---> Novidades do Síte

Atualizaçãonº 03/2011

Na Raiz do Sítio 

EVENTOS

Olá a todos!

Nós da OSCIP Florespi e da Guaxo Projetos Sustentáveis, estamos na reta final da organização do Curso Prático e Teórico de CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL, que será realizado nestes próximos dias 11 a 14 e 19 a 20 de fevereiro, e trazemos agora 3 NOVIDADES INTERESSANTES!

NOVIDADE 1

Graças a nossa especialista em construção de terra, Eliana Baglioni, informamos que o nosso Curso acaba de ganhar + 1 nova técnica construtiva: piso de terra batida (ou compactada).

 

Este tipo de piso pode responder às características requeridas para qualquer piso interior, como contrapiso ou a vista e com a possibilidade de acabamentos decorativos, além de proporcionar melhorias no conforto térmico e estético do ambiente.




Caso não esteja visualizando esta imagem, acesse: http://www.florespi.org.br/?p=605


NOVIDADE 2

Um dos nossos grandes apoiadores, o Chef Fabio Ros, gravará parte do seu Programa “ECOZINHA” enquanto prepara uma das refeições do Curso.

 

 

Programa “ECOZINHA” | Objetivos

Divulgar um estilo de vida mais saudável e ecologicamente correto através da alimentação e de práticas sustentáveis na cozinha. Evitar desperdícios, aproveitamento total dos alimentos, escolha de ingredientes locais, orientação quanto à reciclagem, compostagem do lixo orgânico, escolha de produtos com menos embalagens possível, são alguns dos assuntos a serem abordados no programa.

 

+ Info: www.cheffabioros.com.br   e   http://www.facebook.com/home.php#!/ProgramaEcozinha

 

 

NOVIDADE 3

Para instigar um pouco mais a curiosidade, aqui estão algumas fotinhos do bambu sendo descarregado e da fundação do galpão.


 

 

 

Sobre o Curso de CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

 

A ONG Florespi e a Guaxo Projetos Sustentáveis estão transformando o Viveiro da Florespi, sediado em Piracicaba (SP), em um VIVEIRO EDUCADOR. E o 1º passo para isso é o Curso Prático e Teórico de CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL, que terá como produto final, a construção de um pavilhão com 100m², que servirá de local para armazenamento de insumos e enchimento de tubetes e saquinhos de mudas de árvores nativas para mata ciliar e arborização urbana.

 

Apoiam o Curso, as seguintes instituições: Centro Rural de Educação Ambiental Dr. Kok (Sec. Municipal da Educação), Filó Comunicação, Iandé Educação e Sustentabilidade, ONG Ambiente Total, Slow Food Piracicaba, PirAçaí Espaço Natural, Emporium Alimente, Natureba Comida | Cursos | Buffet, Chef Fábio Ros, Rede de Produção e Consumo Responsável da ONG Terra Mater, SwáSthya Yôga Piracicaba, ONG Imaflora, Bambu Carbono Zero e Nalessio Comércio de Madeiras.


 

 

INSCRIÇÕES | No Site: www.florespi.org.br

 

MAIS INFORMAÇÕES

E-mail: [email protected]

Fone: (19) 3434-2328 | (19) 9706-2885 (Rafael)

 

+++++++

 

Curso em fevereiro: Correntes e Tendências da Educação Ambiental
CURSO EM FEVEREIRO – INSCRIÇÕES ATÉ 31/01/2011 pelo site:

http://repedcea.wordpress.com/

REDE DE PESQUISA E FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO
ATENÇÃO!
QUALIFIQUE-SE COM QUALIDADE.

Nova turma para o curso Correntes e Tendências da Educação Ambiental
De 01/02/2011 à 15/03/2011.
ATENÇÃO! INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 31/01/2011 PELO SITE:
http://repedcea.wordpress.com/

CURSO 100% A DISTÂNCIA – Plataforma MOODLE!

Ementa:

Descrever as correntes e tendências da educação ambiental através da análise do crescimento da pesquisa sobre esta área no Brasil à partir da segunda metade da década de 1990.

Inscrições até 31/01/2011.

