Discussões Sobre Plantas Indicadoras de Solo


Ponto de Partida: Silene Rebelo <[email protected]>
 
Data: Tue, 26 Jan 1999 15:48:40
 
Olá pessoal da lista! Estou fazendo uma pesquisa sobre plantas indicadoras de solo, e gostaria de pedir a colaboração da lista através do envio de referências bibliográficas, dados empíricos, ou qualquer outra fonte de informação.
 
Grata e até, Silene

Responde: Luiz Camargo de Miranda
 
Date: Tue, 26 Jan 1999 17:39:03
 
Cara Silene, Penso que você deveria ser mais especifica a respeito do que esta procurando. Plantas indicadoras de que ? Fertilidade? Efeitos antropicos (plantas ruderais)? Indicadoras da presença de minerais? Ou você esta pensando em termos de sucessão ecológica (plantas pioneiras, secundárias, clímax)?
 
Luiz Camargo

Responde: Silene Rebelo
 
Caro Luiz, na minha mensagem original especifiquei que o meu interesse é em plantas indicadoras de "solo", ou seja, que manifestem as condições em que determinado terreno se encontra, seja devido a uma característica natural ou por ação antrópica. A partir deste conhecimento pode-se estabelecer trabalhos de conservação de solo e de recuperação de áreas degradadas, respeitando, é claro, a ecologia da região.
 
Espero que agora tenha sido mais clara.
 
Silene

Responde: João Carlos Canuto" [email protected]
 
Data: Wed, 27 Jan 1999 14:30:48 -0200
 
Silene:
 
A professora Ana Primavesi desenvolveu uma grande habilidade prática de identificação do estado do solo através de plantas indicadoras (ou com base no estado visual destas). Não sei se isto esta de alguma forma sistematizado em texto, mas a própria professora quem sabe, poderia ajudar mais concretamente. Desculpe não ser mais preciso.
 
Saudações. J. Canuto.

Responde:Cristiano Cardoso Gomes <[email protected]>
 
Data:Thu, 28 Jan 1999 00:28:23
 
Segundo informações de agricultores a Jurubeba, da Família das solanaceae e indicadora de terreno fértil.
 
Att;
Cristiano Cardoso Gomes, [email protected]

Responde:Edgar G.F. Beauclair" <[email protected]>

Data:Tue, 2 Feb 1999 15:35:04

Prezada Silene

Existem algumas plantas consideradas "clássicas" na avaliação de alguns parâmetros químicos do solo, citadas principalmente em trabalhos sobre extratores para análises químicas, pois tem que existir correlação entre os teores no solo, quantidade absorvida e produtividade, para avaliar a bio-disponibilidade, entre esses estudos, destaque para o painco, indicadora de fósforo, alface para metais pesados, "barba-de-bode" para tolerância a acidez, arroz tolerância a acidez e alumínio. não são as únicas (óbvio) mas as daninhas locais tendem a indicar também a fertilidade, por ex: áreas infestadas de beldroega e caruru são mais férteis que aquelas infestadas de grama seda. Se for possível você fazer um levantamento de ervas daninhas junto a um mapa de fertilidade do solo, muitas outras ralações virão a tona, e será especifico para as suas condições, e é um trabalho perfeitamente viável de ser realizado mesmo com poucos recursos.


Saudações

EDGAR GOMES FERREIRA DE BEAUCLAIR
ENGENHEIRO AGRÔNOMO
DOUTOR EM SOLOS E NUTRIÇÃO DE PLANTAS
PROF. DOUTOR - DEPARTAMENTO DE ciênciaS EXATAS - ESALQ/USP
AV. PÁDUA DIAS, 11. PIRACICABA, SP. CEP 13418-900
FONE :(019) 429-4151 RES. (019) 424-3739


Responde:Lais Sonkin" <[email protected]>

Data: Thu, 28 Jan 1999 15:54:32

 

Caro Luiz,

Eu queria pegar uma carona na mens. da Silene e pedir alguma literatura disponível sobre plantas pioneiras , secundárias ou clímax, indicadoras de sucessão ecológica . Alguém tem bibliografia para mim ?

obrigada

Lais


Responde: Luiz Camargo de Miranda [email protected]

Data: Fri, 29 Jan 1999 10:08:36

Lais,

Pra começar, eu te recomendaria o Árvores Brasileiras, do Harry Lorenzi (ed. Plantarum), que é simples e didático. Se você quiser uma fonte bem ampla de informações (que demanda bastante tempo) você poderia consultar a coleção do Pio Corrêa, que eu acredito que esteja disponível para venda no IBAMA. Em relação à WWW, você deveria dar uma olhada na Base de Dados Tropical. Eles tem um banco de dados interessante, principalmente relacionado a espécies do cerrado e de mata ciliar. O endereço é: http://www.bdt.org.br/bdt/ciliar/formul Espero que isso o ajude, Luiz


Leia Mais:



SIGA NOS

-->