - Apiaí, SP, Brasil
  7. Sebrae, 2000: Capacitação das equipes gestoras locais dos Fóruns de desenvolvimento de municípios do sudoeste paulista
  8. Sebrae, 2000: Dinamização e sustentação dos Fóruns de Desenvolvimento local
  9. FESPSP, 1996: Que fatores respondem pela ineficiência nas escolas públicas municipais?

Docência em Terceiro Grau
ESPSP - Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Bacharelado em Sociologia e Política): Metodologia das Ciências Sociais (1998-1999); Seminários de Pesquisa/TCC – Orientação de Monografia (1996-1999; 2007-atual); Métodos e Técnicas de Pesquisa (1994-95).
ESPSP - Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Especialização em Meio Ambiente e Sociedade): Ciência Política e Meio Ambiente do (1996-97)
UNIP – Universidade Paulista(Bacharelado em  Ciências Econômicas - Campus Paulista): Monografia I (1996-2004); Monografia II (1996-2004) – Orientação de Monografia; Redação Técnica  (2003-2004).

barra
Nó do Ramo   Associe-se