Outros cursos REPEd:
http://reped.wordpress.com/

+++++

ESCOLAS

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental (PPGEMA), da Universidade Federal da Paraíba, Campus Litoral Norte (Rio Tinto), publicou nesta segunda-feira (31) edital que estabelece as normas do Processo de Seleção do PPGema para o ano letivo de 2011. O prazo de inscrições é de 7 de fevereiro a 9 de março. Ao todo são oferecidas 15 vagas. O PPGEMA oferece vagas de acordo com a disponibilidade dos professores orientadores em duas linhas de pesquisa, de acordo com o quadro abaixo. As inscrições devem ser efetuadas pessoalmente pelo interessado ou por procurador devidamente constituído, diretamente na secretaria do PPGEMA, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Podem candidatar-se ao processo de seleção do PPGEMA portadores de diploma em Ecologia, Ciências Biológicas ou áreas afins. O processo seletivo será realizado no Campus IV da UFPB, Rio Tinto, em sala a ser divulgada previamente pela Comissão de Seleção de acordo com o calendário e compreenderá as quatro etapas seguintes: 1) Prova escrita sobre conhecimentos específicos da área de concentração do PPGEMA; 2) Exame de proficiência na língua inglesa, constituído pela apresentação de um texto científico com o objetivo de avaliar a capacidade de leitura e compreensão do candidato. 3) Análise do Curriculum Vitae, com comprovação autenticada ou com apresentação do original no ato de inscrição; e etapa 4) Entrevista do candidato buscando esclarecer aspectos referentes ao Curriculum Vitae, bem como fornecer à Comissão outras informações que julgar relevantes e pertinentes. Mais informações no Edital ou pelo fone (83)3291.1528. Calendário 7 de fevereiro a 9 de março: inscrições; 21 de março homologação das inscrições; 28 a 31 de março: processo de seleção; 1 de abril a partir de 17 horas: divulgação dos resultados finais; 4 a 8 de abrl: matrícula; 11 de abril início das aulas. Caixa Postal 5125 - Cidade Universitária - João Pessoa - PB - Brasil Cep: 58059-900 - Fone: (83) 3216-7720/7153 www.polomultimidia.ufpb.br / [email protected]

 

NUPEB abre inscrições para o curso de Doutorado em Ciências Biológicas Imprimir E-mail
03-Fev-2011
O Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (NUPEB) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) declara abertas, de 01 a 22 de fevereiro de 2011, as inscrições para o curso de Doutorado em Ciências Biológicas.
Serão 22 vagas disponíveis em três áreas de interesse: Imunobiologia de Protozoários (08 vagas), Bioquímica e Biologia Molecular (07 vagas) e Bioquímica Metabólica e Fisiológica (08 vagas).
Os interessados devem realizar a inscrição pessoalmente no NUPEB ou pelo correio, enviando a documentação necessária para: Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas - Campus do Morro do Cruzeiro - ICEB II, CEP 35.400-000. Os documentos exigidos são:
- Ficha de inscrição, disponível em www.nupeb.ufop.br/cbiol,
- Curriculum vitae comprovado,
- Carta de apresentação,
- Diploma de mestrado ou declaração equivalente,
- Cópia do RG, CPF, título de eleitor e certificado militar,
- Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$80,00 (oitenta reais)
- Carta de aceite de um dos orientadores participantes do curso de doutorado do NUPEB
O resultado do processo de seleção será divulgado em 03 de março de 2011 e as matrículas efetuadas entre os dias 09 e 11 de março. As aulas se iniciam em 14 de março de 2011.
Mais informações em http://www.nupeb.ufop.br/cbiol/

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
.

__,_._,___

 

 

 

DOCUMENTOS

 

LIVRO DE BOLSO APRESENTA À POPULAÇÃO DADOS SOBRE AS FLORESTAS DO BRASIL

As principais informações sobre o setor florestal e as florestas do País podem ser encontradas agora, de forma resumida, em um minilivro lançado pelo Serviço Florestal Brasileiro (Versão do livro em PDF), tanto na forma impressa, quando digital.

O livro de bolso Florestas do Brasil em Resumo 2010, que o Serviço Florestal Brasileiro lançou no último mês de dezembro, reúne 152 páginas nas quais, aborda, entre outros assuntos, características dos seis biomas, avanços na gestão das florestas, aspectos socioeconômicos da área florestal e ensino e pesquisa relacionados ao tema.

Como a publicação atualiza informações presentes na primeira edição da obra, ela apresenta temas mais recentes como informações sobre o crédito florestal, o manejo florestal na Amazônia e na Caatinga, as unidades de conservação estaduais e o comparativo mundial do estoque de biomassa florestal viva.

"Esta é uma obra em movimento. As informações sobre floresta são dinâmicas e, portanto, as atualizações serão constantes", afirma a diretora de Pesquisa e Informação Florestal do Serviço Florestal, Cláudia Azevedo-Ramos.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente.

 

a Feiras Agroecológicas e Orgânicas- http://www.agrisustentavel.com/feiras.php

Foram inclusas mais feiras para 47 novas feiras sendo CE (1), ES(4), MG (1), MT (2), PR(9), PB (7), PI(2), RJ (5), RN (2), RS(6), SC(4), SP(2) e TO(1).

a Firmas Agroecológicas e Orgânicas- http://www.agrisustentavel.com/firmas.htm

A base de fontes de comercialização foi ampliada, tendo sido adicionado os seguintes pontos de comercialização:

  • firmas
    ]
  • CACHAÇA TIQUARA
    Alambique Tiquara
    Região - Bauru - SP
    Contato Comercial - Marcos J. Macedo
    Aguardente Tiquara Indústria, Comércio e Exportação Ltda -
    Sítio São Benedito -Distrito de Jacuba - Arealva - SP - CEP 17160-000
    Tel 55 (14) 3297-6243 Fax 55 (14) 3296-5112
    [email protected] http://www.tiquara.com.br/
    Produtos - Cachaça Tiquara Orgânica envelhecida em carvalho e
    Caninha Tiête Orgânica
    Certificadora - ECOCERT
  • +++++++++
  • Associação da Agricultura Familiar e Agroecológica de Americana -
    ACRA
    Região - Piracicaba - SP Contato comercial - Maria de Lourdes de Souza
    da Cruz
    Rua Atlas, 436, Jardim Thelja, Americana, SP, Cep 13479-050,
    Tel (19) 9761 7304 e (19)3407 3151
    Produtos in natura - abobora, abacate, quiabo, mamão, banana,
    morango, maxixe, beterraba, cenoura, coentro, cheiro-verde e hortaliças
    em geral.
    Certificadoras - CMO - Mokiti Okada

agentes

 

1. Associação de Agricultores Biológicos do estado do RJ
http://www.abio.org.br/
2. Bio Suisse – Suiça
http://www.biosuisse.ch/
3. Brasil orgânico – IMO
http://www.brasilorganico.org/
4. Ecocert Brasil
http://www.ecocert.com.br/
5. Extrativismo orgânico - IMO Control
http://www.imocontrol.com.br/
6. Extração Plantas Medicinais
http://www.floraweb.de/proxy/floraweb/map-pro
7. FairTrade e Extrativismo
http://www.fairwild.org/  
8. FSC - Manejo Sustentável de Florestas
http://www.fsc.org.br/
9. HACCP - Segurança Alimentar
http://www.foodsafetymanagement.info/
10. IBD - Instituto Biodinâmico
http://ibd.com.br/
11. Insumos para cosméticos naturais
http://www.kontrollierte-naturkosmetik.de/
12. ISO 22000 Gestão de qualidade de alimentos
http://www.iso.org/
13. JAS - IMO – Japão
http://www.maff.go.jp/eindex.html
14. Naturland IFOAM – Alemanha
http://www.naturland.de/
15. OIA Brasil
http://www.oiabrasil.com.br/
16. Organic Farming - IMO Control – Europa
http://www.imo.ch/
17. PEFC - Manejo Sustentável de Florestas
http://www.pefc.org/internet/html
18. Soil Association – Inglaterra
http://www.soilassociation.co.uk/
19. USDA Organic

ramalNo Ramal Artigos - - http://www.agrisustentavel.com/artigos/

 

LIVROS


500 Perguntas - 500 Respostas: Produção Orgânica de Hortaliças

livros :: Por Editor em 30/07/2008 :: imprimir pdf enviar celular

500 Perguntas - 500 Respostas: Produção Orgânica de Hortaliças: 500 Perguntas - 500 Respostas: Produção Orgânica de Hortaliças
Créditos: EmbrapaA produção orgânica de hortaliças é um dos temas mais demandados atualmente pela sociedade brasileira. As informações são organizadas em forma de perguntas e respostas, agrupadas em capítulos abrangendo os seguintes aspectos: Princípios norteadores, legislação e certificação, organização da propriedade, propagação de plantas, manejo do solo, adubação verde, adubação orgânica, manejo da água, manejo de insetos-pragas, plantas espontâneas e antrópodes, manejo de doenças e muitos outros.

