Prêmios - Divulgar prêmios relacionados com a atividades e experiências exitosas ambientalmente.


  • Prêmios AFS Voluntário Jovem 2007 - objetivo de reconhecer e estimular o trabalho realizado por jovens voluntários em projetos sociais desenvolvidos por ONGs brasileiras.
  • Prêmio IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer) de Jornalismo- reconhecer e estimular jornalistas e veículos de comunicação a produzir trabalhos jornalísticos que promovam a educação para o câncer, proporcionando a conscientização sobre a doença desmistificando o tabu existente
  • Prêmio do Programa BenchMais 2007 - reconhecer os melhores da gestão socioambiental brasileira selecionados pelo Programa BenchMais - Benchmarking Ambiental Brasileio

2

BOLSAS INTERNACIONAIS PARA JORNALISTAS BRASILEIROS

http://br.groups.yahoo.com/group/setorsocial

O Fundo Americano para Estudos está recrutando jornalistas para participar do Euro-Med Journalism Institute, que este ano ocorre em Atenas, de 29 de setembro a 7 de outubro. Os selecionados receberão uma bolsa para participar do evento, que vai reunir jornalistas e estudantes de Jornalismo de todo o mundo. Inscrições até o dia 15 de julho pelo site www.tfasinternational.org.

O governo britânico abriu inscrições para o Programa Chevening de Bolsas de Estudo, voltado para o profissional em início de carreira que queira se aperfeiçoar no Reino Unido. As 50 bolsas são concedidas para um programa formal de estudos em tempo integral, com até 12 meses, incluindo Jornalismo. O prazo final para cadastro é 31 de julho, através do www.britishcouncil.org/br/brasil-education-chevening.htm.

2

PREMIOS

] INSCRIÇÕES PARA O PRÊMIO AFS VOLUNTÁRIO JOVEM 2007 PODEM SER FEITAS ATÉ 01/08

Vivenciar uma experiência como voluntário em outro país é considerado um sonho para muitas pessoas. Pois essa aventura se torna realidade todos os anos através do Prêmio AFS Voluntário Jovem, em que jovens solidários exercem seu papel para a promoção do desenvolvimento humano.

O AFS Intercultura Brasil, antigo Amercian Field Service, acaba de abrir inscrições para voluntários de todo país terem a chance de concorrer a uma bolsa integral para exercer durante seis meses a solidariedade em um país estrangeiro. Não à toa, o destino escolhido pela organização foi a África do Sul, país localizado em um dos continentes mais necessitados de ações sociais do mundo.

O prêmio tem o objetivo de reconhecer e estimular o trabalho realizado por jovens voluntários em projetos sociais desenvolvidos por ONGs brasileiras. Durante a experiência no exterior, o selecionado será orientado por uma organização não governamental da região que desenvolve projetos de apoio às condições socioeconômicas
das comunidades da África do Sul.

A inscrição do Prêmio vai até o dia 1º de agosto de 2007, por meio do envio de ficha de indicação e ficha de inscrição. Além de ser atuante em projetos sociais realizados por ONG, o candidato deve ter entre 19 e 30 anos e boa fluência em inglês.

A bolsa inclui hospedagem em casa de família, seleção de ONG para realização de atividades voluntárias, passagem internacional de ida e volta, informações sobre processos para obtenção dos vistos, assistência nos aeroportos, monitoramento da experiência por meio de rede de voluntários e profissionais do AFS presentes no país hospedeiro e seguro-médico internacional.

Mais informações sobre o regulamento do Prêmio AFS Voluntário Jovem 2007 podem ser obtidas no site www.afs.org.br

2

Prêmio IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer) de
Jornalismo

http://br.groups.yahoo.com/group/setorsocial

Prezados(as) jornalistas,

Faltam 30 dias para o encerramento das inscrições para o Prêmio IBCC de Jornalismo.

A premiação tem como objetivo reconhecer e estimular jornalistas e veículos de comunicação a produzir trabalhos jornalísticos que promovam a educação para o câncer, proporcionando a conscientização sobre a doença desmistificando o tabu existente, por meio da divulgação de novas descobertas científicas, tratamentos e curabilidade, além da adoção de hábitos de vida que possam contribuir para a prevenção de alguns tipos da doença.

O Prêmio IBCC de Jornalismo irá premiar matérias de cinco categorias: TV, rádio, jornal, revista e internet.

São válidas matérias publicadas/veiculadas no período de 1º/12/2006 a 31/7/2007.

As inscrições estão abertas até o dia 10/8/2007, exclusivamente pelo site: www.ibcc.org.br.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail premioibcc@ibcc.org.br.

Mais informações para a imprensa:
Activa Comunicação – assessoria médico-institucional do IBCC
Fatima Capucci / Cibele Martins / Leonardo Mesquita
(11) 3068-0042
activa@activacomunicacao.com.br

2

RANKING DOS MELHORES DA GESTÃO SOCIOAMBIENTAL BRASILEIRA COMPLETA 05 ANOS E COMEMORA COM LIVRO E ARTE

 QUEM É QUEM!

Os Melhores da Gestão Socioambiental Brasileira selecionados pelo Programa BenchMais - Benchmarking Ambiental Brasileiro,  farão parte do Ranking 2007 e serão apresentados no grande auditório do MASP em São Paulo

Inscrições pela internet até 04/08 no Hot Site: www.benchmarkingbrasil.com.br

De uma forma sistemática, contínua e discreta, o programa BenchMais – Benchmarking Ambiental Brasileiro (*1) realiza um trabalho de grande contribuição ao desenvolvimento da gestão socioambiental  brasileira.  Desde 2003 após uma enquête com aproximadamente 300 empresas identificou a demanda pela pratica Benchmarking (*2) e a possibilidade da realização de um programa que identificasse os melhores modelos da gestão socioambiental e permitisse o compartilhamento deste conhecimento para promover a melhoria contínua desta área nas instituições brasileiras.

Especifico e dirigido aos gestores e instituições que tenham de fato modelos gerenciais de excelência, cases que comprovam resultados práticos em benefício ao meio ambiente natural, a comunidade, e competitividade a organização é que são selecionados e passam a integrar o BBPG - Banco de Boas Práticas Gerenciais, um banco digital de acesso público do BenchMais. É a sustentabilidade na prática que a metodologia Benchmarking identifica, valida e apresenta como referência e exemplo a ser seguido.

“A excelência do conhecimento socioambiental aplicado que empresas e gestores Benchmarking desenvolveram é o maior patrimônio que dispomos para construção de um desenvolvimento baseado em tecnologias, processos e soluções sustentáveis. Esta é a contribuição do Programa BenchMais, identificar estes gestores e instituições e compartilhar este conhecimento”, informa Marilena Lino de Almeida Lavorato, Diretora da Mais Projetos e organizadora do Programa BenchMais desde 2003.

Números significativos, exclusividade, participação e reconhecimento Internacional:

Com uma metodologia inovadora, formato exclusivo que só o BenchMais possuí,  comissão técnica multidisciplinar com nomes da sustentabilidade nacional e internacional, o programa já selecionou e apresentou 85 modelos gerenciais de excelência que estão disponíveis num banco digital de livre acesso pela internet, e a partir deste ano também disponível no livro BenchMais, a excelência da gestão socioambiental brasileira (*3) que será lançado no dia da apresentação do Ranking 2007 em São Paulo/SP. As inscrições para o Ranking 2007 podem ser feitas pela internet até 04/08/2007 no Hot Site: http://www.benchmarkingbrasil.com.br/

 Nestes 05 anos de existência, O Programa BenchMais contou com a participação de 34  especialistas em sua comissão técnica, apoio das mais renomadas instituições representativas com atuação nacional e internacional, cases de 71 instituições dos 03 setores da economia e diversos ramos de atividades e porte, de 12 estados da federação.

 Para José Felix Filho, Especialista em Recursos Naturais do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento em Washington e integrante da Comissão Técnica 2007, “Não há progresso sem metas e referências. O Benchmarking Ambiental Brasileiro vem se afirmando cada vez mais como um importante veículo para a apresentação de referências de excelência e intercâmbio de idéias inovadoras em prol do desenvolvimento ambientalmente sustentável.”

A arte abre as portas para receber os gestores e empresas que farão parte do Ranking 2007:

Para comemorar os 05 anos de existência do Programa BenchMais, o local escolhido não poderia ser mais inspirador. O maior acervo artístico e ícone da cidade de São Paulo, o MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, abre suas portas para receber os melhores da gestão socioambiental brasileira selecionados pelo 5º Benchmarking Ambiental Brasileiro.

O local foi cuidadosamente escolhido por ser referência internacional e inovador por opção, a começar pela sua arquitetura. Valores e visão que também norteiam o programa BenchMais. Outros fatores não menos importantes, tem a sua frente a bela vista do Parque Trianon, inacreditável reduto de mata atlântica em plena Av. Paulista, e a sua localização, próximo as estações de metrô permitindo que o publico se desloque com uma opção de transporte que gera menos emissões de poluentes. “São pequenos detalhes que fazem a diferença e a exclusividade do Programa BenchMais”, afirma Marilena Lavorato, organizadora do Programa.

A apresentação dos cases vencedores, Ranking 2007 e lançamento do Livro BenchMais será no dia 26/09/2007 no grande auditório do MASP, na avenida Paulista, 1578 em São Paulo/SP. Para conhecer o programa BenchMais, comissão técnica, metodologia e inscrever cases, acessar o Banco Digital de Boas Práticas, conhecer a distribuição gratuita do Livro BenchMais para universidades e entidades representativas, ou apenas participar como publico ouvinte na apresentação dos cases vencedores, basta acessar o Hot Site: http://www.benchmarkingbrasil.com.br/  

As inscrições dos cases vão até 04/08/2007 apenas pela Internet no Hot Site: http://www.benchmarkingbrasil.com.br/

Mais Informações:

Assessoria de Imprensa

Email: imprensa@maisprojetos.com.br

Hot Site: http://www.benchmarkingbrasil.com.br/

Fones/Fax: 55 11 3257-9660/ 3259-1846

Legenda:

 (*1) O Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro é uma iniciativa independente e supra-representativo (não pertence a uma entidade especifica e sim congrega as mais significativas em sua comissão técnica e no grupo de apoiadores). Com uma metodologia própria e exclusiva seleciona e compartilha as melhores práticas gerenciais (Cases) adotadas por empresas e instituições com potencial de replicabilidade. A comissão técnica avalia única e exclusivamente a qualidade gerencial da pratica adotada, já que não tem acesso ao nome da instituição adotante. Desta forma, está totalmente isenta de influências e exclusivamente focada na qualidade gerencial do case.  (BenchMais)

(*2) Benchmarking é uma ferramenta de gestão que busca as melhores práticas que conduzem ao desempenho superior. Seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho das organizações através de um processo de aprendizado.(wikipedia)

 (*3) O Livro BenchMais é uma parceria da Mais Projetos, Envolverde e Ruschel e Associados.

2

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS LANÇA PRÊMIO

Estão abertas até o dia 22 de março de 2006 as inscrições para a primeira edição do Prêmio ANA que tem como objetivo reconhecer e valorizar as iniciativas da sociedade que assegurem água de boa qualidade e em quantidade suficiente para as atuais e futuras gerações.

A promoção da Agência Nacional de Águas é voltada a indivíduos, empresas, poder público, organizações de bacias hidrográficas e instituições de ensino e pesquisa  que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a gestão e o uso sustentável de recursos hídricos no país.

Será premiado com um troféu um vencedor dentre os três finalistas de cada uma das categorias definidas no regulamento. Aos demais finalistas é concedido um certificado atestando sua condição de finalista no concurso.

 Categorias

Na sua primeira edição, o Prêmio ANA contemplará três categorias: Gestão de Recursos Hídricos, que irá destacar casos de aplicação bem sucedida de instrumentos de gestão em bacias hidrográficas, estudos acadêmicos, projetos de capacitação, de comunicação e divulgação. Na categoria Uso Racional de Recursos Hídricos serão premiadas iniciativas que visam a utilização racional da água em processos produtivos e o combate ao desperdício e a poluição de recursos hídricos, com ênfase na aplicação de tecnologias e práticas poupadoras de água.

Finalmente, na categoria Água para a Vida, o destaque irá para ações para de conscientização da sociedade sobre o valor da água para a promoção do desenvolvimento socioeconômico, da qualidade de vida e para a conservação dos ecossistemas contemplando projetos de educação ambiental, de comunicação e divulgação, estudos acadêmicos e produção artística.

 Inscrições

O Regulamento do Prêmio e a Ficha de Inscrição encontram-se na página da ANA na internet (www.ana.gov.br/prêmio/ ). 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 22 de março de 2006, obrigatoriamente por remessa postal registrada, endereçada à Comissão Organizadora do Prêmio ANA, no seguinte endereço:

Agência Nacional de Águas – ANA

Setor Policial Sul, Área 5, Quadra 3, Bloco M

CEP: 70.610-200

Brasília – Distrito Federal

A avaliação de mérito das candidaturas será realizada por uma comissão julgadora formada por pessoas de notório saber e de reconhecida competência, com a seleção de três candidaturas finalistas em cada uma das categorias.

Serão avaliados em cada candidatura os seguintes critérios:

efetividade, impactos social, cultural e ambiental, potencial de difusão, adesão e participação social e originalidade.

A comissão julgadora tem o prazo até 31 de maio de 2006 para a avaliação   dos trabalhos e elaboração do relatório final. No dia 3 de julho de 2006, em sessão pública, será dada ampla divulgação dos trabalhos vencedores.

A solenidade de entrega dos prêmios ocorrerá no dia 17 de julho de 2006, em local a ser anunciado no dia 3 de julho e divulgado na página da ANA na Internet (www.ana.gov.br/premio/ ).

Mais Informações:

61- 2109 5412 ou pelo endereço eletrônico: premioana@ana.gov.br

Piracicaba, 09 de fevereiro de 2006.

Prezado Pesquisador,

A Natural Soluções Setoriais, gestora do Projeto Borracha Natural Brasileira, lançou o "Prêmio Jayme Vazquez" para a melhor tese ou dissertação sobre heveicultura no Brasil. A iniciativa, inédita no país, pretende incentivar a pesquisa com seringueira e identificar novos talentos. O prêmio está aberto a teses e dissertações defendidas em universidades brasileiras entre janeiro de 2004 a janeiro de 2006. As inscrições devem ser feitas até 15 de fevereiro de 2006.

A abordagem deve estar centrada em uma ou mais das seguintes áreas: Botânica, Ciência Florestal, Economia Rural, Engenharia Agrícola, Entomologia, Extensão Rural, Fisiologia Vegetal, Fitopatologia, Fitotecnia, Genética e Melhoramento de Plantas, Solos e Nutrição Vegetal.

A premiação consistirá em uma viagem com acompanhante para um ponto turístico do Brasil e um troféu. Há ainda a possibilidade de publicação do trabalho vencedor na forma de livro pela Natural.

Mais informações: www.borrachanatural.agr.br/premio

Participe! Ainda há tempo para se inscrever!

NATURAL/Projeto Borracha Natural Brasileira
http://www.borrachanatural.agr.br

2

Metas do Prêmio ODM Brasil

  • Incentivar, valorizar e dar maior visibilidade a práticas que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio;
  • Desenvolver um banco de práticas bem-sucedidas, que seja referência de política pública para sociedade e governos;
  • Reconhecer publicamente os esforços em favor dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Categorias de premiação

  • Governos Municipais
    Visa destacar as melhores políticas públicas que contribuam com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio implantadas por prefeituras.
  • Organizações
    Visa prestigiar práticas que colaborem para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio implantadas por órgãos governamentais ou do setor privado, associações da sociedade civil e fundações e universidades públicas.
  • Destaques
    Visa reconhecer publicamente os esforços de indivíduos e entidades com reconhecida atuação em favor dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Prazos

As inscrições poderão ser feitas de 8 de agosto a 7 de outubro de 2005.

Seleção

As etapas do processo de seleção ficarão a cargo de comitês técnicos de especialistas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Um júri especial escolherá as práticas vencedoras entre os finalistas.

Premiação

A entrega dos prêmios será feita em uma solenidade que será realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente da República, em 15 de dezembro de 2005.

2

PREPARANDO 2006 - ANO INTERNACIONAL DOS DESERTOS E DA DESERTIFICAÇÃO

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

DO ANO INTERNACIONAL DOS DESERTOS E DA DESERTIFICAÇÃO

O Secretariado da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação está lançando um concurso internacional de fotografia em preparação para o Ano Internacional dos Desertos e da Desertificação-2006.

As três melhores fotos que conceitual e artisticamente retratem o problema da degradação da terra e as medidas para combatê-la serão selecionadas e premiadas em Nairobi, Quênia, na sétima sessão da Conferência das Partes da Convenção de Combate à Desertificação da Organização das Nações Unidas (COP 7), a qual será realizada de 17 a 28 de outubro de 2005.

A Comissão Julgadora, prazos e critérios de julgamento do concurso estão no seguinte endereço:


http://www.unccd.int/publicinfo/photo/menu.php

Looking forward to your participation

--------------------------------------------------------------------------
Marcos Montoiro
External Relations and Public Information Unit
UNCCD-Secretariat
Haus Carstanjen, Martin Luther King Str. 8
D-53175 Bonn, Germany
Tel: (+49-228) 8152806
Fax: (+49-228) 8152899
http://www.unccd.int

2006 International Year of Deserts and Desertification
http://www.unccd.int/publicinfo/iyddlogo/menu.php

 

2

3º BENCHMARKING AMBIENTAL BRASILEIRO


Prêmio para empresas com excelência em Gestão Ambiental e Incentivo ao
Desenvolvimento Técnico Gerencial

Inscrições abertas - ON LINE
< http://www.maisprojetos.com.br/bench/inscricao_cases.htm> até 15/07/2005

Click: <http://www.maisprojetos.com.br/bench/inscricao_cases.htm>
www.maisprojetos.com.br/bench/inscricao_cases.htm



Pelo 3º ano consecutivo, iniciativa pioneira que reúne, valida e apresenta
os melhores cases ambientais do país. Os "cases vencedores" são aqueles que
incentivam a adoção das boas práticas ambientais e conferem competitividade
as empresas e instituições. Para conhecer os "vencedores" das edições
anteriores, click: http://www.maisprojetos.com.br/bench/vencedores.htm

Mais informações:


