Mais de 100 árvores plantadas na Escola primária da Moamba


Alusivo às comemorações do Dia do Combate à Desertificação e Seca, que amanhã se assinala, foram plantadas, hoje, 117 árvores na Escola Primária do 1º e 2º grau da Moamba, província de Maputo.

O plantio de árvores foi da iniciativa do Polana Serena Hotel e do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural.

Segundo Custódio Mário, representante do MITADER, o distrito da Moamba foi escolhido para acolher a iniciativa por ser um dos mais assolados pela seca e, consequentemente, muitas árvores foram perdidas.

“O distrito da Moamba é um dos mais afectados pela seca, em Maputo. No passado, o distrito foi o celeiro da província. A renda e produtividade reduziu muito neste distrito. Queremos reverter este cenário, daí que escolhemos o distrito para acolher o plantio das árvores”.

Francisco Sambo, de três anos de vida e aluno da terceira classe, plantou, hoje, pela primeira vez, uma árvore. Francisco mostrou-se muito feliz pela acção que acabara de fazer, o aluno prometeu que iria cuidar dela com muito carinho.

“Recebi uma árvore, plantei. Vou cuidar dela todos os dias. Devo cuidar das plantas porque fazem bem ao ambiente, dão-nos fruta e sombra”, disse Francisco Sambo.

Miguel Afonso dos Santos, Director-Geral do Polana Serena Hotel, defende que se deve ensinar as crianças desde pequenas a terem o gosto pela natureza e a cuidar do ambiente que está ao seu redor.

“Cada uma das crianças que esteve a que presente plantou uma árvore e será responsável por cuidar dela. Com estes pequenos gestos ensinamos às crianças a ganharem gosto pelo ambiente, cuidar das árvores, da escola, do que está à sua volta. O sorriso que vimos no rosto de cada uma delas nos faz acreditar que este tipo de iniciativa é benéfica”, disse Miguel Afonso dos Santos.

Esta não é a primeira vez que o MITADER e o Polana Serena Hotel se unem em prol do ambiente, no passado efectuaram o plantio de árvores no cemitério de Michafutene e no Instituto Dom Bosco.

Fonte: O Pais em 16-06-201


Leia Mais:



Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Gomes e L&C Soluções Socioambientais

Siga-nos Twiiter rss Facebook Google+