logomarca

Sardemberg anuncia criação de programa de biossegurança

Organismos Geneticamente Modificados - Transgênicos

Mensagens  do dia 16/02/2002

Medidas fortalecem CTNBio

O Governo decidiu adotar novos procedimentos visando o fortalecimento da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio.
Elas foram anunciadas pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, durante reunião realizada hoje (15/02), em São Paulo, no Istituto Ludwig.

Dentre as medidas a serem adotadas estão a contratação de mais especialistas incumbidos de agilizar os pareceres dos processos avaliados pelos 36 cientistas que formam a Comissão, o credenciamento de mais laboratórios para análise de biossegurança, estimular maior articulação com a comunidade científica e aumentar o intercâmbio com instituições estrangeiras.

A CTNBio foi criada em 95 para tratar das questões relativas à biossegurança. São atribuições da comissão a formulação de uma política nacional de biossegurança, estabelecimento de normas e regulamentos relativos às atividades que contemplem os organismos geneticamente modificados (OGMs) e emitir pareceres técnicos sobre registro, uso, transporte, armazenamento, comercialização, consumo, liberação e descarte de produto contendo OGMs ou derivados.

Desde sua criação a CTNBio já avaliou mais de mil processos de experimentos com transgênicos.

Participaram do encontro em São Paulo o secretário executivo do MCT, Carlos Américo Pacheco, Ricardo Brentani - Diretor do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer; Andrew Simpson - Chefe de Laboratório de Genética de Câncer – Instituto Ludwig ; José Fernando Peres - Diretor Cientifico da FAPESP; Carlos Moreira Filho – USP; Joaquim Machado - representante da indústria de biotecnologia na CTNBio e Jorge Guimarães - Centro de Biotecnologia da UFRGS.

Assessoria de Imprensa do MC

 

Ministério de Ciência e Tecnologia
Últimas Notícias - 15/02/2002 18:07:09
http://www.mct.gov.br/comunicacao/textos/default.asp?cod_tipo=1&cod_texto=1993


Sardemberg anuncia criação de programa de biossegurança

São Paulo, 15/2/2002 (Agência Brasil - ABr) - Terminou há pouco a reunião do ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardemberg, com representantes da comunidade científica no Instituto Ludwig, nesta Capital. O ministro informou que será criado um programa de biossegurança, através da CTN - Bio, com o objetivo de reforçar a comissão técnica, composta atualmente por 36 membros da comunidade científica e de alguns ministérios.

"Minha convicção é de que o setor dos transgênicos está cada vez mais ativo e, portanto, é necessário dar melhores condições de trabalho para a CTN Bio". A comissão avalia tudo que está relacionado à biotecnologia, em especial os transgênicos. O ministro informou que os recursos ncessários

Medidas fortalecem CTNBio

Brasília, 15/2/2002 (Agência Brasil - ABr) - O governo vai fortalecer a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança - CTNBio. As medidas foram anunciadas pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, durante reunião no Istituto Ludwig, em São Paulo.

Dentre os procedimentos a serem adotados está a contratação de mais especialistas para agilizar os pareceres dos processos avaliados pelos 36 cientistas que formam a Comissão. O credenciamento de mais laboratórios para análise de biossegurança, maior articulação com a comunidade científica e o aumento do intercâmbio com instituições estrangeiras também estão entre as metas a serem atingidas

http://rvnews.radiobras.gov.br

Leia Mais: