[Rede de Agricultura Sustentável]

Carta aberta aos candidatos à presidência reivindica inclusão de propostas para defesa dos recursos hídricos brasileiros nos programas de governo

 

Cerca de 40 milhões de brasileiros não têm acesso a serviços de saneamento nem a água de qualidade.  Em 11 estados brasileiros, menos da metade dos domicílios são atendidos por rede coletora de esgotos e 80% do que é coletado são lançados sem tratamento em lagoas, rios e no oceano.

Diante de realidades como estas, a ONG ambientalista WWF-Brasil e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) encaminharam, hoje (20/10), uma carta, aos candidatos à presidência da República, reivindicando a inclusão, em suas plataformas de governo, de propostas em defesa dos recursos hídricos no Brasil.

A carta lembra aos candidatos que o Brasil guarda 14% de toda a água doce do planeta e que o mau uso e a contaminação ameaçam estes recursos fundamentais para a sobrevivência e para o desenvolvimento econômico. Apesar de sua importância, segundo as duas instituições, o tema não tem recebido atenção condizente nas discussões sobre o desenvolvimento econômico do País, a melhoria da qualidade de vida da população e a inclusão social.

“A constatação pode ser observada nos pontos mais debatidos dos programas de governo apresentados pelos candidatos à presidência da República, onde se nota a ausência de projetos que internalizem a sustentabilidade em suas três dimensões – econômica, social e ambiental”, diz a carta.

Entre outras reivindicações, as instituições sugerem a implementação do Plano Nacional e da Política de Recursos Hídricos, a aprovação do marco regulatório para o saneamento básico, que tramita no Congresso Nacional, e avanço na criação, implementação e funcionamento dos comitês de bacias hidrográficas.

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) tem por objetivos mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a integrar os princípios e práticas do Desenvolvimento Sustentável no contexto de negócio, conciliando as dimensões econômica, ambiental e social.

A missão do WWF-Brasil é contribuir para que a sociedade brasileira conserve a natureza, harmonizando a atividade humana com a conservação da biodiversidade e com o uso racional dos recursos naturais, para o benefício dos cidadãos de hoje e futuras gerações.

Cecy Oliveira -editora - tel: 51.3347.5512 - [email protected]
Revista Digital Aguaonline - www.aguaonline.com.br

 

Atenciosamente,

Noara Pimentel  -   mestrado em Ciências Florestais UnB

rodape

[Lista Discussão] [Adicione nosso Feed] spam [XHTM Valido Segundo W3C] Adicione aos Favoritos:

 

A Rede de Agricultura Sustentável é um serviço gratuito de Cristiano Cardoso Gomes e contou com o apoio da  Broederlijk Delen, UFRPE e ACB. Copyright (c) 1996-2008. All rights reserved.final