Ibama quer criar floresta nacional no sertão de Pernambuco

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) pretende criar, no município de Serrita, no sertão de Pernambuco, uma floresta nacional. A iniciativa faz parte da política de preservação sustentável do governo federal. A idéia é conservar o espaço de riqueza ambiental já existente, por meio da adoção de técnicas de exploração, reposição e manejo florestal da caatinga.

Para viabilizar o projeto, a gerência executiva do instituto vai realizar segunda-feira uma consulta pública na cidade. A área de três mil hectares, ao sul do município de Serrita, chamada Floresta Negreiros, possui moradias, açudes e barragens.

O Ibama planeja instalar na nova unidade de conservação florestal um centro de pesquisa e difusão de práticas de uso sustentável dos recursos naturais da caatinga. A idéia é incentivar a pesquisa científica, e disseminar conhecimento e práticas de uso sustentável dos produtos florestais para a geração de emprego e renda.

A floresta contará também com um centro de capacitação, que desenvolverá atividades de educação ambiental e de inclusão da sociedade na gestão da floresta nacional. Está prevista ainda no projeto a instalação de um laboratório para pesquisa e capacitação de mão-de-obra em produtos da vegetação da caatinga.

Fonte Agência Brasil em 12/02/2006

 divisao
Página Anterior Fale Conosco Recomende este site