Brasil vai replantar florestas para evitar desmatamento

Brasília – Dentro de três anos, o Brasil deverá replantar a mesma quantidade de florestas plantadas que colhe, diminuindo assim a pressão sobre matas nativas e reduzindo o desmatamento. De acordo com o diretor do Programa Nacional de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Tasso de Azevedo, até a Safra 2006/2007, o déficit será reduzido.

Isso acontecerá com o apoio do Programa de Plantio Comercial de Florestas (Propflora), Programa Nacional de Incentivo à Silvicultura e Sistemas Agroflorestais para a Agricultura Familiar (Pronaf Florestal), além de assistência técnica e também da iniciativa privada.

Dados do Ministério do Meio Ambiente mostram que o país planta cerca de 350 mil hectares e colhe 500 mil hectares a cada ano.O PropFlora e o Pronaf Florestal são programas voltados a pequenos e médios produtores. Eles foram desenvolvidos com parcerias interministeriais para incentivar o florestamento, a recuperação de áreas degradadas e a geração de empregos e renda. As ações integram o novo Programa Nacional de Florestas, do Ministério do Meio Ambiente, apoiado pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Integração Nacional e da Agricultura.

Fonte: Agência Brasil em 04/09/2004por Danielle Gurgel

 divisao
Página Anterior Fale Conosco Recomende este site