Encontrado DNA de alimento transgênico em bactéria do estômago humano

LONDRES - Uma pesquisa encomendada pela Agência Britânica de Padrões Alimentares indicou que DNA de alimentos transgênicos pode ser encontrado em bactérias que vivem no estômago humano. A descoberta deve acirrar o debate sobre o consumo dos alimentos geneticamente modificados e seus efeitos para a saúde humana.

Cientistas da Universidade de Newscastle, no Norte da Grã-Bretanha, contaram nesta quarta-feira que deram a sete voluntários, que tiveram parte de seu intestino extirpado, uma única porção de hamburger com milkshake que continha genes de soja geneticamente modificada. Amostras da bactéria intestinal foram coletadas. Em três dos setes voluntários foi encontrado o gene resistente a herbicida da soja transgênica em pequenos níveis. ""É surpreendente que uma porção relativamente grande do DNA da soja transgênica sobreviva a passagem pelo intestino"", afirma o estudo.

Algumas plantações transgênicas apresentam genes resistentes a antibióticos, o que aumenta a preocupação de que o sistema imunológico possa se tornar menos eficiente no combate às doenças.

Fonte: Agência Reuters em Julho de 2002


Leia Mais:


Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Cardoso e L&C Soluções Socioambientais.

Siga-nos Twiiter rss Facebook "Whatsapp 88 99700 9062" Google+