 

O objetivo da publicação é atender as demandas de todos os segmentos envolvidos no sistema orgânico de produção, tais como: agricultores, extensionistas, pesquisadores, professores, estudantes e consumidores.

Características Técnicas
Livro com 308 páginas
Formato 16 x 22 cm
Capa em papel cartão supremo 250g, plastificada, 4 cores
Miolo em papel AP 75g
Acabamento brochura

Fonte: Livraria Virtual da Embrapa

livros

++++++++++

ramal No Ramal Documentos e Donwloads-

a Página documentos e donwloads - http://www.agrisustentavel.com/doc

floresta

Projeto incentiva recuperação de reserva legal com plantio de 800 mil mudas reserva

 

ramalRamal Banco de Informações Agrisustentavel.com - http://www.agrisustentavel.com/banco/

link Na página Ambiente - Noticias e informações relacionadas a questões ambientais s- http://www.agrisustentavel.com/doc/ambiente

  • Indústria aproveita recursos do meio ambiente para se reinventar
    recursos

link Na página Trabalho Científico - Noticias e informações relacionadas a questões ambientais - http://www.agrisustentavel.com/banco/ciencia

link Na página estudo de Caso Científico - - http://www.agrisustentavel.com/banco/ciencia

link Na página estudo de Caso Científico - - http://www.agrisustentavel.com/banco/ciencia

 

ramal Agrisustentavel Digital- http://www.agrisustentavel.com/digital

a Agrisustentavel Digital - Vídeos - Correlacionados ao desenvolvimento rural sustentável - http://www.agrisustentavel.com/digital/video

 

+++++++==

Dia de Campo na Tv - Sistema Silvipastoril com uso de Gliricídia_1

 

<iframe title="YouTube video player" class="youtube-player" type="text/html" width="480" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/tXntAHuKaaU" frameborder="0" allowFullScreen></iframe>

VideotecaEmbrapa | 21 de junho de 2010 | 2 pessoa(s) gosta(m), 0 pessoa(s) não gosta(m)

A união lavoura, pecuária e floresta é uma tendência moderna na agropecuária, porque busca uma produção sustentável e com menos impacto na natureza. Nesse processo a leguminosa gliricídia, uma árvore que podada pode ser mantida como arbusto, tem se destacado, pois suas folhas servem de silagem para alimentação de bovinos e caprinos e tem alto teor de proteína.
Categoria:

gliricidia

TVEpagri | 20 de dezembro de 2010 | 0 pessoa(s) gosta(m), 0 pessoa(s) não gosta(m)

Responsável por mais da metade da produção nacional de maçã, Santa Catarina está de olho em um mercado específico e muito rentável.
Categoria:

maca

TVEpagri | 19 de fevereiro de 2010 | 2 pessoa(s) gosta(m), 0 pessoa(s) não gosta(m)

Você vai conhecer o sistema agrosilvopastoril e os resultados desta prática.
Categoria:

Animais

agrosilvopastoril

++
Como construir biodecompositores orgânicos

TVEpagri | 29 de outubro de 2010 | 1 pessoa(s) gosta(m), 0 pessoa(s) não gosta(m)

Veja o passo a passo da técnica que garante vantagens ao meio ambiente e ainda melhora a produtividade do solo.
Categoria:

biodecompor

Entrevista com a paisagista Ana Holzer sobre o sistema de compostagem no Brava Home Resort. O que é a compostagem e como se faz. Aproveitamento de lixo orgânico na nutrição do jardim do empreendimento.
Categoria: lkixo.hmtl

Sistema Silvipastoril

videos :: Por Editor em 26/12/2010 :: imprimir pdf enviar celular
Sombra para os animais e lucro em dobro. Veja como integrar as atividades e evitar o desconforto dos animais diante da forte insolação nos meses de verão, passando a usar o Sistema Silvipastoril. 20/12/10 - TV Epagri - 8:57

 

