Congresso fará audiência pública sobre impactos no São Francisco

Comissão do Meio Ambiente da Câmara fará audiência pública para discutir relatório de impacto ambiental revelado pelo Último Segundo. Presidente da comissão, Salatiel Carvalho, critica projeto de mudança do rio

BRASÍLIA - O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias da Câmara dos Deputados, Salatiel Carvalho (PMDB-PE), afirmou hoje que, após as eleições municipais, será realizada uma audiência pública para debater o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da transposição das águas do rio São Francisco. 

 O Rima, divulgado com exclusividade pelo Último Segundo, foi entregue esta semana ao governo e está sendo estudado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Este órgão é responsável pelo licenciamento ambiental necessário para o início das obras, previstas para o ano que vem. 

 Segundo Salatiel, o relatório é de extrema importância e abre a temporada de discussões públicas sobre o assunto. 

 "Vamos avaliar detalhadamente o impacto ambiental descrito na flora e na fauna da região porque não se trata simplesmente do desvio do curso das águas do rio. A vida naquele local vai mudar. A transposição pode prejudicar  o ecossistema e o meio ambiente. Isso é uma agressão à natureza", afirmou Salatiel. 

Segundo o deputado, a redução da vazão do rio – estimada em 3% - pode causar prejuízos enormes às comunidades ribeirinhas. "Essa redução do nível do rio pode parecer pouco, mas é altamente significativa", afirmou o deputado. "Não se pode cobrir um lado e descobrir outro". 

Ele destacou também o fato de que, com menos água no rio, as hidrelétricas montadas ao longo do São Francisco perderão um pouco de sua capacidade de produzir energia e, com isso, perderão receita. A perda é estimada em R$  75,6 milhões por ano. 

"No momento em que o Brasil está começando a sofrer com falta de energia, não podemos abrir mão de energia alguma", afirmou Salatiel.

12:19 22/09

Vladimir Netto, repórter iG em Brasília.

 
Velho Chico     Associe-se
 

Rodapé

 
   
 

 

 
->