Anúncio publicado pelo Soft Click

Banco de Profissionais (Proagris) da Rede de Agricultura Sustentável


Curriculum Vitae Marcos alexandre Teixeira

Marcos alexandre Teixeira

Data de nascimento: 03/09/70                  RG: 17118157-8 SSP SP 

Registro CREA - SP: 5060484995/D             Carteira de Habilitação cat. C

Endereço: Rua Helder Reis no 09 - Vila Independência

CEP : 13085 ‑ 550 ‑ Campinas SP

Tel.: 019 - 289  0121

e-mail: [email protected]

ÁREA DE ATUAÇÃO

      Como doutorando da UNICAMP - Faculdade de Engenharia Mecânica - Departamento de Energia, trabalhando com uso energético de Biomassa, tenho interesse em desenvolver os conceitos de sustentabilidade e usos energéticos integrados, dentro dos conceitos de cogeração, como formas de viabilizar financeiramente fontes energéticas renováveis.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Doutorado

  Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

  Faculdade de Engenharia Mecânica, Departamento de Energia.

  Área de concentração: Controle de poluição.

Descrição: trabalho de análise quantitativa e qualitativa do uso de biomassa, com origem na cultura de Babaçu, como fonte energética, utilizada em regime de cogeração, e os impactos decorrentes de seu uso.

Bolsa de estudos: CAPES

  Período: 1999 - em curso.

Mestrado em Projetos Mecânicos:

  Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

  Faculdade de Engenharia Agrícola, Departamento de Máquinas Agrícolas.

  Área de concentração: Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas.

  Descrição: desenvolvimento de equipamento para extração da amostras indeformadas de solo, envolvendo: projeto, construção e ensaios de veículo próprio para tráfego agrícola, capaz de retirar amostras de solo

  Bolsa de estudos: FAPESP (processo no 96/09811-4)

  Período: 1996 - 1998.

Graduação;

  Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

  Faculdade de Engenharia Agrícola

  Curso: Engenharia Agrícola. 

  Período: 1989 - 1995

LÍNGUA ESTRANGEIRA

  Certificado: First Certificate in English from Cambridge University.

               (December/88) referece Nu88cbr0200568.

               Fluência tanto na conversação quanto na leitura.

  Certificado: Centro de Ensino de Línguas - Instituto de Estudos da Linguagem - UNICAMP

               Curso de Alemão I (2° Semestre/89)

               Fluência média na conversação.

INFORMÁTICA

  Experiência em Análise e Programação de Sistemas.

  Linguagens: Pascal, Auto Lisp, HTML e Basic.

  Programas utilitários:

Habilidade na utilização dos seguintes pacotes: ANSYSed, AutoCad, WinWord, Qpro, Excel, ADAMS,MATLAB, Primavera W3 entre outros.

CURSOS

- Curso - Orientação ao Crédito - SEBRAE - SP - Alshop - Campinas - como parte do programa federal Brasil Empreendedor, com enfoque na capacitação empresarial, envolvendo: perfil psicológico, mercado (definições, características e comportamentos), marketing, contabilidade (ponto de equilíbrio, lucro/prejuízo, capital de giro) e crédito (confiabilidade, requerimento e linhas de crédito do programa).

Período: 02 a 05 de Maio/00

- Curso - Vídeo: Roteirização e Produção - Instituto de Estudos da Linguagem - UNICAMP - abordando as principais particularidades da produção de material usando como suporte o vídeo.

Período: 17 a 19 de Novembro/98

- Mini-Curso: Geotecnia Ambiental - como parte do XI Congresso Brasileiro de Mecânica de Solos e Engenharia Geotécnica, envolvendo: fundamentos, contaminação de solos e águas subterrâneas, contaminantes orgânicos e inorgânicos, caracterização de sítios contaminados, monitoramento e recuperação.

Período: 05 de Novembro/98

 - Curso para Preparação de Corretores de Inglês - Comissão Permanente para os vestibulares UNICAMP. Abrangendo: correção (elaboração de grade, afinamento e aplicação), as particularidades da prova e seus efeitos no panorama educacional brasileiro.

Período: 08 a 29 de Novembro/97

- Engenharia Humana - Faculdade de Engenharia Agrícola - FEAGRI - UNICAMP. Abordagem dos principais conceitos de ergonomia e suas aplicações: antropometria, controles, teoria da informação, vibrações, audição, visão, entre outros.

