Ficha Do Participante

Nome completo: Gilvan Ramos

E-mail: [email protected]

Cidade: Campina Grande
Estado (província): Paraíba
País: Brasil
Faixa etária: ( X) 40 - 50

Ocupação:

Pesquisador/bolsista do CNPq, no Programa de Tecnologia Apropriada. Pesquisador autônomo do agribusiness Nordestino.

Qual a sua Formação profissional? 

Engenheiro agrônomo e especialista em agribusiness


 Quantas Listas de Discussão e newsgroups participa? Quais são? 

As da revista INSIGT/INTELIGÊNCIA e a da HOTLINK/SECA, AJUDE VOCÊ TAMBÉM (que, embora tenha diminuído de intensidade, muitos ainda me escrevem sobre o  que foi tratado naquela campanha)

 Em que dias e horários da semana geralmente utiliza o correio eletrônico? 

 De segunda a sexta, das 08:00h às 18:00h

 Você desenvolve ou já desenvolveu alguma atividade no campo da agricultura sustentável? (Trabalho, pesquisa, estágio, estudo, etc.)? 

 SIM, Trabalho, estudo e projetos

 Sugira temas a serem discutidos? 

Teoria da Trofobiose; Experiências em Andamento no Nordeste (por exemplo, as do AS-PTA; as de alguns grupos privados, etc.); Biodinâmica X Agricultura Ecológica; Como os Agricultores Familiares Nordestinos Podem se Beneficiar da Prática de uma Agricultura Ecológica, entre muitos outros.

  Como tomou conhecimento da lista? Através da FAPESPB (Fundação de Apoio
à Pesquisa do Estado da Paraíba)


  Observação:

- O que li sobre agricultura ecológica (ou orgânica; ou natural, etc., etc.) na sua resposta me deixou preocupado. As idéias estão muito soltas  e desconexas. Isso não é bom para uma divulgação das questões tão  importantes como as que a lista quer discutir. Por exemplo: Você cita a  agricultura familiar como um ramo (ou uma vertente) da orgânica (ou ecológica, etc.)! Isso tudo é uma questão conceitual, que precisa ser  muito bem explicitado antes de se iniciar uma discussão: - A agricultura   superintensiva e industrial de alguma áreas do Canadá ou dos Estados Unidos, por exemplo, é uma agricultura familiar; mas, nunca uma agricultura sustentável (ou orgânica, ecológica, etc.)! Sugiro que nós possamos iniciar pelo começo, definindo o que entendemos por agricultura, orgânica, sustentável, ecológica, biodinâmica, natural, regenerativa, de baixa inversão de insumos (energias), etc.,etc.

Um grande abraço, de Gilvan Ramos

 

 
Outros Membros   Associe-se  

Rodapé