Produtos orgânicos e certificação

Na Rússia, a lei da produção biológica foi adotada em terceira leitura. Está previsto que no outono deste ano o documento seja adotado pelo Conselho da Federação e assinado pelo presidente russo Vladimir Putin. A lei será promulgada a partir de 1º de janeiro de 2020. Uma das questões importantes a serem regulamentadas por lei é a certificação de produtos orgânicos. Sarah West, autora do portal Agrow.com, analisou em seu artigo os princípios de certificação de produtos orgânicos que são usados ??nos EUA e na Europa.


Quando você vê o rótulo de qualquer produto orgânico certificado, você sabe que ele não contém pesticidas químicos, fertilizantes e transgênicos. Mas você sabia que um rótulo orgânico certificado também protege a biodiversidade? Isso é verdade! E a biodiversidade é a melhor proteção para um agricultor orgânico contra pragas e doenças de plantas. Nós entenderemos mais neste assunto.

O que é biodiversidade? A biodiversidade implica uma relação natural entre organismos que dependem uns dos outros de várias maneiras: na forma de alimento, habitat, meios de proteção e muito, muito mais. Como uma imagem da natureza circundante, que se estende muito além da sua visão periférica, a biodiversidade é uma ideia que é difícil de compreender imediatamente. Os cientistas, como eles próprios acreditam, mal arranharam a superfície dessa estrutura complexa e monumental. Mas até o que sabemos mostra a importância da biodiversidade para equilibrar e racionalizar os sistemas ecológicos dos quais muitos organismos e nós mesmos dependem. Um cientista e ambientalista E. Wilson, um dos maiores especialistas no campo da pesquisa sobre biodiversidade, comparou essa interdependência com a política de seguros do planeta.

Biodiversidade e produtos orgânicos certificados
Os alimentos orgânicos certificados devem atender a vários requisitos dos órgãos reguladores oficiais. Esses requisitos são definidos por padrões para produtos orgânicos. As normas definidas por tais normas contêm restrições para os agricultores na escolha de métodos de cultivo da terra e tecnologias de produção para produtos agrícolas, bem como a proibição do uso de certos meios agroquímicos e tipos de culturas. Tais, por exemplo, OGM e certas preparações agroquímicas. Os requisitos das normas também incentivam os agricultores a aplicar métodos agrícolas que contribuam para a conservação da biodiversidade.

Aqui está um exemplo dos requisitos básicos que devem ser cumpridos em todas as fazendas onde a agricultura é baseada no princípio da agricultura orgânica:

1. Proteger e melhorar a saúde do solo.
Assegurar a fertilidade natural do solo é a base dos padrões orgânicos. Normas de agricultura orgânica requerem alimentação regular de solo com composto, e não descartá-lo, e em paralelo para aumentar o processo de produção de preparações agroquímicas capazes de matar microrganismos. O solo em uma fazenda orgânica certificada deve ser um dos lugares mais favoráveis ??para a vida de uma variedade de microorganismos naturais. A comunidade natural de muitas espécies de insetos e a vida ativa dos micróbios no solo proporcionam inúmeros benefícios ao agricultor. Um solo vivo saudável pode proteger as plantas contra doenças, liberar nutrientes e minerais de tal forma que as plantas possam absorvê-las da melhor maneira, nivelar os efeitos da seca e até mesmo alterar as características físicas do solo. Além disso, faz o que é quase impossível fazer com a ajuda de máquinas - para fornecer as formas mais favoráveis ??para a água atingir as raízes das plantas. O manejo responsável e cuidadoso do solo em fazendas orgânicas também previne a erosão do solo e mantém a qualidade da água de fontes locais.

2. Rotação de culturas e diversidade de culturas.
Os princípios da agricultura biológica proíbem a prática de semear exclusivamente monoculturas. Ao propagar vários tipos de culturas em seus campos, os agricultores reduzem a probabilidade de danos às plantações por doenças e pragas. Sabe-se que populações de pragas e patógenos no solo podem se multiplicar fantasticamente se receberem regularmente sua comida favorita. Também é importante manter uma variedade maior de insetos e organismos benéficos - abelhas, sapos, cobras, pássaros, morcegos, pequenos mamíferos. Em outras palavras, todos aqueles que deveriam ser livres para existir na natureza de maneira natural. Os agricultores se beneficiam dos animais que atraem para a fazenda: aumento da polinização das culturas, redução do número de insetos e roedores. E os animais têm os habitats e fontes de alimento necessários.

3. Uso de sementes orgânicas naturais.
Usando tais sementes, a certificação orgânica suporta especificamente a diversidade genética. Isso se deve ao fato de a indústria de sementes orgânicas estar muito mais relacionada à produção tradicional e natural de sementes com polinização aberta (um tipo de produção de sementes que permite o máximo aproveitamento da diversidade genética). Empresas de sementes orgânicas preferem fortalecer em suas sementes qualidades como resistência a doenças, tolerância à seca e preservação da viabilidade durante longos períodos de armazenamento.

4. Variedade de sementes de cereais.
É difícil superestimar a importância da diversidade genética em nossas fontes de alimento. Um exemplo negativo já é conhecido por muitos como a “fome da batata irlandesa”. Esta catástrofe atingiu impiedosamente uma vez na Irlanda, devido ao fato de que os agricultores irlandeses cultivavam apenas uma variedade de batatas. A falta de diversidade genética levou ao fato de que a infecção de plantas em apenas um campo de batata se espalhou fácil e rapidamente por todo o país por vários anos, destruindo alimentos na Irlanda e matando quase um milhão de cidadãos.

As sementes, por menores que pareçam, cercadas por outras condições para obter colheitas de alta qualidade, são extremamente importantes, precisamente por causa de suas qualidades naturais. Parece que apenas a diversidade de muitas maneiras garante o acúmulo de suas qualidades positivas. Nós só podemos usar isso, bem como lembrar as lições do passado e fazer conclusões razoáveis ??hoje.

Tradução de Vladimir Frantskevich
?????? ?????????: https://www.agroxxi.ru/gazeta-zaschita-rastenii/zrast/organicheskie-produkty-i-sertifikacija.html

 



Larisa Yuzhaninova
2 de agosto de 2018 às 08:


Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"pinterestlinkedinInstagramYoutube