Período: Agosto a Novembro/97

 - Introdução aos Biomateriais - Faculdade de Engenharia Mecânica - FEM - UNICAMP. O que são, principais usos, técnicas de conformação etc. Explorando os mais diferentes materiais tais como: cerâmicas, hidro-geis, ligas metálicas, adesivo para tecidos moles, siliconados entre outros.

Período: Março a Junho/97

- Suporte de Vida Básico II- ministrado pela Equipe de Cirurgia do Trauma, Faculdade de Ciências  Médicas - UNICAMP, abrangendo técnicas de socorro, reanimação, transporte e avaliação em situações de emergência.

Período: Agosto a Novembro/94

- Dinâmica de Sistemas Mecânicos - Faculdade de Engenharia Mecânica - FEM - UNICAMP. Metodologias de análise analítica de sistemas mecânicos, desenvolvimento e resolução algébrica do modelo, simulação através de recursos computacionais

Período: Março a Junho/96

- Direito Ambiental - ministrado junto ao Instituto de Geociências - UNICAMP, conceitos básicos sobre direito, ciências ambientais, legislação ambiental, administração pública e meio ambiente, crimes contra a natureza e sua previsão legal no direito brasileiro.

Período: 2o Semestre/94

WORKSHOP’S, CONFERÊNCIAS e CORRELATOS

- 3o Encontro de Energia no Meio Rural - AGRENER 2000. Evento realizado pelo NIPE - Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético, com o objetivo de reunir representantes das comunidades acadêmicas, empresas, governo e ONG's, para discutir a realidade energética do meio rural brasileiro.

Período: 12 a 15 de Setembro/00


- I Seminário Mercosul - UNICAMP. Evento realizado pela Coordenadoria de Relações Internacionais da UNICAMP, em Campinas, com a finalidade de discutir: políticas, estratégias de desenvolvimento científico e tecnológico e apresentar propostas de pesquisas.

Período: 26 de Abril/99


- XI Congresso Brasileiro de Mecânica de Solos e Engenharia Geotécnica. Evento realizado pela Sociedade Brasileira de Mecânica de Solos - ABMS, em Brasília, com  apresentação de trabalho na forma de cartaz intitulado: "Desenvolvimento de Amostrador de Solos".

Período: 05 a 10 de Novembro/98


- Workshop da Pós Graduação - Faculdade de Engenharia Agrícola - UNICAMP. Evento destinado à divulgação e intercâmbio dentre os diferentes projetos de mestrado e doutorado em desenvolvimento.

Período: 09 de Dezembro/96


 - Conferência - Tendências e Desafios dos Sistemas Mecanizados de Colheita na Europa e no Mundo - INSTITUTO AGRONÔMICO - IAC. Encontro promovido pela: IOCHIPE - MAXION e ABRAME (Associação Brasileira de Mecanização Agrícola) com o intuito de atualizar seus pesquisadores e fomentar o intercâmbio.

Período: 29 de Março/96


- Workshop - Os Desafios da Empregabilidade - Serviço de Apoio ao Estudante - SAE - UNICAMP. Abordando aspectos dos diversos processos de seleção e recrutamento: conceitos, objetivos, metodologias e técnicas, procurando desenvolver o senso crítico frente a estes procedimentos.

Período: 07 a 11 de Outubro/96

TRABALHOS APRESENTADOS

Estimativa do Potencial Energético na Indústria do Óleo de Babaçu no Brasil - Apresentação oral durante o 3o Encontro de Energia no Meio Rural - AGRENER 2000, realizado na cidade de Campinas - SP.

Período: 12 a 15 de Setembro/00

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

 - SETAL - Engenharia Construções e Perfuração S/A

   Cargo. Engenheiro - Tradutor

   Atuando junto ao projeto de Reforma do Alto forno no 3 CSN, responsável pelo intercâmbio de informações entre as equipes estrangeira e brasileira, planejamento das atividades com uso do pacote Primavera, bem como por traduções técnicas escritas de normas, correspondências, procedimentos de engenharia e tradução simultânea de reuniões da gerência e com fornecedores.

Período: Junho/00 a


- Supletivo UNICAMP - Moradia.

