Sítio Virtual da Rede de Agricultura Sustentável


Introdução

O avanço tecnológico do setor agropecuário, indiscutivelmente conseguiu nas últimas duas décadas, aumentar a produtividade das principais culturas plantadas, porém, os meios e mecanismos utilizados para o aumento da produtividade na maioria das vezes não respeitaram e nem respeitam os limites do (meio) ambiente, haja vista, a frequente deposição de agroquímicos altamente tóxicos, contaminando o lençol freático, rios, lagos e açudes e o ambiente tratado indevidamente gerando desmatamento, salinização, desertificação e perda da fertilidade do solo.

Não obstante, à algumas décadas discute-se outras alternativas tais como: agricultura natural, agricultura ecológica, agricultura orgânica, agricultura alternativa, agricultura familiar e atualmente muito se discute a agricultura sustentável, que surge também como uma contra-proposta concreta à agricultura moderna.

A grosso modo podemos afirmar que agricultura sustentável é aquela que satisfaz à demanda a qual é exigida: alimentos e fibras em quantidade e qualidade; economicamente viável ao produtor; que sejam produzidos de forma socialmente aceita; com evolução constante, e que assegure a conservação dos recursos envolvidos na produção (solo, água e genes).

Ainda podemos afirmar que a mesma, busca a valorização da agricultura, e a não utilização de insumos químicos, as relações familiares e a tentativa de fazer homem pensar sobre a sua intervenção, buscando assim um trabalho harmonioso com o ambiente.

Sendo assim, a Rede de Agricultura sustentável surge como um instrumento que serve como elo e intercâmbio de experiências no campo da agricultura sustentável, tendo em vista que os fomentadores e experimentadores de tal método de agricultura, encontram-se dispersos no país e no mundo, tendo dessa forma, pouca oportunidade de trocar experiências.

Objetivo

Ser um fórum permanente de discussão sobre agricultura sustentável e congregar diversos profissionais e pessoa que pratiquem tal agricultura.

Justificativa

 

A falta de espaço em língua portuguesa e demais línguas, para discutir agricultura sustentável. Além de permitir aos participantes uma visão mais ampla sobre agricultura, haja vista, a possibilidade de conhecer diversas experiências e idéias sobre a agricultura sustentável.

Por Que Chamamos de Rede de Agricultura Sustentável

Fique sabendo por que chamamos a lista de discussão, de Rede de Agricultura Sustentável (agrisust) e não de lista de discussão. Por que?

Veja Histórico da Lista

Nessa página você conhecerá um pouco mais da história da Rede de Agricultura Sustentável

a Perfil dos Membros

Conheça o perfil dos membros da rede.



Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Cardoso e L&C Soluções Socioambientais.

Siga-nos nas Redes Sociais Twiiter rss Facebook "Whatsapp 88 9700 9062" Google+