A berinjela transgênica acaba por ser um 'caso perturbado' para os agricultores


O cultivo de berinjela Bt geneticamente modificada nos vários distritos do país custou aos fazendeiros suas fortunas novamente neste ano, já que as plantas morreram prematuramente ou frutificaram muito insignificantemente em comparação com as variedades disponíveis localmente, informou o United News of Bangladesh.

Visitas pontuais a 12 campos de berinjela Bt em Manikganj, Narsingdi e Comilla durante o último mês dificilmente encontraram plantas vivas ou frutíferas naqueles campos.

A berinjela Bt (Bt-Nayantara) e a berinjela Bt-3 (Bt-Kajla) foram cultivadas por quatro agricultores na aldeia de Pouli, em Manikganj Sadar, sob a supervisão do Instituto de Pesquisa Agrícola de Bangladesh (BARI). Os campos pertencentes a Afzal Hossain e Md Mannaf revelaram-se um grande problema, pois cada um dos dois campos parece meio-árido como se olha.

'Nós removemos a maioria das plantas depois que elas morreram cerca de 15 dias atrás. Os oficiais (funcionários do BARI) nos disseram para evitar a propagação da doença. Apesar disso, o resto das plantas estão morrendo em número todos os dias ”, disse a esposa de Mannaf, Lovely Begum.

Embora apenas algumas das plantas da Berinjela Bt tenham morrido até agora em outros dois campos cultivados por Boltu Miah e Abul Hossain, que são irmãos, da mesma aldeia, a frutificação das plantas não está nem perto do nível satisfatório, disse Lal Chand, pai dos dois irmãos.

As duas variedades de Brinjal Bt também foram cultivadas por três agricultores na vila de Dhanua em Shibpur upazila de Narsingdi. Todos eles acabaram miseravelmente.

Md Abul Hayat, que é respeitado como um fazendeiro bem sucedido na localidade, disse: “A maioria das mudas (da Berinjela Bt) morreu. As plantas são propensas a doenças. Os funcionários disseram que é devido ao ataque bacteriano e solicitado pela irrigação e tipo de solo.

'Se a irrigação e o tipo de solo tivessem sido um problema, por que as plantas de berinjela locais no meu outro campo não foram afetadas?' ele questionou apontando para um campo de berinjela ao lado de sua Brinjal Bt.
'Não se pode acreditar que apenas um mês atrás, as plantas no meu campo (Bt Brinjal) eram mais bonitas entre todos os campos de berinjela em Shibpur. Eles (oficiais) vieram ao meu campo e tiraram fotos e vídeos das plantas naquela época ”, observou Hayat.

A visão do campo da Berinjela Bt de Md Alamgir da vizinha aldeia de Baghab na upazila foi mais patética. 'Muitas das mudas morreram em um estágio anterior ... um mês após o plantio. Os oficiais substituíram as plantas mortas por novas, mas essas também morreram ”, disse ele.

Harun Mirza, Dilip Kumar Das e Mohammad Ali de Burichong upazila em Comilla plantaram a Brinjal BARI Bt 1 (Bt-Uttara) e a Brinjal BARI Bt 4 (Bt-ISD 006) em cerca de 18-20 casas decimais. Todos os três afirmaram que cerca de 150-200 das 500-700 mudas que lhes foram fornecidas morreram mais cedo dentro de um mês após o plantio.

As plantas frescas que substituíram as plantas mortas também não poderiam sobreviver, enquanto a maioria das outras também estão morrendo, acrescentaram.

Mohammad Ali, da aldeia de Nimsar, na província de Upazila, também mostrou várias plantas da variedade BARI Bt Brinjal 4 que foram afetadas por insetos Brinjal Fruit e Shoot Borer (BFSB). "Disseram-nos que essas variedades de berinjela são resistentes ao Phol da Doga Chidrokari Poka (BFSB), mas as plantas no meu campo estão sob o ataque", disse ele, enquanto mostrava uma planta afetada.

Enquanto isso, fazendeiros dos distritos de Sherpur, Mymensingh, Rangpur, Dinajpur, Rajshahi, Pabna, Jessore, Gazipur e Tangail compartilharam experiências semelhantes com este correspondente da UNB quando foram contatados por telefone.

Pelo menos 25-150 das plantas da Berinjela Bt morreram em cada um dos campos da Berinjela Bt nestes distritos. As plantas mortas também incluem um pouco da variedade BARI Bt Brinjal 5 que foi cultivada em Dinajpur.

Md Haminur Rahman e Md Mobarak Hossain de Sherpur Sadar upazila disseram ter colhido 8-10 maunds de Berinjela Bt três meses desde o plantio. É menos da metade da quantidade que pode ser colhida a partir de um campo local de berinjela do mesmo tamanho, eles observaram.

Ramzan Ali de Jhikargachha upazila em Jessore disse que a maioria das plantas de berinjela Bt em seu campo havia morrido.

Questionado sobre a morte das plantas de Berinjela Bt nos distritos mencionados acima, o diretor-geral da BARI, Rafiqul Islam Mondol, disse: “Não alegamos que as plantas da Berinjela Bt não serão afetadas por doenças. Nossa alegação era de que a berinjela Bt é resistente à BFSB.

Questionado sobre a infestação da BFSB em pelo menos um campo de Berinjela Bt em Comilla, ele disse: “Eu não tenho nenhuma informação desse tipo. Uma ou duas plantas não Bt podem ser agrupadas erroneamente com as plantas Bt nesse campo.

Fonte:Nova Era Online em 21 de março de 2015

Leia Mais:

SIGA NOS