   Cargo: Professor Colaborador

   Atuando na concepção do modelo de ensino e ministrando aulas de matemática para alunos com mais de 5 anos de afastamento do modelo formal de ensino.

Período: Março/99 a Julho/99


 - Vestibular 98 - UNICAMP.

   Cargo: Corretor

   Atuando na qualidade de corretor da prova de inglês na segunda fase do Vestibular Unicamp 98.

Período: 16 a 28/Janeiro/98


 - Floramazon Produtos Naturais Ltda.

   Cargo: Coordenador - I Conferência de Aromaterapia no Brasil.

   Realizada nas dependências do Hotel Fazenda e Golfe Solar das Andorinhas, sendo responsável pelo bom andamento do evento, incluindo: planejamento, contatos com o Hotel, divulgação em jornal, rádio, televisão, recolhimento e cadastro das inscrições, suporte geral durante o evento, controle de caixa e elaboração de relatório de atividades.

Período: 25/Agosto a 27/Setembro/95.


 - Departamento de Máquinas Agrícolas - Faculdade de Engenharia Agrícola - UNICAMP.

   Cargo: Estagiário

   Projeto e construção de protótipos de implementos e equipamentos agrícolas, envolvendo análise de estrutura através do uso do pacote ANSYS e desenho de circuitos hidráulicos e estruturais no sistema CAD.

Período: Abril/94 a Agosto/95


 - SBOG - Sociedade Brasileira de Óleos e Gorduras

   Cargo: Monitor  - Comissão Org. - 6o Congr. e Exp. Latinoamericano sobre Proc. de Óleos e Gorduras

   Recepcionando e encaminhando congressistas VIP´s participantes junto ao terminal de desembarque do aeroporto internacional.

Período: 25 a 28 de Setembro/95


 - International Symposium on Food Extrusion: Pasta and Extruded Products - I Simpósio Brasileiro de Extrusão de Alimentos.

   Cargo: Monitor

   Atuando junto á secretaria do evento como membro da Equipe de Apoio do Comitê Organizador.

Período: 27 a 29 de Março/95


- Associação dos Produtores de Flores, Plantas Ornamentais, Mudas e Acessórios da Região de Campinas,

   Cargo: Estagiário.

   Atuação junto à administração na coordenadoria de implementação do novo Mercado Permanente de Flores CEASA - CAMPINAS.

Período: 25/Janeiro a 27/Fevereiro/95


 - Programa de Trabalho das Câmaras Frigoríficas da CEASA/CAMPINAS.

   Cargo: Estagiário.

   Atuando sob a responsabilidade do Departamento de Tecnologia da Faculdade de Engenharia de Alimentos - UNICAMP, realizando reconhecimento dos equipamentos, estado e uso, estudos de caso, propondo melhorias no sistema, e preparo de manual técnico. Cursos e treinamentos de curta duração.

Período: Janeiro/94 a Março/94


 - Fazenda Haras São Francisco LTDA..

   Cargo: Estagiário.

   Trabalho de análise de conforto térmico das instalações de ordenha, incluindo a verificação de possíveis situações de stress térmico; com equipe técnica comandada pelos professores: Mauro J. A Tereso e Paulo M. Leal.

Período: Outubro a Novembro/93


- Floramazon Produtos Naturais Ltda.

   Cargo: Estagiário.

   Desempenhando a função de Engenheiro Agrícola diretamente subordinado à Diretoria Agrícola, desenvolvendo pesquisas de campo e levantamento de referências bibliográficas, responsabilizando-se pelo suporte aos usuários dos equipamentos de informática, realizando visitas à propriedades, dando pareceres, avaliações, desenvolvendo e projetando equipamentos para a extração de óleos essenciais.

Período: Julho/92 a Outubro/95.


 - XI Semana de Estudos de Engenharia Agrícola

   Cargo: Organizador

   Preparando, organizando e implementando o curso de “Usos de Software e Hardware na Agropecuária”, envolvendo, ainda contato com as empresas atuantes no mercado para palestras e demonstração de equipamentos.

Período: 28 de Outubro a 1 de Novembro/91


- Departamento de Água e Solos - Faculdade de Engenharia Agrícola - UNICAMP.

   Cargo: Estagiário

   Desenvolvendo trabalhos de pesquisa na área de agrometereologia, no desenvolvimento de evapotranspirômetros para uso no posto meteorológico.