Barraca de Lanches Orgânicos

rodrigobarriga1010 | 26 de novembro de 2010 | 0 pessoa(s) gosta(m), 0 pessoa(s) não gosta(m)

Espaço Agroecológico
Feira de Orgânicos
Bairro das Graças
(Barraca de Jones Pereira)
- barraca

Vídeo-documentário sobre os impactos da agricultura industrial no centro oeste dos Estados Unidos. Apropriado para estimular o debate, o vídeo apresenta os problemas advindos da modernização do campo pelo olhar de pesquisadores e agricultores da região, e as soluções buscadas a partir do pensamento da agricultura sustentável. Dirigido por Marcelo Vaz Pupo. industrial

Dia de Campo na TV - Suinos em Familia Sistema Alternativo de Produção.wmv

 

 

 

 

Matéria do Programa Dia de Campo na TV, produzido e realizado no studio da Embrapa Informação Tecnológica em Brasília - DF

Direção e Edição
Sergio Figueiredo

Abertura
Joniel Sergio

 

suinos

 

Agroecologia se expande no país

 

expobrasil | 3 de dezembro de 2010 | 0 pessoa(s) gosta(m), 0 pessoa(s) não gosta(m)

Rio 2010 - Qualidade de vida e geração de renda estão sendo colhidas pela agricultura familiar, através de uma tecnologia social simples, barata e de fácil difusão. É a Produção Agroecológica Integrada e Sustentável -- PAIS, criada por Aly N'Diaye. Veja a entrevista.

 

expande

Record Rural - Técnica silvo pastoril garante lucro de 400%

 

msrecord | 30 de novembro de 2008 | 1 pessoa(s) gosta(m), 1 pessoa(s) não gosta(m)

O silvo patoril é a união de dois setores da atividade rural que resultou em otimização da terra, respeito ao meio ambiente, aumento da produtividade e um bom retorno financeiro.
Categoria:

Notícias e política
Palavras-chave:

* Record
* Rural

 

Você sabe o que é produção agroecológica? Em Cariacica, Espírito Santo, a técnica está dando certo principalmente nas

pequenas propriedades.

caririacica

lucro400

 

Técnicas rurais diminuem os impactos ambientais

videos :: Por Editor em 19/12/2010 :: imprimir pdf enviar celular
Como proteger meio-ambiente usando técnicas de agricultura? Produtores rurais mostram que isso é possível usando práticas simples, que recuperam áreas degradadas e diminuem os impactos ambientais. 13/12/10 - TV NBR - 4:20

menor

Orgânicos: mais barato e na porta da sua casa

ecoconsciencia | 14 de dezembro de 2010 | 1 pessoa(s) gosta(m), 0 pessoa(s) não gosta(m)

Os brasileiros estão comprando mais alimentos orgânicos. Porém o preço e a disponibilidade nos mercados não facilitam a vida desses consumidores. Conheça uma iniciativa inovadora que pode mudar a rotina de quem optou pelos alimentos livres de agrotóxicos.

porta

 

SEgredo dos pomares sem agrotóxicos

Globo Repórter (sexta-feira, 10/10/2008)

Casal planta frutas mais saudáveis, cultivadas sem o uso de qualquer tipo de veneno. Contra pragas e insetos, eles usam flores. As frutas podem ser colhidas do pé e ingeridas. E viram também geléias.

Um lugar especial, onde se produzem frutas orgânicas. O agrônomo Marc Ferrez Weinberg e a ecologista Nicole Doerrzapf plantam morangos, laranjas, bananas, goiabas e pêssegos tudo orgânico. Mas, afinal, onde estão as frutas?
Categoria:

pomares

Dr. Bactéria - Como eliminar agrotóxicos dos vegetais

 

microbiotecnica | 4 de agosto de 2008 | 11 pessoa(s) gosta(m), 1 pessoa(s) não gosta(m)

Evite o agrotóxico - A Anvisa fez um teste em 15 estados e no DF e alertou: morango, alface e tomate apresentaram contaminação por agrotóxicos
Categoria: bacteria

 

SELOS VERDES ATESTAM QUALIDADE DOS ALIMENTOS ECOLOGICAMENTE CORRETOS

ecoconsciencia | 17 de junho de 2009 | 0 pessoa(s) gosta(m), 0 pessoa(s) não gosta(m)

A CADA DIA AUMENTA O NÚMERO DE CONSUMIDORES QUE PREFEREM LEVAR PRA CASA PRODUTOS ECOLOGICAMENTE CORRETOS. SÃO PRODUZIDOS SEM AGREDIR O MEIO AMBIENTE. DE OLHO NESTE MERCADO, AS EMPRESAS CRIARAM OS "SELOS VERDES", ESPÉCIE DE CERTIFICADOS QUE ATESTAM A SUSTENTABILIDADE DOS PRODUTOS.