Site: <http://www.maisprojetos.com.br/bench> www.maisprojetos.com.br/bench


Email: <mailto:grupoambiental@maisprojetos.com.br>
grupoambiental@maisprojetos.com.br


Fone/fax: (0xx11) 3257-9660/ 3259-1846


Apoio:


1. AAPSA <http://www.aapsa.com.br/> ­ Associação dos Administradores de Pessoal


2. ABHO <http://www.abho.com.br/noticias/> ­ Associação Brasileira de
Higienistas Ocupacionais


3. ABIQUIM - Associação <http://www.abiquim.org.br/> Brasileira de
Empresas Químicas


4. ABPA <http://www.abpa.org.br/novo/index.htm> ­ Associação
Brasileira de Prevenção a acidentes


5. ABQV <http://www.abqv.org.br/> ­ Associação Brasileira de
Qualidade de Vida


6. ABS <http://www.abs.org.br/> ­ Agência Brasil de Segurança


7. AG Comunicação <http://www.comunicacaoambiental.com.br> Ambiental


8. AHK <http://www.ahk.org.br/> ­ Câmara Brasil Alemanha


9. ANEST- <http://www.comunitec.com.br/anest/> Associação Nacional de
Engenharia de Segurança do Trabalho
10. Britcham Brasil - <http://www.britcham.com.br/default.asp?id=315>
Câmara Britânica
11. CRQ <http://www.crq4.org.br/> ­ Conselho Regional da Química ­ 4ª
Região
12. Envolverde <http://www.envolverde.com.br/>
13. Ética Empresarial <http://www.eticaempresarial.com.br/>
14. Folha <http://folhadomeio.com.br/publix/fma/folha/2005/02/> do Meio
Ambiente
15. Fundacentro <http://www.fundacentro.gov.br/start/default.asp?D=CTN>


16. Funiber <http://www.funiber.org.br/> ­ Fundação Universitária
Iberoamericana
17. Mercado Ambiental <http://www.mercadoambiental.com.br/>
18. Nós
19. Revista <http://www.gerenciamentoambiental.com.br/> Gerenciamento
Ambiental
20. Revista <http://www.meioambienteindustrial.com.br/> Meio Ambiente
Industrial
21. Senac São Paulo
< http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?template=424.dwt&testeira=332&infog=
meio_ambiente>
22. SESC <http://www.sescsp.org.br/sesc/home/index.cfm>
23. Sindicato <http://www.seesp.org.br/> dos Engenheiros no Estado de
São Paulo
24. Sindicato <http://www.sinquisp.org.br/> dos Profissionais da
Química no estado de São Paulo

2

PRÊMIO PARA EMPRESAS COM EXCELÊNCIA EM GESTÃO AMBIENTAL

2º BENCHMARKING AMBIENTAL BRASILEIRO

Inscriões até 21/06/2004

Iniciativa pioneira que reúne, valida e apresenta os melhores cases ambientais do país. Os "cases vencedores" serão os que incentivam a adoão das boas práticas ambientais e conferem competitividade as empresas e instituiões. As inscriões podem ser feitas ON LINE no link: www.maisprojetos.com.br/bench/inscricao_cases.htm

Mais informaões:

Site: www.maisprojetos.com.br/bench

Email: grupoambiental@maisprojetos.com.br

Fone/fax: (0xx11) 3257-9660/ 3259-1846

2

PRÊMIO AMBIENTAL VON MARTIUS 2004 - UM BANCO DE IDÉIAS EM FAVOR DA SUSTENTABILIDADE

Fundamentado na credibilidade da Câmara Alemã, o Prêmio já atraiu mais de 750 projetos de todo o país e de todos os segmentos da sociedade civil

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, por meio do Departamento de Meio Ambiente, abre as inscrições para projetos ambientais para a edição 2004 do Prêmio Ambiental von Martius. De 01 de junho a 24 de setembro, projetos ambientais de todo o país poderão ser inscritos no prêmio.

O Prêmio Ambiental von Martius, realizado desde o ano 2000, é uma rara oportunidade de associação entre atividades destinadas à preservação ambiental e programas de sustentabilidade para comunidades das mais diversas características, tanto rurais como urbanas. O objetivo é reconhecer o mérito de iniciativas de empresas, do poder público, de indivíduos e da sociedade civil que promovam o desenvolvimento econômico com respeito ambiental.

Um dos motivos que faz que com que o Prêmio Ambiental von Martius se destaque por sua credibilidade se deve, entre outros, aos aspectos de qualidade de concepção - o Regulamento permite, democraticamente, que os melhores projetos sejam premiados, nas três Categorias (Humanidade, Tecnologia e Natureza), independentemente de porte ou origem. Podem concorrer os projetos já concluídos ou em realização por empresas, instituições públicas ou privadas, indivíduos, ou organizações não governamentais sediadas no Brasil, associadas ou não às Câmaras Brasil-Alemanha.

