Organismos Geneticamente Modificados - Transgênicos

Mensagem Publicada em 31 de Agosto de 2000


Cientistas podem criar chá e café sem cafeína

LONDRES - Cientistas escoceses e japoneses descobriram e clonaram um gene necessário para evitar a produção de cafeína nas plantas que produzem chá e café. A novidade, publicada na última edição da revista científica Nature, poderá permitir a produção das bebidas com o mesmo sabor e aroma, mas sem os efeitos colaterais da substância.

"Nós clonamos o gene do código de uma enzima envolvida na biossíntese da cafeína", disse à Reuters o bioquímico Alan Crozier. "Isso abre a possibilidade de se produzir chá ou café geneticamente modificados, com a inserção deste gene. Assim, a planta transgênica não sintetizaria a cafeína e seria naturalmente descafeinada", completou.

Caso as preocupações sobre a comida geneticamente modificada diminuam, as bebidas naturalmente descafeinadas poderiam estar no mercado nos próximos cinco ou dez anos.

A descoberta foi feita no Japão por cientistas da Universidade de Glasgow e de Tsukuba.

"O (atual) processo de retirada de cafeína remove também muitos componentes responsáveis pelo aroma e pelo sabor", explicou Crozier.

Em algumas pessoas a cafeína, que é estimulante, pode causar palpitações, ansiedade, aumento da pressão sanguínea, tremores e insônia. Os benefícios do chá para a saúde -- como a proteção contra doenças cardíacas -- também podem ser melhorados com a retirada da cafeína.

Fonte:Reuters


Leia Mais:



SIGA NOS

-->