Mata Atlântica ganha três novos Mosaicos de Unidades de Conservação

 

A Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assinou nesta segunda-feira (11/12) as Portarias 349, 350 e 351, que reconhecem três novos Mosaicos de Unidades de Conservação da Mata Atlântica na região das Serras do Mar e da Mantiqueira: Mosaico Bocaina, na região de Paraty (RJ) e Ubatuba (SP); Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense, na região serrana do Rio de Janeiro e Mosaico da Serra da Mantiqueira, composto por unidades de conservação de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O pedido de reconhecimento de um mosaico – cujo objetivo é estimular a gestão integrada das UCs, contribuindo para a preservação e conservação dos recursos naturais, bem como para o desenvolvimento sustentável da região – é feito pelos órgãos gestores das unidades de conservação. No caso dos três mosaicos do Corredor da Serra do Mar, o Projeto de Apoio à sua criação, iniciado em dezembro de 2005, foi coordenado pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, por meio do Instituto Amigos da RBMA. O projeto contou com recursos do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos – CEPF, uma iniciativa conjunta da Conservação Internacional, Fundo para o Meio Ambiente Global – GEF, Governo do Japão, Fundação Mac Arthur e Banco Mundial.

Considerado um bioma prioritário para a conservação, um dos mais ricos do mundo em biodiversidade, a Mata Atlântica – originalmente com 1.300.000 de quilômetros quadrados – está reduzida a menos de 8% de sua cobertura e em sua área de abrangência vivem 120 milhões de brasileiros, gerando 70% do Produto Interno Bruto do País. Ações de conservação e recuperação são imprescindíveis para garantir água e condições climáticas à manutenção e melhoria da qualidade de vida da população.

A estratégia adotada pelo Projeto foi contribuir com as iniciativas em andamento nos órgãos gestores ambientais das três instâncias de governo e proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPNs, visando a proposição e articulação dos três Mosaicos, que somam  51 unidades de conservação.   

Mosaico Bocaina: área de 221.754 hectares, 9 municípios e 10 Unidades de Conservação.

Mosaico Mantiqueira:
área com cerca de 445.615 hectares, 37 municípios e 19 Unidades de Conservação.

Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense:
área com cerca de 233.710 hectares, 13 municípios e 22 Unidades de Conservação.

Fonte: Boletim Áreas Protegidas em Linha nº 79 - MMA, de 14 Dec 2006


Leia Mais:



SIGA NOS

-->