Melhor solos através de árvores no campo

As árvores são filtros naturais: aqueles que as plantam nos campos garantem que menos nitrato penetre no lençol freático. Além disso, eles protegem contra a erosão do solo, promovem a biodiversidade. No entanto, a política de subsídios da UE tem frequentemente impedido a agrossilvicultura.

O fazendeiro Thomas Domin administra uma fazenda em Peickwitz, no sul de Brandemburgo. Christian Böhm, cientista florestal da Universidade Técnica de Brandenburg, Cottbus-Senftenberg, tem estado freqüentemente com ele nos campos por alguns anos. Como parte do projeto de pesquisa "modernização" , eles estão tentando tornar a agricultura mais sustentável. Para isso, eles colocaram 30.000 árvores entre os campos.

Na beira de um campo, em uma faixa onde crescem álamo e amieiros pretos, o fazendeiro Domin e o cientista conduziram os canos de Böhm para o chão. Então eles querem pegar amostras de águas subterrâneas. Primeiro, a tampa do tubo fica firme, finalmente pode ser aberta.

Árvores absorvem excesso de nitrato

Os dois homens estão perguntando se as árvores podem impedir que o excesso de nitrato chegue às águas subterrâneas? Na Alemanha, os fertilizantes minerais e animais causam muito nitrogênio nos campos. Na forma de nitrato, ele se infiltra nas águas subterrâneas e polui. O sistema hidráulico deve preparar a água para que seja potável. Domin e Böhm lutam com bombas, mangueiras de água e canos. Uma auto-construção.

"Este é frequentemente o caso da ciência de que você não possui sistemas amigáveis ??ao usuário. Isso geralmente é marca própria. "

"Agora nós temos isso."

"Me dê a mangueira ou você vai se molhar."

"Eu ainda preciso de um cabo."

Graças às árvores, Böhm e Domin conseguem criar um ciclo: as árvores realmente absorvem o nitrato em excesso do solo através das raízes. Eles precisam para crescer.

"Nós pudemos mostrar aqui na área, com os resultados que tivemos agora, que há significativamente menos nitrato nas águas subterrâneas dentro desta faixa de álamo. Pode-se dizer que medimos uma média de dois a cinco miligramas de nitrato dentro da faixa de álamo no lençol freático. E bem no meio do campo já existem 20 a 30 miligramas de nitrato, significativamente mais ".

Os níveis de nitrato nas águas subterrâneas sob as árvores são completamente inofensivos. Os estudos de Böhm também confirmaram estudos dos anos cinquenta. Madeiras protegem o solo:

"Se eu tiver distâncias entre duas tiras de madeira de 50 metros, então obtenho uma redução das erosões dos ventos relevanten. E esses ventos podem ser reduzidos em 80 a 90% a uma distância de 50 metros. "

Isso funciona até no inverno, quando as folhas caem. Se as árvores estiverem próximas, o solo fértil permanece no campo e promove o crescimento das plantas. Isso é necessário porque todos os anos milhões de hectares de terra fértil são perdidos em todo o mundo.

Uma proteção natural contra a evaporação
E há mais: as árvores promovem a biodiversidade e estabilizam os rendimentos, especialmente em anos com verões secos e quentes, pois protegem contra a evaporação.

"Isso é o que eu aprendi. Um agricultor tem muitas restrições. E nem sempre é do agricultor que muitas coisas não são feitas. E se você der mais liberdade, eu acho - o agricultor não é uma pessoa ruim em si - ele mudaria muitas coisas por conta própria ".

Apesar das muitas vantagens da agrossilvicultura, os agricultores raramente plantam árvores em seus campos. Isto é devido à promoção da agricultura. Actualmente, cerca de 6,3 mil milhões de euros de fundos da UE vão para os agricultores na Alemanha todos os anos. A maior parte do dinheiro é paga diretamente aos agricultores. Grosso modo, eles recebem em todo o país cerca de 300 euros por hectare de terra.

"Então, é atualmente que os subsídios agrícolas nem sequer conhecem a agrosilvicultura. Ela conhece a área de uma só vez, que é a menor unidade agrícola na agricultura, neste único golpe ela conhece apenas uma única plantação. Há também misturas, existem alguns casos especiais, mas as árvores não contam como cultura anual, mas como cultura dita permanente. E uma cultura de um ano e uma cultura permanente não podem existir juntas de uma só vez, o que contradiz as condições de promoção agrícola e isso é um grande problema ".

Thomas Domin não tem que desistir da promoção, porque ele cresce álamos de rápido crescimento e amieiro preto para colher em intervalos curtos, muita madeira para energia. Ele tem permissão para plantar suas árvores apenas em terras aráveis, então elas são tão encorajadas quanto milho, trigo ou legumes. Para os agricultores, no entanto, que plantam olivas e ácer - para móveis, lambris e gravadores para crianças - a situação é diferente.

"Agroflorestal é limitado não só na produção de lenha, também se pode criar com agroflorestal Nutzholzstrukturen e não é realmente um problema que você perde a elegibilidade para esta área no momento", diz Michael Stübgen, Secretário de Estado do Ministério Federal da Alimentação e Agricultura ,

"No entanto, há sete anos, insistimos que queremos obter e manter sistemas agroflorestais, e isso está de acordo com o que este Comitê de Agricultura do Parlamento Europeu decidiu agora."

Especialistas em agricultura da UE querem mais financiamento para agricultores agroflorestais, estejam eles plantando árvores frutíferas, árvores para produção de móveis ou produção de energia. Mas o que está em aberto é como o novo Parlamento Europeu, agora eleito, decide.

Mais atenção para a agrossilvicultura
Na faixa de árvores de Bauer Domin, em Brandemburgo, Christian Böhm drena a água estagnada. Ele só quer pegar água subterrânea fresca. Finalmente, ele segura uma garrafa de plástico vazia no riacho.

A fim de tornar a agrofloresta mais atraente para outros agricultores, Böhm, outros pesquisadores e seus parceiros de prática, como Thomas Domin, estabelecerão a Associação Alemã de Silvicultura Agrícola no final de junho. Os participantes querem influenciar a política e dar idéias aos agricultores agroflorestais sobre como comercializar novos produtos. Assim, o cotão de choupo é adequado como um enchimento para cobertores e travesseiros. Assim, vale a pena, apesar do cenário de suporte pouco claro, plantar árvores.

"Parece muito melhor do que na beira do campo."

"Sim, embora isso não tenha nada a ver com as árvores agora. Há partículas suspensas, que não dizem nada sobre a qualidade da água ".

Fonte:Deutschland Funkkultur(de) por Stephanie Eichler em 28-05-2019 <https://www.deutschlandfunkkultur.de/agroforstwirtschaft-bessere-boeden-durch-baeume-auf-dem-feld.976.de.html?dram:article_id=449935>

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"pinterestlinkedinInstagramYoutube