Anúncio publicado pelo Soft Click

CARTA AGROECOLÓGICA 2000


 

Os 1090 participantes inscritos no I Seminário Internacional sobre Agroecologia, II Seminário Estadual sobre Agroecologia e II Encontro Nacional sobre Pesquisa em Agroecologia, reunidos no Clube Farrapos, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul (Brasil),  nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2000, consideram que o equacionamento dos problemas sócio-ambientais deve estar baseado na construção participativa de um conjunto de políticas e atividades. Neste sentido, recomendamos:

 

1)    Que os Governos Federais, Estaduais e Municipais estabeleçam políticas públicas e propostas de desenvolvimento baseadas nos princípios ecológicos e centradas na Agricultura Familiar e Comunitária. O espaço público deve incorporar gradativamente aspectos de participação organizada e controle social, opondo-se às políticas neoliberais e priorizando o atendimento das necessidades ambientais e demandas sociais.

 

2)    Que as instituições públicas e privadas de ensino, pesquisa e extensão incorporem em suas missões institucionais a dimensão sócio-ambiental e valorizem as atividades desenvolvidas por organizações de agricultores, entidades governamentais e não governamentais, adotando os princípios da Agroecologia como eixo orientador de suas ações.

 

3)    Que a Agricultura Familiar e Comunitária receba suportes e estímulos especificamente direcionados à consolidação e expansão dos processos de transição agroecológica. 

 

4)    Que os participantes deste evento se responsabilizem pela implementação, multiplicação e articulação de ações concretas, em defesa da vida e do meio ambiente, em todas as suas dimensões.

 

Porto Alegre (RS), 22 de novembro de 2000.

.
 

Página Anterior Associe-se à Rede Fale conosco Livro de Visitas

A Rede de Agricultura Sustentável é um serviço gratuito de Cristiano Cardoso Gomes, e contou com o apoio da Broederlijk Delen


Ya Banner Exchange