Wickbold e Panco garantem produtos livres de transgênicos

 

Empresas se comprometem com a não utilização de organismos geneticamente modificados e passam para a lista verde do Guia do Consumidor

As indústrias Wickbold e a Panco são as mais novas integrantes da lista verde do Guia do Consumidor do Greenpeace. As duas empresas enviaram documentos à organização, na última semana, comprometendo-se com a não utilização de matéria-prima e derivados de transgênicos. A Wickbold utiliza ingredientes derivados de soja e milho nos produtos de sua linha de pães, e a Panco os emprega na fabricação de pães, biscoitos, bolos e salgadinhos.

"O comprometimento da Wickbold e da Panco, duas grandes indústrias de alimentos, comprova que é possível que as empresas garantam produtos livres de transgênicos no Brasil. A indústria que não adota o controle está desrespeitando o meio ambiente e o direito à informação do consumidor, consequentemente ficando para trás na preferência dos consumidores", declarou Gabriela Vuolo, da Campanha de Engenharia Genética do Greenpeace Brasil (1).

O Guia do Consumidor, publicação do Greenpeace que teve mais de 140 mil cópias impressas distribuídas e 300 mil downloads do site da entidade entre maio e novembro de 2003, é composto por duas colunas: na verde estão os produtos de empresas que garantem não utilizar transgênicos, e na vermelha estão os produtos de empresas que não oferecem esta garantia.

"Atualmente, o guia é a única referência para as pessoas que não querem consumir transgênicos. Graças à pressão dos consumidores, o ano de 2003 está sendo fechado com um total de 32 empresas na lista verde", afirmou Gabriela. "No entanto, ainda existem empresas que não garantiram produtos livres de transgênicos, como é o caso da Danone e da Lacta. Por isso, a participação dos consumidores continua sendo fundamental para que essas indústrias adotem posturas responsáveis para com o meio ambiente e o consumidor".

Todos os produtos listados no guia contêm algum derivado de soja ou milho. Até hoje, estes foram os dois únicos transgênicos encontrados em alimentos industrializados à venda no mercado brasileiro.

Confira a lista completa do Guia do Consumidor: http://www.greenpeace.org.br/consumidores/guia_consumidor.php

(1) Segundo uma pesquisa de opinião realizada pelo Ibope em dezembro de 2002, 71% dos brasileiros preferem alimentos não transgênicos: http://www.greenpeace.org.br/transgenicos/pdf/opp573-trangenicos.pdf

fonte:Greenpeace, 19-12-2003 - São Paulo (SP)


Clique Aqui para inscrever-se em nosso Boletim

Leia Mais:

Mais Notícias   Associe-se