logomarca

Por Quanto Você Venderia Sua Saúde

Por Quanto Você Venderia Sua Saúde

"Você consome frango convencional?". Pois saiba que este tipo de animal, vem com bastante resíduos químicos, alguns produtores injetam proteína de soja, cuja a única utilidade é absorver água e aumentar o peso do frango, além da criação e manejo parecidos campo de concentração. Já frangos da Korin são criados respeitando seu ciclo natural de crescimento – 56 a 58 dias, e não 36 a 38 dias, como fazem por aí, apenas para aumentar o lucro. Por isto eles não recebem antibióticos, hormônios e promotores de crescimento. Neste caso o compromisso da Korin é com a saúde dos consumidores, não somente com obtenção do lucro.

Toda este filosofia de criação, em harmonia com a natureza, é baseado nas pregações de Mokiti Okada, que já praticava na década de 30, quando a agricultura e a pecuária não eram ainda intensivamente no mundo e não havia praticamente nenhuma consciência ambiental.

Além dos frangos (e ovos), a Korin produz hortifrutigranjeiro de forma totalmente natural, sem agrotóxicos e sem adubo químico.

De acordo com a Korin, a sociedade hoje só vê o lado material de todas as coisas e é profundamente egoísta. E acrescenta que estamos destruindo nossa própria casa, o planeta. Se você pega um ciclo de 100 dias da produção de batata, têm-se 99 aplicações de agrotóxicos; o tomate recebe 3 aplicações diárias, e o morango também é quase que diária. Tanto é que o agricultor convencional planta separado para o seu próprio consumo.

Mas por quanto você venderia sua saúde? Porque, consumindo produtos contaminados, as pessoas estão vendendo sua saúde, ou comprando antecipadamente sua morte, em suaves prestações. E nós já chegamos no limite. A vaca louca é prova disso. Os desequilíbrios hormonais, outra. Só para ter uma idéia a produção de espermatozóides no homem já diminuiu 40% nos últimos 50 anos.

O mais importante de tudo é cada pessoa entender porque as coisas são feitas de determinada forma. "Na agricultura, o importante é perguntar porque é "necessário" usar venenos para produzir. Quem disso isso? A industria que produz os venenos, claro. Porque a natureza sempre produziu, durante milênios, sem precisar disso.

Hoje só se pensa apenas nos lucros, em criar frangos em menos dias, em produzir verduras e legumes maiores e mais lucrativos, mas cheios de venenos. E os consumidores? Que se danem.

Só que agora o planeta inteiro está se danando e o homem também corre perigo de extinção se não tomar cuidado.

Fonte: Jornal alternativo Ano III número 19 – São Paulo – 2001

 

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais: