Ecopontos para biomassa florestal serão criados em Portugal

Projeto visa movimentar a economia de freguesias e também contribuir com a diminuição de queimadas no país

A cidade portuguesa de Viseu vai implantar um novo projeto de biomassa a fim de favorecer o setor para os próximos anos. Um projeto desenvolvido pelo promotor da central de biomassa, Carlos Alegria, tem como objetivo criar ecopontos para resíduos florestais nas 25 freguesias do concelho.

De acordo com Alegria a ideia é criar um ecoponto em cada freguesia de modo que a população possa deixar os restos das podas do seu jardim ou da limpeza dos seus terrenos. Cada ponto terá um serviço de coleta, os quais destinaram a biomassa florestal de forma correta.

Para o promotor o novo projeto, se bem alinhado, poderá servir como uma ótima ação sustentável e também econômica, uma vez que biomassa recolhida seria vendida e transformada em um fundo para as freguesias.

A coleta de resíduos florestais será destinada a centrais de biomassa, o que evita as queimas dos resíduos florestais, que, por vezes, podem originar incêndios de acordo com o promotor. "Tem a vantagem de as pessoas poderem fazer a limpeza em qualquer altura do ano, sem queimas nem queimadas" destacou ele.


Fonte: Thayssen Carvalho para Biomassa BR em 08-03-2018



Leia Mais:



SIGA NOS

-->