China fica no topo mundial com 70 milhões de hectares de florestas plantadas

Hohhot, 29 ago (Xinhua) -- A China possui 69,3 milhões de hectares de floresta artificial, a maior no mundo, após mais de seis décadas de trabalho de reflorestamento, disse Zhang Jianlong, chefe da Administração Nacional dos Recursos Florestais.

A área total de floresta cresceu para 3,12 bilhões de mu (208 milhões de hectares) a partir de 1,24 bilhão de mu no início dos anos 1950, cobrindo 21,66% do território, em comparação com 8,6% há mais de 60 anos, informou Zhang em uma conferência nacional sobre a aceleração de florestamento durante o fim-de-semana em Hohhot, capital da Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte da China.

Zhang apontou que a administração visa ter mais árvores plantadas em áreas ao longo da região da Iniciativa do Cinturão e Rota, da região Beijing-Tianjin-Hebei e do cinturão econômico do rio Yangtze.

Seca e excessa exploração de madeira com pouca consciência da conservação deterioraram a água e a erosão do solo, bem como a desertificação no país. A China lançou em 1979 um programa de 70 anos de plantação de árvores em áreas do norte, noroeste e nordeste, para melhorar o meio ambiente ecológico.

A China conteve efetivamente a desertificação, com contração contínua das áreas de deserto durante a última década.

A área das terras antigamente produtivas que se tornavam desertos foi reduzida em uma média anual de 2.424 quilômetros quadrados durante mais de 10 anos consecutivos, acrescentou Zhang em uma ocasião separada.

Fonte: Xinhua em 29.08.2016 por Juliano Ma


Leia Mais:


SIGA NOS