 

seloverde

CARBONO

Projeto Carbono Amapá potencializa as riquezas naturais do Estado

ramal No Ramal Noticias em Agricultura Sustentável e Correlatos

link Na página Notícias sobre Agricultura Sustentável - http://www.agrisustentavel.com/san/index.html

link Na página Notícias sobre Biocombustíveis- http://www.agrisustentavel.com/biodiesel.html

link Na página Notícias sobre Biocombustíveis- http://www.agrisustentavel.com/floresta/noticia

link Na página Notícias sobre Biocombustíveis- http://www.agrisustentavel.com/doc/ambiente/

link Na página Artigos Florestais - http://www.agrisustentavel.com/floresta/artigos.htm

 

ramal No Ramal RSS Notícias - http://www.agrisustentavel.com/rss

Novos feeds com as notícias atuais

ramal No Ramal Efeitos dos Agrotóxicos - http://www.agrisustentavel.com/toxicos/efeitos.htm

ramal No Ramal Barreira da Transgênia - http://www.agrisustentavel.com/transogm.htm

aOGM - Organismos Geneticamente Modificados Diariamente - http://www.agrisustentavel.com/ogm

aÁrtigos e Opiniões em OGM - http://www.agrisustentavel.com/trans/artigos.htm

 

aCampanha Por Um Brasil Livre de Transgênicos - http://www.agrisustentavel.com/trans/campanha.htm

 

Boletim 524

Neste número: Neste número:

*****************************************************************
Neste número:

1. 22 mil pessoas nas ruas de Berlim exigem agricultura camponesa ecológica
2. Avança projeto de lei que libera sementes terminator
3. Criação de agrotóxico genérico retorna ao debate
4. Japão investe em não transgênicos
5. Inseticidas agrícolas exterminam as abelhas

A alternativa agroecológica

Orgânicos crescem mais no mercado interno

523

***************************************************************
Neste número:

1. Agrotóxico metamidofós será banido do mercado brasileiro
2. Transgênicos ocupam área recorde no Brasil
3. Pesquisa na USP mostra efeitos negativos do glifosato sobre a própria soja transgênica
4. Animais transgênicos resistentes a doenças para justificar criação industrial

A alternativa agroecológica

No arredor de casa, os animais de terreir

 

Boletim 522

Neste número: Neste número:

1. Não transgênico é mercado estratégico e rentável
2. Uso de herbicida prejudica videiras no norte do RS
3. Feijão transgênico na CTNBio
4. Embrapa desenvolve variedade de soja convencional superprecoce
5. Escândalo de rações contaminadas atinge outros países europeus
6. Diretrizes de Kuala Lumpur para política econômica na agricultura

A alternativa agroecológica

No inverno a gente planta, no verão a gente cria

Boletim 472

Neste número:

1. Monsanto registra prejuízo trimestral e vendas mais enxutas
2. Soja com ômega 3: vantagens de fato?
3. Syngenta e Dow fecham acordo sobre sementes transgênicas de algodão
4. Tenente que perseguia MST é acusado de tráfico internacional de armas, drogas e formação de quadrilha

Sistemas agroecológicos mostram que transgênicos não são solução para a agricultura

Sementes crioulas para resistir às mudanças no clima

 

Boletim 470

*****************************************************************
Neste número:

1. CTNBio liberou primeiro transgênico (quase) nacional
2. Pesquisadores encontram DNA transgênico RR na cadeia trófica do solo
3. Buva "transgênica" resiste ao glifosato
4. Óleo não-GM Leve continua no mercado: Imcopa finaliza acordo com credores

Sistemas agroecológicos mostram que transgênicos não são solução para a agricultura

Como produzir e guardar sementes: as experiências de Alcebíades e Severino

469

 

