Carta da Associação dos Consumidores de Produtos Orgânicos do Paraná em apoio ao manifesto contra a liberação comercial do milho transgênico.

Curitiba, 30 de novembro de 2006.

A Associação de Consumidores de Produtos Orgânicos do Paraná (ACOPA), fundada em 15 de julho de 2000, é uma associação civil de finalidade social, sem fins lucrativos e apartidária. O objetivo da Associação é contribuir para promover e estimular a relação entre consumidores e produtores, divulgando a produção agroecológica para proporcionar uma maior conscientização e participação do consumidor no mercado de alimentos saudáveis.

Para cumprir seus objetivos, a ACOPA busca Informar e orientar o consumidor, bem como atuar junto aos poderes públicos visando o cumprimento e o aperfeiçoamento de toda legislação e das normas de fiscalização e demais procedimentos de defesa dos consumidores.

Desta forma, a ACOPA considera a liberação do milho transgênico, conhecido comercialmente como Liberty Link, como uma afronta ao Código de Defesa do Consumidor.

A ACOPA  sugere que seja seguido o princípio da precaução e que todas as medidas de biossegurança sejam tomadas para respeito aos consumidores.

Finalmente, persistindo as dúvidas, somos a favor de uma moratória dos transgênicos no Brasil, pelo tempo necessário ao desenvolvimento de pesquisas relativas aos impactos à saúde e ao meio ambiente.


Moacir R. Darolt
Presidente
ACOPA -- Associação dos Consumidores de Produtos Orgânicos do Paraná

 
Outros Manifestos     Associe-se