Além disso, o Prêmio Ambiental von Martius se valoriza porque oferece como recompensa um Troféu e um Diploma e não dinheiro. Como forma de incentivo, a Comissão Julgadora distribui pelo menos três bolsas de viagens para visitas técnicas à Alemanha, oferecidas pela instituição alemã Inwent (ex-CDG), uma das empresas que, ao lado da Henkel do Brasil, da DaimlerChrysler, da Odebrecht e da TetraPak contribuem com seu apoio e patrocínio a esta iniciativa.

A cada ano, o número de candidatos aumenta em cerca de 10%. No ano 2.000, em sua primeira edição, o Prêmio Ambiental von Martius recebeu 180 inscrições; em 2001 este número cresceu para 191 projetos, e em 2002 o Prêmio bate seu próprio recorde de mais concorrido do Brasil com 231 candidatos inscritos. Para manter a alta qualidade dos trabalhos apresentados, desde a edição de 2003, quando foram recebidos 120 projetos, foi instituída uma taxa de inscrição de R$ 100,00 por projeto.

Ainda em 2003, a Câmara Brasil-Alemanha inovou mais uma vez quando, para continuar assegurando a qualidade da avaliação dos trabalhos, convidou a PriceWaterhouseCoopers para auditar a análise dos projetos. Os principais critérios de avaliação baseiam-se no efeito multiplicador, reprodutibilidade, continuidade, auto-sustentabilidade, resultados obtidos e envolvimento comunitário dos projetos.

Esta é a único prêmio no País que conta com o apoio de uma auditoria independente. "Para nós, este apoio é fundamental para oferecer segurança ainda maior, da imparcialidade do julgamento dos projetos analisados" comenta Ricardo Rose, gerente de Meio ambiente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.
As três categorias do Prêmio são divididas de acordo com os seguintes objetivos: Humanidade - desenvolvimento do Ser Humano, como programas de divulgação e educação ambiental; Tecnologia - desenvolvimento de tecnologias ambientalmente positivas como projetos de melhorias no processo produtivo e desenvolvimento de produtos; e Natureza - preservação e conservação do meio natural, como projetos de pesquisa científica e valorização dos princípios de conservação e preservação de fauna e flora.

Os trabalhos serão escolhidos por uma comissão julgadora constituída por especialistas na área ambiental e os resultados serão conhecidos no início de novembro. A entrega dos troféus será feita durante evento especial, realizado no final de novembro, em São Paulo.

Cópias do regulamento, da ficha de inscrição e informação adicionais poderão ser obtidas a partir do dia 01 de junho pela internet, no endereço www.premiovonmartius.com.br ou solicitadas, exclusivamente pelo Telefone (011) 4702-9006 e Fax (011) 4702-9007 ou pelo e-mail info@premiovonmartius.com.br.

(fonte: www.jornaldomeioambiente.com.br )

2

O Desafio do conhecimento

Como parte das atividades voltadas à comemoração dos 30 anos do Esplar, estamos lançando o concurso “O Desafio do conhecimento”. Veja edital abaixo:

O Esplar, na sua trajetória de intervenção crítica na vida social, lança um concurso de monografias:

Temas:
- Agroecologia: perspectivas para o desenvolvimento no semi-árido
- Ecologia e Gênero: desafios para a sociabilidade contemporânea

Formato do trabalho: exigências básicas
O trabalho deverá ter, no mínimo, 20 laudas e, no máximo, 30 laudas, com espaço entre 1,5 linhas.

Trata-se de um texto monográfico que deverá ser original, apresentando elaboração pessoal, desemvolvendo teses e argumentos, inspirado em bibliografia específica. Deverá expressar um pensamento crítico, configurando perspectivas para a intervenção em nossa realidade.

Este trabalho monográfico deverá ser apresentado devidamente digitado em 3 vias e 1 cópia em CD ou disquete.

Critérios de Avaliação
O trabalho será avaliado em termos de:
Capacidade de elaboração;
Coerência de raciocínio;
Domínio de linguagem;
Consistência analítica.
Concorrentes

O concurso se dará por categorias:

Categoria de profissionais e Categoria de estudantes universitários

Prazos
O trabalho deverá ser entregue até as 17 horas do dia 2 de agosto de 2004, na sede do Esplar, à Rua Princesa Isabel, 1968.

O resultado será publicado no dia 2 de setembro, na sede do Esplar e através deste site.

Premiação
As monografias de cada categoria classificadas em primeiro e segundo lugares farão parte de uma publicação a ser editada pelo Esplar, em comemoração aos seus 30 anos.

As monografias vencedoras nas duas categorias, ou seja, classificada em 1º lugar, receberão também um prêmio no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais).

