Discussões Sobre Eucaliptos

Assunto: Eucalipto

Ponto de Partida: Leonardo Vianna da Costa e Silva

Em: Tue, 26 Jan 1999 22:20:22

From: leovcs@

To: [email protected]

Subject: [AgriSust] eucalipto

Edoson Saraiva,

Não quero fazer nenhuma apologia do eucalipto, ou melhor da monocultura do eucalipto. Gostaria apenas de realçar o quanto esta espécie é formidável em termos de seu rápido crescimento, da forma reta de seu tronco, que facilita o manejo e lhe dá diversas utilidades, e de sua pouca exigência em fertilidade do solo.

A grande polêmica que tem sacrificado esta formidável espécie vegetal advêm das grandes monoculturas, que como qualquer uma é prejudicial ao ambiente, e por se tratar de uma espécie de rápido crescimento e conseqüente elevado consumo de água é causadora do esgotamento de nascentes em locais de pouca precipitação, a esmolo do norte mineiro.

No entanto, a título de informação digo que estamos estudando e interferindo em um eucaliptal no intuito de retornar o ecossistema florestal nativo e surpreendemo-nos com a riqueza de espécies nativas que se desenvolvem em seu sub-bosque. Diversas espécies da mata Atlântica na região de Nova Era, MG estão presentes em meio a este eucaliptal, e também em diversos outros.


Em: Wed, 27 Jan 1999 16:34:14

From:Edison Saraiva [email protected]

To: [email protected]
Subject: [AgriSust] eucalipto

Alguém tem pista de como conseguir o livro do prof. Walter de Paula Lima abaixo citado?

Edison s.


Em: Quarta-feira, 27 de Janeiro de 1999 09:31

From:Yuri Lopes Zinn <[email protected]>

To: [email protected]
Subject: [AgriSust] eucalipto

ola ex-colegas

Estava de férias e estou "oficialmente" desligado da lista, embora continue recebendo TODAS as mensagens à uns 2 meses.

Em relação ao eucalipto, defendi à 2 meses minha tese MS pela UnB/Embrapa-cerrados sobre os impactos dele e do pinus no solo sob cerrado. brevemente, numa areia quartzosa não houve efeito do eucaliptal (que foi adubado) na fertilidade, num LE text. media houve aumento da mesma (mas também uma acidificação). sob pinus, com adubação mínima, houve alguma diminuição da fertilidade original. as maiores alterações eram uma redução superficial de matéria organica. os resultados serão publicados nos próximos meses.

Há um livro muito bom, do prof. Walter de Paula lima, da usp-esalq, chamado "o impacto ambiental do eucalipto", edusp, 1992 ou 96, que trata de todos os impactos, não soh dos que eu estudei. recomendo a quem se interessar pelo
tema, ultrapolemico.

Yuri


Em: Wed, 27 Jan 1999 20:42:39

From:"Milton (ESALQ)"

To: [email protected]
Subject: [AgriSust] eucalipto

Escreva para o autor:

Walter de Paula Lima ([email protected])

Miltinho
[email protected]


Em: Thu, 28 Jan 1999, 11:25:50 -1200

From:Victorio Saúl Luján"

To: [email protected]
Subject: [AgriSust] eucalipto + ABEJAS

ESTIMADAS/OS COLEGAS:

Estamos recibiendo vuestra información sobre el cultivo del eucaliptus spp... Y nos vemos en la obligación de plantearles la importancia que tienen LAS ABEJAS EN LA POLINIZACIÓN DE LAS FLORES DE TAL ESPECIE.
El tema primordial es TENER EN CUENTA LAS INDUSTRIAS ASOCIADAS A LA APICULTURA en todo proyecto de cultivo y explotación comercial de toda especie vegetal y en este caso en particular, pues la miel de eucaliptus es muy deseada por la mayoría de las personas.

Sin otro particular hacemos propicia la oportunidade para saludarlas/os con distinguida consideración.


Leia Mais:



Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Gomes e L&C Soluções Socioambientais

Siga-nos Twiiter rss Facebook Google+