Árvores Para Reflorestar Madeira e Serra do Alvão

Entre Agosto e Novembro do ano passado, 5.300 árvores nativas foram adquiridas pelos portugueses nos balcões dos CTT, na terceira edição da campanha “Uma Árvore pela Floresta”, foi recentemente revelado. As plantações vão acontecer na ilha da Madeira e na serra do Alvão.

 De 9 de Agosto a 15 de Dezembro, 320 lojas CTT tiveram à venda, por 3 euros, o kit “Uma Árvore pela Floresta”, que corresponde à plantação de uma árvore pela Quercus – Associação nacional de conservação da natureza.

Este ano, as plantações vão acontecer no Funchal, em Fevereiro, e na serra do Alvão, em Março. O grande objectivo é “florestar com espécies autóctones as zonas do nosso país mais afectadas pelos incêndios”, escreve a Quercus em comunicado. Os bosques autóctones “oferecem uma maior resistência à propagação dos incêndios e são melhores para amenizar o clima, promover a biodiversidade e proteger a nossa paisagem, a água e os solos”, acrescenta a associação.

As 5.300 árvores oferecidas este ano pelos portugueses juntam-se às cerca de 7.000 que já foram plantadas pelas edições anteriores da campanha no Gerês, Tejo Internacional e nas serras de Montemuro, Alvão, Marão, Caramulo e Estrela. Já foram plantadas árvores de 28 espécies, entre elas o carvalho-alvarinho (Quercus robur), o carvalho-negral (Quercus pyrenaica), o sobreiro (Quercus suber), a azinheira (Quercus rotundifolia), o freixo (Fraxinus angustifolia), o azevinho (Ilex aquifolium), o azereiro (Prunus lusitanica ssp. lusitanica) e o medronheiro (Arbutus unedo).

As plantações acontecem sempre em espaços naturais com interesse para a conservação que são baldios ou pertencentes ao Estado.

A quarta edição, para 2017, já está garantida, avança a Quercus.

A campanha “Uma Árvore pela Floresta” insere-se no âmbito de um projecto mais vasto, o projecto Criar Bosques, o qual, de 2008 a 2015, já plantou cerca de 370.000 árvores e arbustos com o apoio de empresas e de cidadãos. Este projecto da Quercus visa “criar e cuidar de bosques de espécies autóctones, árvores e arbustos originais da flora portuguesa”.

Agora é a sua vez.

Ajude a plantar as árvores oferecidas no âmbito desta campanha na serra do Alvão, a 17 e 18 de Março. Inscreva-se em [email protected].


Leia Mais:




Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Gomes e L&C Soluções Socioambientais

Siga-nos Twiiter rss Facebook Google+