logomarca

Embrapa e Monsanto fecham acordo para criação de fundo de projetos de biotecnologia

 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) recebeu na sexta-feira (10) da Monsanto R$ 800 mil, que será usado na formação de um fundo para financiar projetos de biotecnologia no Brasil.

A aplicação será feita por meio de um comitê gestor, composto por membros das duas empresas. A doação ocorreu durante cerimônia em que estavam presentes o presidente da Embrapa, Sílvio Crestana, e o da Monsanto, Alfonso Alba.

As companhias também assinaram um contrato de cooperação técnica para o desenvolvimento de culturas de algodão com uso da tecnologia Roundup Ready Flex (RRF), que já é utilizado nos Estados Unidos, país que concorre com o Brasil nessa produção.

De acordo com Crestana, o produto reduz de dez para três a quatro anos os resultados da produtividade. O presidente da Embrapa disse que inovações em técnicas agrícolas vêm sendo aplicadas no Brasil de acordo com a legislação, "em termos de procedimentos científico, tecnológico e de biossegurança".

"No caso de produtos transgênicos, eles só são adotados depois de aprovados pela Comissão Nacional de Biotecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia", acrescentou.

A Monsanto é parceira da Embrapa desde 2000.

Fonte: Lourenço Melo / Agência Brasil em13/11/2006

Leia Mais: