Torrefadora britânica lança tecnologia verde usando resíduos de café


Uma torrefadora britânica de café tem usado uma “tecnologia pioneira” que reduz as emissões de gases de efeito estufa e cria um processo de torrefação carbono neutra, com zero resíduos, com impacto muito reduzido de carbono.

O processo significa que os consumidores podem apreciar a bebida sabendo que os dejetos resultantes da produção de seu café estão sendo usados de forma positiva para impulsionar uma fábrica de torrefação de café verde eficiente em termos de energia, disse a 918 Coffee, de Dorset.

O sistema – Coffe-Eco System – fornece aos torrefadores, fornecedores, varejistas e consumidores uma solução ambientalmente boa e sustentável para reduzir os dejetos, bem como as emissões de dióxido de carbono. O processo começa com a “eco-torrefação” do café fresco, embalando-o em embalagens ecológicas, biodegradáveis e compostáveis e os rotulando e distribuindo ao consumidor.

Uma vez que o cliente consumiu o café, usa os sacos ecológicos e caixas de coleta fornecidos para armazenar os resíduos de café prontos para a coleta. Coletados, os dejetos são processados usando calor secundário de um processo de eco-torrefação e o combustível de café é, então, usado para torrar novos lotes de café no novo eco-torrefador. O Coffe-Eco System também usa copos e tampas 100% compostáveis para seu café.

O projeto foi desenvolvido para ajudar a resolver o problema das 500.000 toneladas de resíduos de café que terminam em aterros sanitários todos os anos, de acordo com dados da Organização Internacional de Café.

“Não pude deixar de notar que enquanto medidas estão sendo tomadas para tornar a indústria mais sustentável, proteger os habitats e o sustento dos trabalhadores através de Fairtrade e Rainforest Alliance, muito pouco estava sendo feito após o consumo do café”, disse o co-fundador da 918 Coffee, Justin Cornelius.

“O café é a segunda maior commodity do mundo, segunda somente depois do petróleo, e é responsável por mais de 1,8 milhão de toneladas de emissões de CO2 produzidas somente no Reino Unido. Nossa tecnologia de eco-torrefação fará reduções substanciais na torrefação, embalagem e descarte de partes do processo e deverá reduzir as emissões totais de CO2 em cerca de 10%. Se você é uma pessoa que adora um café delicioso ou uma cafeteria, você e o planeta se beneficiarão do uso do Coffe-Eco System”.

A reportagem é do FoodBev.com / Tradução por Juliana Santin 


Leia Mais:



Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Gomes e L&C Soluções Socioambientais

Siga-nos Twiiter rss Facebook Google+