Período: Agosto a Setembro/91


 - Gastão Acessórios Têxteis LTDA.

   Cargo: Estagiário.

   Execução de serviço de Controle e Montagem dos sistemas de estriamento de fibras em máquinas têxteis do tipo PK-211, bem como do tipo UT-3.

Período: Junho a Julho/91

PUBLICAÇÕES

Teixeira, M. A.. Estimativa do Potencial Energético na Indússtria do Óleo de Babaçu no Brasil. Caderno de Resumos, 3o Encontro de Energia no Meio Rural - AGRENER 2000, Campinas - SP, NIPE - Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético, de 12 a 15 de Setembro de 2000. p. 118.

Teixeira, Marcos Alexandre & Bizzo, Waldir António. Análise de Ciclo de Vida no Transporte do Carvão Vegetal e Mineral para Redução em Alto Forno. Anais XXII Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades, João Vonlevade - MG, ABM - Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais, 28 a 30 de Junho de 2000. p. 69 - 78.

Teixeira, Marcos A. & Milanez, Luiz F.. Cogeneration on Sugar Cane Sector: Future Scenarios and the New Legislation. Proceedings ECOS 2000 - International Conference on Efficiency, Cost, Optimisation, Simulation and Environmental Aspects of Energy and Process Systems, Part 3: Process Integration, Nederland, Universiteit Twente, 5 - 7 July 2000. p. 1621 - 1630.

Teixeira, M. A.; Magalhães, P. S. & Braunbeck, G. O. A. Equipamento Para Extração De Amostras Indeformadas De Solo. Revista Brasileira de Ciência do Solo (no Prelo).

Teixeira, M. A. & Magalhães, P. S. G.. Projeto de Amostrador de Solo. Caderno de Resumos , XI Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, Brasília, Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, 05 a 10 de Novembro 1998. p. 865 - 870.

Teixeira, M. A.. Projeto de Amostrador de solo. Caderno de Resumos, II Workshop da Pós Graduação, Campinas: Fac. de Eng. Agrícola - UNICAMP, 15 de Junho 1996. p.131 - 132.

Magalhães, P. S. G.; Braunbeck, O. A. ;Teixeira, M. A. . Design of an Undisturbed Soil Sampler. Proceedings 7 th European ISTVS Conference, Ferrara, Italia: International Society for Terrain-Vehicle Systems - ISTVS, 8 - 10 October 1997. p. 56 - 60.

Magalhães, P. S. G.; Teixeira, M. A.; Correia Júnior, W. A.; Lopes, G. T.. Análise de vibrações Impostas à estrutura de implementos agrícolas. Anais Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - COMBEA (resumos em CD) arq: MAG057.doc 3 p, 1997.

OUTROS

 - Condomínio Edifício Bertioga

   Cargo: Sub-síndico.

   Responsável pela avaliação, cotação e execução de obras de atendimento às normas da Defesa Civil, inicialmente calculadas no montante de R$ 23 000,00, tendo conseguido reduzir os gastos em 20% do previsto. As obras incluíram: elaboração, aplicação e análise de questionário de opinião dos moradores, reformas de parte elétrica, hidráulica, instalações de baixa e alta tensão, pára-raios e demais itens de segurança do prédio.

Período: Setembro/99 a Setembro/00

 - Coordenação Geral do Programa de Moradia Estudantil da UNICAMP - CGPM.

   Cargo: Representante discente.

   Atuando, no exercício de 1992, junto à Reitoria da universidade selecionando e treinando assistentes sociais para atuarem no processo seletivo anual (aprox. 1000 vagas). Participando das reuniões como membro com direito a voto.

Período: Julho/92 a Julho/93

- Núcleo de Trabalho Permanente sobre Movimentos Sociais da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil.

   Cargo: Estagiário.

   I Estágio Interdisciplinar de Vivência em Assentamentos de Reforma Agrária em Santa Catarina. Vivenciando a realidade rural brasileira, mais especificamente em assentamentos.

Período: 06 a 24/Janeiro/92

                              Campinas,Marcos Alexandre Teixeira


 Anterior Inscreva-se  Webmaster Rede 

A Rede de Agricultura Sustentável é um serviço gratuito de Cristiano Cardoso Gomes, e contou com o apoio da  Broederlijk Delen