Os trabalho serão avaliados pela Comissão que está coordenando este concurso:
Alba Maria Pinho de Carvalho – Profª da UFC, Departº. de Ciências Sociais, com docência na área de Metodologia de Pesquisa
Magnólia Azevedo Said – Advogada, assessora sindical e de gênero, Presidenta do Esplar
Maria de Fátima Carneiro Barbosa – assistente social, técnica em desenvolvimento com atuação em ONGs

Haverá premiação para o 1º e o 2º lugar de cada categoria

2

FUNDACIÓ CÀTEDRA IBEROAMERICANA
Universitat de les Illes Balears

________________________________
http://www.uib.es/catedra_iberoamericana
e.mail: catedra.iberoamericana@uib.es
_____________________________________

La Fundació Càtedra Iberoamericana de la Universitat de les Illes Balears,en España, convoca su tercer
premio de investigación destinado a proyectos a desarrollar en un año sobre un modelo de desarrollo
social y económico para una región específica de América latina. El premio está dotado con 9000 euros.

El plazo concluye el 20 de febrero de 2004.

También se convocan dos ayudas a la investigación dotadas con 2400 euros cada una, sin tema específico.
El plazo concluye el 20 de febrero de 2004.

Pueden hallar toda la información sobre la convocatoria en la página web arriba citada. Pueden hacer sus consultas a través del correo electrónico citado.

Si nos quieren facilitar correos electrónicos de personas que crean puedan estar interesadas en la
convocatoria les ruego que nos los manden.

Atentamente,
Antoni Bennàssar
Director FCI

2

ANISTIA INTERNACIONAL PREMIA ARTIGO SOBRE DIREITOS HUMANOS

Terminam em 1o de março as inscrições para o Prêmio Global para Jornalismo de Direitos Humanos 2004. Organizada pela Anistia Internacional, a iniciativa premiará um artigo que tenha conscientizado e ajudado os leitores a compreender as questões relacionadas a direitos humanos. Os textos devem ter sido publicados entre 1° de março de 2003 e 28 de fevereiro de 2004 em jornal, revista ou na Internet. Os artigos devem ser indicados por alguma organização não-governamental local, nacional ou internacional. Não serão aceitas inscrições feitas por jornalistas ou empresas. Cada organização pode indicar no máximo três textos, que podem ter sido escritos em qualquer idioma. É necessária uma tradução para o inglês. As inscrições devem incluir uma cópia do artigo original e, caso seja feita por Internet, detalhes do meio em que foi publicado. O endereço para envio é Alex Grace - Amnesty International Media Awards 99 -119 Rosebery Avenue, London, EC1R 4RE. Ou ainda o endereço eletrônico alex.grace@amnesty.org.uk. O vencedor será anunciado no dia 13 de maio, em Londres. (Rits)

2

Creación de Empresas
I Concurso Nacional de Biocomercio Sostenible Comunitario

Bogotá Concurso de planes de negocio de comunidades indígenas, afrocolombianas y campesinas
Fecha del Evento: Diciembre 1 de 2003 a Enero 31 de 2004
Contacto: Rodrigo Martínez - biocomercio@humboldt.org.co

I CONCURSO NACIONAL DE BIOCOMERCIO SOSTENIBLE COMUNITARIO

Objetivo: Esta convocatoria esta enfocada a las comunidades indígenas, afrocolombianas y campesinas que han identificado y desarrollado iniciativas de aprovechamiento sostenible de la biodiversidad las cuales indican un crecimiento de manera considerable en los últimos años.

Este proceso hace parte de dos objetivos. El primero es establecer un diagnostico de iniciativas comunitarias a nivel nacional en el tema, con un grado de avance en el cual se indique la producción y posible comercialización de sus productos, para acompañarlos en el fortalecimiento de sus iniciativas con la estructuración del plan de negocio. El segundo es colocar en marcha el mecanismo financiero de apoyo a empresas de Biocomercio Sostenible en una fase piloto para ajustar el instrumento.

Estimular y reconocer a las comunidades que implementan e incorporan los criterios de sostenibilidad ambiental, social y económico en sus modelos empresariales. Esto permitirá conocer y establecer el estado del arte a nivel nacional de iniciativas de Biocomercio desarrolladas por las comunidades.

Con las empresas ganadoras, se firmará un convenio cuyo Objeto se enmarcará en el plan de trabajo concertado para desarrollar las actividades de mayor prioridad encontradas en el plan de negocio presentado.

