Governo incentiva cooperativa de extrativistas a integrar novas atividades produtivas


O governador Tião Viana se reuniu na manhã desta segunda-feira, 5, com o presidente da Cooperativa de Produtores Florestais Comunitários (Cooperfloresta), Dionísio Barbosa, o Daur. Com o apoio do governo, o objetivo é fazer com que a Cooperfloresta ingresse em novas atividades econômicas, principalmente no ramo do açaí e do cacau.

Através desta iniciativa, centenas de famílias produtoras do Alto e Baixo Acre serão beneficiadas, além de melhorar as opções de viabilidade econômica junto a Cooperfloresta, que em 12 anos de existência tem trabalhado exclusivamente com produtos madeireiros.

No açaí, Tião Viana propõe que a Cooperfloresta faça uma união com a Cooperacre para a venda do produto in natura. Já no cacau, a expectativa é de que haja uma compra e venda do produto direto do produtor, além de estimular mais famílias extrativistas a investirem na cadeia produtiva. Tudo isso contando com o apoio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

O governador ainda propôs que a Cooperfloresta se organize para ter uma participação ainda maior junto a fábrica de camisinhas Natex, localizada em Xapuri, tanto na administração do empreendimento estatal, quanto no aumento da produção que leva látex nativo e beneficia centenas de famílias extrativistas da região.

“São três projetos novos para nossa cooperativa se organizar e ser capaz de trazer novas fontes de renda para as famílias que tanto precisam”, conta Daur.

Fonte:Agência Acre de Notícias por Samuel Bryan em 05.06.2017


Leia Mais:




Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Gomes e L&C Soluções Socioambientais

Siga-nos Twiiter rss Facebook Google+