Blackle: o Google veste pretinho básico ecológico

Tudo começou em um post de Mark Ontkus, no seu blog Ecoiron. Ontkus pesquisou e descobriu que uma simples mudança de cor no background de um site poderia significar uma economia energética considerável.

Para exibir uma tela inteira branca, um computador usa cerca de 74 watts, enquanto uma preta consome 59 watts. Ontkus considerou o Google como exemplo, tendo seu layout inteiramente branco e com cerca de 200 milhões de buscas por dia. Partindo do pressuposto que cada busca é exibida por 10 segundos, chegou à conclusão que essa mudança economizaria 750 megawatts-hora (mWh) por ano. Um aparelho de ar condicionado gasta em média 1 mWh por ano. Poderíamos ter uma excelente redução de consumo de energia elétrica.

Inspirado pela idéia, o australiano Toby Heap (da Heap Media, empresa de mídia online) lançou em janeiro deste ano o Blackle, um site que redireciona pesquisas. A iniciativa é simples mas as mudanças são grandes. O Google versão pretinho básico é elegante e ecologicamente correto. "Eu desenvolvi o Blackle porque pensei que alguém podia fazer um site que lembrasse a todos que precisamos de pequenas ações diárias para salvar a energia", explica o criador.

Um dos problemas destacados por Heap é que a grande parcela dos usuários de sites de busca ainda utiliza monitores CRT (Cathode-Ray Tube - os tradicionais, com design de caixa), tendo poucos aparelhos LCD (Liquid Crystal Display - slim e econômicos) ou com novas tecnologias, como OLED (Organic Light Emitting Diode - uma nova tecnologia que deixa as máquinas mais finas e com definição fantástica, com baixo consumo energético). A diferença entre o primeiro tipo e os demais é física (a tecnologia utilizada, conforme evolui, permite um controle maior dos elétrons, portanto, da luz produzida por eles, sem desperdícios) e química (da substância utilizada como reagente para cores e reações de luz ao material da tela, por exemplo).

A estratégia de comunicação é a cara da web. "Nos ajude a divulgar o Blackle falando a seus amigos e sua família para o utilizarem como página inicial. Se você tem um blog, mencione. Ou coloque na assinatura do seu e-mail: Blackle.com - Saving energy one search at a time". Um apelo à solidariedade e conscientização de cada um.Blackle: www.blackle.com

Fonte: ECO TRENDS & TIPS, por Fernanda Vasconcelos Torres ( http://ecotrendstips.wordpress.com/ )

Página Anterior     Associe-se  

Rodapé