Recursos sustentáveis de REDD+ de serviços ecossistêmicos florestais

Desde a implementação do programa "REDD + redução de emissões de GEE", o "serviço" do ambiente florestal tem beneficiado muitas pessoas, ganhando mais renda e melhor proteção da floresta. estável


Preparação para REDD+


REDD + é uma iniciativa para fornecer apoio financeiro aos países em desenvolvimento para reduzir as emissões de gases do efeito estufa por meio de cinco atividades: (1) Redução de Emissões do Desmatamento, (2) Redução de Emissões da degradação florestal, (3) conservação de estoques de carbono florestal, (4) manejo florestal sustentável e (5) aumento de estoques de carbono florestal.
O principal objetivo do REDD + é contribuir para a mitigação das mudanças climáticas globais. O REDD + também traz benefícios ambientais e sociais para os países participantes de REDD +.
Diferentemente de outras iniciativas, o REDD + é o único mecanismo no qual os países que participam do Mecanismo de Parceria para o Carbono Florestal (FCPF) financiarão somente reduções de emissões baseadas em REDD + baseadas em REDD +. Gases de efeito estufa reconhecidos (também conhecidos como pagamento por desempenho).

Em 21/6/2016, a Nghe An PPC emitiu a Decisão 2859 / QD-UBND sobre Plano de Ação sobre "Redução de emissões de GEE através de esforços para reduzir o desmatamento e a degradação florestal , gestão sustentável dos recursos florestais, conservação e valorização dos estoques de carbono florestal "na província de Nghe An para o período 2016-2020.

O objetivo geral é: Reduzir 15% das emissões de gases de efeito estufa por desmatamento e degradação florestal (equivalente a uma redução de 4.000 hectares de floresta desmatada, 4.500 hectares de floresta degradada) e melhorar os estoques de carbono. no período de 2016 - 2020 na província. Mobilizar recursos nacionais e internacionais para participar da proteção e desenvolvimento florestal em localidades de desenvolvimento socioeconômico, proteção ambiental e desenvolvimento florestal sustentável.

Relativamente ao âmbito de aplicação, a província focada em prioridades para 89 comunas em 13 distritos, incluindo: Anh Son, Con Cuong, Dien Chau, Luong, Ky Filho, Nghia Dan, Que Phong, Quy Chau, Quy Hop, Tan Ky Thanh Chuong Duong e Yen Thanh.
A direção específica é construir o sistema organizacional, gerenciar e administrar a redução das emissões por desmatamento, degradação florestal, conservação e aumento dos estoques de carbono florestal; Melhorar o acesso e a implementação de atividades de REDD +. Estabelecimento de emissões de linha de base; Melhoria do sistema de monitoramento das mudanças florestais, desenvolvendo medidas para garantir a segurança ambiental e social. desenvolvimento de mecanismos de gestão financeira e compartilhamento de benefícios de REDD + e implementação de atividades de REDD + na província.
Até agora, a segunda fase do projeto REDD + (FCPF2) coordenou-se com unidades de manejo florestal no campo para realizar propaganda sobre REDD + associada ao manejo florestal, proteção e desenvolvimento para os gestores. de 18 distritos, 32 comunas com mais de 2.500 participantes.

Esta é uma força fundamental para a disseminação e implementação de REDD + em nível de base. Organize cursos de treinamento sobre manejo florestal por tablet. Em 2017 - 2018, o projeto organizou 7 cursos de treinamento para 235 guardas florestais e grandes proprietários florestais na província. O projeto também forneceu 150 computadores tablet para guardas florestais e proprietários florestais. Além disso, o projeto também promove o REDD + por meio de mídia, como artigos, noticiários de rádio e televisão da província.

Particularmente, o projeto colaborou com guardas florestais, conselhos de manejo florestal de proteção, Reserva Natural de Pu Hoat, etc. para integrar a propaganda de REDD + na propaganda sobre gestão e proteção. desenvolvimento florestal, prevenção e combate a incêndios florestais na localidade. A Unidade de Gerenciamento de Projetos do FCPF2 organizou várias consultas para desenvolver soluções para a implementação de REDD +, apoiar o desenvolvimento e implementação dos esquemas de alocação florestal associados à alocação de terras florestais na província. Desenvolver um plano para medidas urgentes de proteção contra a extração ilegal de madeira e a exploração de produtos florestais em áreas-chave (2016-2020).

Beneficiar-se de serviços ambientais florestais

Segundo especialistas do Banco Mundial, o Carbon Trust deve comprar 10,3 milhões de toneladas de carbono (estimado em US $ 5 por tonelada) O Vietnã arrecadará mais de US $ 51 milhões, só a Nghe An ganhará mais de US $ 10 milhões.

O REDD + é, portanto, um serviço ecossistêmico comparável, como serviços ambientais florestais. Sob condições de absoluta não exploração da floresta natural, as pessoas participarão do REDD + para proteger a floresta para explorar o ecossistema florestal, a fim de obter renda dos serviços ambientais florestais, da venda de carbono, associado ao turismo e a produtos agrícolas e florestais indígenas, melhora a vida das pessoas.

Esta é uma nova abordagem, aplicada em muitos países ao redor do mundo e considerada como um mecanismo financeiro sustentável para a conservação da biodiversidade e a redução da pobreza. As atividades de desenvolvimento socioeconômico estão pressionando os ecossistemas. A aplicação do PES também pode ser considerada como uma ferramenta para mitigar os impactos no ecossistema em particular e na biodiversidade em geral.


Portanto, é necessário proteger a área florestal natural existente, especialmente a área de floresta natural nas florestas de fronteira e de uso especial. (Pu Mat, Pu Hoat, Pu Huong) para garantir a defesa e segurança nacional, preservar a biodiversidade e proteger o ambiente ecológico. Concentrar-se no zoneamento e melhorar a qualidade das florestas naturais.

Desenvolver e melhorar a qualidade das florestas plantadas, especialmente as grandes florestas de madeira nos distritos de Con Cuong, Que Phong e Tuong Duong. Promover novas plantações mistas de bambu e rattan em áreas úmidas de florestas e lagos. Para trazer em jogo as vantagens e explorar eficientemente os recursos florestais, paisagens naturais (ecossistemas) e o valor da marca da reserva da biosfera no oeste Nghe An para desenvolver o ecoturismo e turismo comunitário, a fim de melhorar vida das comunidades étnicas da região.

Para explorar áreas com características sub-climáticas para desenvolver espécies endêmicas, raras e preciosas de produtos florestais de alto valor sob o dossel da floresta natural para enriquecer as florestas e aumentar a renda, A actual política florestal do Estado (com uma área de cerca de 20.000 hectares com sub-clima endémico e terreno superior a 700m em 4 distritos Ky Son, que Phong, Tuong Duong, Con Cuong).
Em 2019, continue a disseminação de REDD +, Redução de Emissões Reduzidas, Planos de Ação de REDD + associados à proteção florestal em 93 municípios na área de implementação de REDD +. Apoio ao projeto "Alocação de florestas em associação com alocação de terras florestais". Suporte para o gerenciamento de produtos florestais e o aprimoramento do valor de produtos florestais (madeira e produtos florestais secundários). Implementar as atividades do projeto "Reduzir Emissões e Transferir Redução de Emissões na Costa Centro-Norte".
Nguyen Tien Lam

(Vice-Diretor do Departamento de Agricultura e Desenvolvimento Rural)

Fonte:baonghean.vn em 11/11/2018 <https://baonghean.vn/redd-nguon-loi-ben-vung-tu-dich-vu-he-sinh-thai-rung-224298.html>

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"pinterestlinkedinInstagramYoutube