Transgênicos - Organismos Geneticamente Modificado

Mensagens do Dia 06/02/2002


Transgênico está pronto para ser votado


A Comissão Especial que analisa a comercialização de alimentos geneticamente modificados (PL 2905/97), conhecidos como transgênicos, deverá votar, logo após o recesso parlamentar, o parecer do deputado Confúcio Moura (PMDB-RO).

O texto apresentado pelo relator enfrenta uma mobilização contrária, principalmente do autor do Projeto que provocou a criação da Comissão Especial, deputado Fernando Gabeira (PT-RJ). Gabeira explica que é contra o relatório porque ele altera a principal exigência prevista no projeto para a comercialização de transgêncio: a necessidade de identificar no rótulo quando o produto for transgênico ou contiver algum componente dessa natureza. Pelo relatório, a identificação só será necessária quando o componente geneticamente modificado representar mais de 4% do produto a ser consumido.

Para Fernando Gabeira, a informação ao consumidor sobre a existência de produto transgênico independe da quantidade. "Ontem, foi divulgada na Inglaterra uma pesquisa sobre os transgênicos que revelou que é necessário manter o princípio de prudência porque alguns dos produtos transgênicos podem causar problemas nas crianças que os consomem. Portanto, nós ainda teremos que trabalhar com o princípio de precaução durante algum tempo".

O pesquisador da Embrapa na área de Engenharia Genética, Francisco Aragão, disse que desde a criação desse tipo de engenharia, na década de 80, tem havido muitas especulações, sendo que a maioria delas não se confirmou. Na opinião do pesquisador, o mais importante antes da liberação de qualquer produto para o consumo humano é que ele tenha sido testado e revelado ser 100% seguro. Aragão ainda defende que o consumidor tenha mais acesso às informações referentes ao produto que está comprando. "Existem outras informações, como saber o tipo de agrotóxico usado nas frutas, que eu gostaria de saber e que não estão nos rótulos de nenhum produto hoje e que não existe ninguém pedindo para colocar".

PESQUISA

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Conselho de Informações sobre Biotecnologia, apenas 31% dos brasileiros tinham algum conhecimento sobre biotecnologia e transgênicos no fim de 2001, praticamente o mesmo percentual verificado em 2000.

Por Claudia Lisboa/LC

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
 
 
(Agência Câmara, 5/2/2002 - 16h34)
Tel. (61) 318.8473
Fax. (61) 318.2390

Leia Mais:

Mais Notícias   Associe-se