*****************************************************************
Neste número:

1. Anvisa faz mais uma apreensão de agrotóxicos adulterados
2. UE aprova importação de nova variedade de milho transgênico
3. China dá o primeiro passo para a liberação de arroz transgênico
4. UNAIC premiada em Brasília pela produção e preservação de sementes crioulas
5. Região do Peru se declara Zona Livre de Transgênicos

Sistemas agroecológicos mostram que transgênicos não são solução para a agricultura

A pluriatividade na transição agroecológica: a experiência dos agricultores ecologistas de Ipê (RS)

468

 

*************************************************************
Neste número:

1. Cientista indiano defende moratória aos transgênicos
2. Monsanto pede aprovação nos EUA para soja sem gordura trans
3. O monopólio avança: Dow Chemical e DuPont anunciam acordo para produção de soja GM
4. Terra de Direitos lança boletim sobre a Convenção de Biodiversidade

Sistemas agroecológicos mostram que transgênicos não são solução para a agricultura

Carta Agroecológica de Curitiba 2009

 

440

 

Neste número:

1. Justiça mantém cobrança de royalties pela Monsanto
2. Pesquisador argentino que comprovou efeitos nocivos do glifosato é perseguido
3. Monsanto doa laboratório a faculdade argentina
4. Campanha recolhe mais de 7 toneladas de agrotóxicos ilegais
5. A gripe suína e o monstruoso poder da indústria pecuária

Sistemas agroecológicos mostram que transgênicos não são solução para a agricultura

Cultivando um clima bom no litoral norte do Rio Grande do Sul

438

Neste número:

1. Cobrança de royalties pelo uso das sementes da Monsanto é mantida
2. Agronegócio argentino grita contra eventual proibição do glifosato
3. Engenharia genética não consegue criar lavouras tolerantes à seca
4. Ataque de superpragas
5. Monsanto tentar derrubar veto alemão

Dica de fonte de informação:

Milho transgênico: uma morte lenta e silenciosa. Entrevista com Prof. Dr. Antônio Inácio Andrioli, da Universidade Unijuí e da Universidade de Linz, na Áustria.

437

*****************************************************************
Neste número:

1. Justiça determina pagamento de royalties à Monsanto em juízo
2. Ministra da Agricultura da Alemanha proíbe milho transgênico
3. Anvisa divulga índice de alimentos contaminados por agrotóxicos
4. Será que "todo mundo tem seu preço"?

436

Neste número:

1. Produtores sul-africanos perdem até 80% da safra de milho transgênico
2. Bunge terá de informar utilização de transgênico
3. Agricultura ecológica em cursos de agronomia

Sistemas agroecológicos mostram que transgênicos não são solução para a agricultura

A dinâmica de uma Associação que respeita o ser humano e a natureza

 

 

434

2009

 

****************************************************************
Neste número:

1. Maior estado produtor de soja reduz plantio de transgênicos
2. Projeto de lei proíbe transgênicos em merenda escolar no RS
3. Cientistas protestam contra testes clínicos com arroz dourado
4. Seis maiores podem virar cinco: Dow deve vender sua divisão agrícola
5. Sojicultor gaúcho vai à justiça contra Monsanto

Sistemas agroecológicos mostram que transgênicos não são solução para a agricultura

Bancos de Sementes Comunitários em Cristalina - Goiás

 

417

 

*****************************************************************
Neste número:

1. Solae busca mais soja convencional no RS
2. Ministro de agricultura peruano quer país "longe dos transgênicos"
3. Paquistão quer subsidiar sementes da Monsanto
4. Escolas paranaenses poderão ter merenda exclusivamente orgânica

Soluções inteligentes que não dependem de tecnologias mirabolantes e arriscadas

Nova York, pioneira na proteção da água

*****************************************************************

407

/2008

Neste número:

1. Mato Grosso do Sul fiscaliza algodão transgênico
2. Escolas e creches consumirão produtos da agricultura familiar? Colabore!
3. PL reúne 105 mil assinaturas para proibir transgênicos na Catalunha
4. Nova ação dos ceifadores voluntários de transgênicos na França

Dica de fonte de informação
Artigo "Nestlé e o escândalo da espionagem", de Franklin Frederick.

 

 



Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Cardoso e L&C Soluções Socioambientais

Siga-nos Twiiter rss Facebook "Whatsapp 88 99700 9062" Google+