Requisitos para concursar: http://www.humboldt.org.co/biocomercio/principios/index.htm

Quienes pueden participar:
• Iniciativas comunitarias basadas en productos de biocomercio que tengan mínimo dos años de desarrollo.
• Iniciativas comunitarias legalmente constituidas. Se acepta cualquier tipo de organización legalmente reconocida bajo la legislación colombiana que demuestre que es de base comunitaria.
• Las iniciativas deben estar en alguna de las siguientes etapas: producción, transformación y/o desarrollos iniciales de comercialización.
• Las iniciativas deben demostrar su impacto en la generación de empleo en la región.
• Serán priorizadas aquellas iniciativas que por su grado de organización puedan contemplar a futuro el acceso a líneas de crédito como Finagro.

Categorias:
• Ecoturismo - Turismo Sostenible
• Productos Naturales no Maderables
• Productos Maderables
• Sistemas Agropecuarios Sostenibles


Duración:
El proceso del concurso para la selección de las empresas ganadoras, en la modalidad no reembolsable, durará siete (7) meses a partir de la apertura de la convocatoria. Con las empresas seleccionadas se firmará un convenio específico, cuya duración será de seis meses.

Plazos de Aplicación:
1. Diciembre 1 de 2003 a Enero 30 de 2004: Apertura del concurso y recibo del formulario de aplicación.

Formulario de Participación:
Para participar, descargue el formulario de inscripción que se encuentra en http://www.humboldt.org.co/biocomercio/institucional/ini_eventos.htm#evento1 diligencielo y envíelo en archivo adjunto o por correo electrónico.

Mayor Información:
Biocomercio Sostenible
Instituto Alexander von Humboldt
Dir: Carrera 7 # 35-20
Tels: (1) 6086900/01/02
correo electrónico: biocomercio@humboldt.org.co

2

Prêmio Eco 2003

A Câmara Americana de Comércio de São Paulo (Amcham-SP) está com inscrições abertas para a edição deste ano do Prêmio Empresa-Comunidade (Eco 2003). Podem participar projetos realizados ou apoiados por empresas privadas, associações e fundações de todo o país. São cinco categorias - Cultura, Educação, Saúde, Meio Ambiente e Participação Comunitária ­ e o prazo é 30 de maio. Informações e inscrições através do site da Amcham-SP (http://www.amcham.com.br/premioeco), dos telefones (11) 5180 3878 ou 5180
3752 ou 5180 3804 ou do email: premioeco@amcham.com.br.

Prêmio Universidade Tigre 2003

O desenvolvimento sustentável é o foco prioritário do Prêmio Universidade Tigre 2003, que está com inscrições abertas até 16 de maio de 2003. Podem se inscrever estudantes de Arquitetura, Geologia, Hidráulica, Elétrica, Mecânica, Desenho Industrial, Meio Ambiente, Química, Telecomunicações, Construção Civil, Instalações e todas as Engenharias. O objetivo é incentivar a participação de estudantes na busca de soluções sustentáveis em sistemas prediais e de infra-estrutura, telecomunicações, irrigação, drenagem e captação de águas subterrâneas. Informações no site www.tigre.com.br.

Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social

Encerram-se no dia 30 de junho as inscrições para o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social - edição 2003. O Prêmio está aberto a instituições sem fins lucrativos e empresas que tenham desenvolvido ações voltadas para a área social. As inscrições podem ser realizadas pela Internet, através da página ww.tecnologiasocial.org.br, onde também está disponível o regulamento do Prêmio. Nesta edição, serão distribuídos seis prêmios de R$ 50 mil cada às instituições vencedoras, para investimento em atividades de expansão, aperfeiçoamento ou reaplicação da tecnologia vencedora.

1º Concurso Biodiversidade Brasil de Documentário Oportunidades

Estão abertas até 15 de maio as inscrições para o 1º Concurso Biodiversidade Brasil de Documentário. Lançado pela TV Cultura, Ministério do Meio Ambiente e Natura, o concurso tem como objetivos incentivar, informar e divulgar questões nacionais relativas ao patrimônio socioambiental brasileiro. Os interessados deverão encaminhar projeto de documentário de 52 minutos de duração sobre temas relacionados à biodiversidade brasileira. O autor do projeto vencedor, que será anunciado no dia 6 de junho deste ano, receberá um prêmio de R$ 10 mil e a garantia de um contrato de co-produção no valor de R$ 200 mil, que serão repassados pela Fundação Padre Anchieta.

I Prêmio EBRÓPOLIS

A Associação para o Desenvolvimento Estratégico de Zaragoza e sua Área de influência esta convocado as Boas Práticas Cidadã , com o propósito de distinguir aquelas condutas que contribuen para melhorar a qualidade de vida e a conivência entre os cidadãos de Zaragoza e seu entorno.
Pode consultar bases no documento adjunto.

Maiores informações com:
Beatriz Sáenz-Diez
Pilar Villaverd -
976 72 10 60
comunicacion@ebropolis.es


Leia Mais:

Outros documentos     Associe-se