Anúncio publicado pelo Soft Click

"Transposição do Rio São Francisco tornará a seca uma coisa boa"

 Na segunda parte da entrevista ao Último Segundo, Fernando  Bezerra, ministro da Integração Nacional frisou que o projeto,  apesar de diminuir o impacto da seca na região, não irá resolver o  problema.

 Último Segundo - O senhor acha  que o projeto de transposição do  rio São Francisco vai resolver o  problema da seca e o da migração  para os grandes centros? 

 Fernando Bezerra - Não. O projeto resolve as duas coisas  em parte. É preciso ter cuidado, porque o projeto não  resolve o problema da seca. E nem o objetivo é esse. É  garantir água para 8 milhões de pessoas, isso é muita coisa  - por um custo relativamente baixo. Nós gastamos, só na  última seca , R$ 3 bilhões - para um resultado que muitas  vezes não é compreendido pelas pessoas. Sem o projeto, o  problema da seca continua. Com o projeto a seca passa a  ser um diferencial positivo. 

 US - Como assim? 

 Bezerra - A seca é uma coisa boa para a irrigação.Todo  irrigante gosta da seca desde que tenha água armazenada.  Não da chuva. A chuva pode ser um problema para a  plantação, porque cria um ambiente úmido, com a  propagação de doenças na plantas, diminuindo a  produtividade. Mas se você tiver seca com água garantida,  ela passa a ser um diferencial positivo. Hoje é negativo.  Mas a seca tem aspectos extremamente positivos, que  nunca foram divulgados. É justamente no período de seca,  com água na região, que se tem a maior produção agrícola.  Se tira três a quatro safras por ano. Irrigante não gosta de chuva. A seca propõe três mil horas de sol por ano. 

 US - Hoje temos, em média, uma safra por ano. 

 Bezerra - Temos uma por ano, quando chove, nas áreas

 irrigadas. Mesmo um projeto de irrigação só pode ser

 efetivado com garantia de água. O nordeste tem, entre

 grandes e pequenos reservatórios, 60 mil. Se não existisse

 isso, não tinha nordestino por lá mais.

*Em 19:18 22/09 por Vladimir Netto, repórter iG em Brasília  (vladimir.netto@ig.com.br) 


Página Anterior   webmaster Envie-nos Documentos

Rede de Agricultura Sustentável é um serviço gratuito de Cristiano Cardoso Gomes e contou com o apoio da Broederlijk Delen


Ya Banner Exchange