Discussões Sobre Mosca da Fruta

 



Responde: Walter Jose R Matrangolo [email protected]

Data: Fri, 29 Jan 1999 15:28:36 -

Caro Alexandre,

Estive durante três anos trabalhando na EMBRAPA/ Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas, junto com um grupo de pesquisadores, justamente na área de controle biológico de moscas-das-frutas.

Posso dar-lhe algumas dicas:

É preciso preservar e estimular os inimigos naturais das MDF.

A manutenção de frutos podres no campo estimula a manutenção da população de vespas parasitóides. Para tanto, colocar os frutos podres (maduros que caíram no chão e não podem mais ser utilizados) numa vala e cobri-la com tela fina, de tal modo que permita a passagem das vespas e impeça a passagem das moscas que nascerem desses frutos.
Formigas predadoras têm um importante papel na redução da população de larvas de moscas-das-frutas, pois assim que essas saem do fruto para se enterrar no solo, onde formariam a pupa, as operárias as carregam para o formigureiro. Larvas de alguns coleópteros predadores também são importantes predadores dessa fase imatura da MDF.
Pitangueira tem um enorme potencial de produção de parasitóides, já que, por ser pequena, facilita que as larvas de moscas sejam encontradas dentro do fruto e portanto, passíveis de serem parasitadas. Pode ajudar a aumentar a população de parasitóides.

A coleta de adultos com armadilha de açúcar ou calda diminui a população de adultos das moscas. É o frasco caça moscas. No mais, é importante saber que é quase impossível erradicar essas moscas, portanto devemos conviver com esses insetos de maneira a provocar o mínimo de impacto ao resto do ambiente. Proteger os frutos com sacos de papel logo que iniciem o crescimento pode impedir que a moscas deposite seus ovos.

Abraços, Walter


Responde:Silene Rebelo <[email protected]>

Data: Tue, 02 Feb 1999 15:02:44

Caros Alexnadre e Walter,

Complemento as informações passadas pelo Walter com a sugestão da colocação de barreiras biológicas (cercas vivas, árvores, etc) no caminho de entrada das moscas no pessegal. Este está associado aos ventos, em função das condições de vôo deste inseto, e também com ambientes vizinhos que possam ser criadouros da mosca (outras plantações afins).
gostaria de pedir para o Walter fornecer os nomes científicos e populares dos predadores mencionados na sua mensagem (vespas, formigas, coleópteros, etc.) Grata

Silene


Responde:Walter Jose R Matrangolo <[email protected]>

Data:Thu, 4 Feb 1999 09:00:14

Cara Silene,

Como trabalhei especificamente com parasitóides (vespas), posso listar alguns nomes de insetos nativos: Dopryctobraocn areolatus, Otetes anastrephae, Opius spp (todos braconideos), Aganaspis pelleranoi (Eucoilidae).

Abraços,

Walter


Responde:[email protected]

Data: Tue, 9 Feb 1999 13:16:15

 

Obrigado Silene,

Gostaria também de saber os nomes científicos das vespas, coleopteros e formigas. Além disso já existe possibilidade de comprar as larvas em quantidade ou terei que fazer atrativos?

Alexandre


Responde: "Edgar G.F. Beauclair" <[email protected]>

Data: Tue, 9 Feb 1999 15:36:43

 

Prezado Alexandre

O prof. Dr. Parra, aqui da ESALQ do departamento de fitossanidade, setor de entomologia, tem projeto de venda de inimigos naturais. não sei dizer as espécies disponíveis, mas sei que é o trabalho mais avançado neste campo disponível no pais. o telefone da ESALQ já mandei em outra mensagem, mas ai vai novamente:

(019)429-4100

Na home page da ESALQ, pode-se acessar via página do CIAGRI (centro de Informática na Agricultura) os endereços eletrônicos de TODOS professores e pesquisadores da ESALQ e do CENA. o problema é q nem todos utilizam esse recurso, mas com certeza todos falam ao telefone....

Saudações, Edga


Leia Mais:



Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Gomes e L&C Soluções Socioambientais

Siga-nos Twiiter rss Facebook Google+