Produção agroecológica de frutas

    No município de Porto União, norte de Santa Catarina, vem sendo realizado um programa de transição da agricultura convencional para a agroecologia, incentivado pelos trabalhos do produtor Aires Niedzielski, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da região e do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CEPAGRI). Este trabalho vem  trazendo inúmeros resultados como a criação de uma associação de produtores de frutas ecológicas.

    Em pouco mais de um ano de funcionamento já são 20 famílias envolvidas, principalmente jovens, todas com o pomar desenvolvido ou em fase de plantio. O produto predominante é o pêssego, com mais de mil árvores já plantadas. Existem alguns sócios que estão investindo em laranja e caqui. O objetivo dos sócios é ambicioso. No começo eles pretendem implantar uma pequena indústria de transformação para agregar maior valor aos produtos e melhor aproveitar a produção.
De acordo com um dos membros da associação, o grupo estabeleceu alguns critérios rígidos para seguir. Por exemplo, todos devem produzir sem agrotóxicos, todos devem fazer um trabalho de recuperação dos solos, a aquisição das mudas e dos insumos deve ser feita em conjunto, os produtos in natura inicialmente deverão ser comercializados de forma conjunta e mais adiante será implementada uma pequena indústria de transformação coletiva. "Nós precisamos destas regras porque o consumidor quer a garantia de que o produto é agroecológico", explica Aluir Freislieber, outro jovem associado.

    Alguns pomares de pêssego já produziram nesta última safra. Mas a maioria está fazendo um trabalho para melhorar as condições dos solos e também o manejo do pomar que foi implantado há pouco tempo.
Produtores de frutas ecológicas. In: Agroecologia em Santa Catarina. Lages: Centro Vianei de Educação Popular, n 1, outubro de 1996, p. 20.

Publicado no Boletim 73 - Por Um Brasil Livre de Transgênicos. Sistemas agroecológicos mostram que transgênicos não são solução para a agricultura.

Leia Mais:

Outros documentos     Associe-se