Transgênicos - Organismos Geneticamente Modificado

Mensagens do Dia 19/02/2002


Indústria já prepara o cigarro transgênico
 
Em breve os norte-americanos poderão acrescentar o cigarro à lista de produtos geneticamente modificados disponíveis no mercado. Nos próximos meses, está previsto o lançamento de tabaco alterado em laboratório para ter teores de nicotina ainda mais baixos. Estudo do Departamento de Agricultura confirma os baixos teores de nicotina no chamado tabaco biotecnológico e concluiu que o produto não apresenta riscos grandes ao meio ambiente. 

O tabaco cultivado nas experiências, que tiveram a supervisão do departamento governamental, estará sendo usado em cigarros fabricados pelo Vector Group, a matriz do Liggett Group. Essa empresa pediu ao governo que retirasse as restrições aos locais e ao modo como o tabaco pode ser cultivado, e é provável que o departamento vá dar o sinal verde. O tabaco foi modificado geneticamente para bloquear a produção de nicotina nas raízes da planta. A Vector não informou a data do possível lançamento dos novos cigarros nem como o novo produto será chamado. Pessoas que experimentaram o cigarro disseram ser leve e com sabor parecido com o produto comum. 
 
Críticas – Críticos da indústria tabagista temem que os novos cigarros possam encorajar mais pessoas a aderir ao hábito de fumar. “Um cigarro livre de nicotina ainda pode passar níveis muito altos de nocivas substâncias tóxicas”, disse Matthew Meyers, presidente da Campaign for Tobacco-Free Kids – um grupo de proteção das crianças contra o fumo. 

Muitos plantadores de tabaco e empresas rivais da Vector também estão preocupados com o novo produto. “Essa é uma questão muito importante”, afirmou Larry Wooten, presidente do Escritório de Agricultura do estado da Carolina do Norte. “Ela tem o potencial de mudar o tabaco e alterar a produção e os controles de produção que temos há muitos anos”. 

DM.com.br > Diário da Manhã > Capa > Mundo
Goiânia, [ terça-feira ] 19 de fevereiro de 2002
http://www.agrolink.com.br/al_jornalredir.asp?cn=16940&ul=1&rt=1&cid=3259 

Leia Mais:

Mais Notícias   Associe-se