Discussões da Rede Sobre Retirada de Um Enxame da Parede

De: Tue, 23 Feb 1999 09:37:12 -0300

From : "Nélson Carvalho Vasconcelos" [email protected]

--- Companheiros da lista, por favor, ajudem-me!
Tenho um filho pequeno e usufruo de uma cabana em zona rural, construída em madeira com paredes dupladas.
Em um dos cantos, instalou-se, dentro do espaço da parede dupla, um poderoso enxame de abelhas.
Gostaria de convidá-las a se mudarem mas sem causar-lhes danos e sem destruir a casa.
Pergunto-lhes: o que eu poderia fazer?
Desde já imensamente agradecido.

Nélson Carvalho Vasconcelos


Data:Tue, 23 Feb 1999 11:48:48 -0300 (EST)

De:"Jorge A. Wiendl" [email protected]

 

Ola' Nelson, não sou apicultor, portanto a primeira coisa que eu recomendaria e' que o Sr. contatasse um apicultor de sua cidade. Caso isso seja impossível será' necessário que o Sr. coloque fumaça para que as abelhas saiam e depois quebre a parede em busca da rainha e a transfira para uma colméia.

Jorge A. Wiendl


Data:Tue, 23 Feb 1999 14:29:15 -0300

De:Cristiano Cardoso Gomes <[email protected]>

Convide um apicultor a fazer a retida, seria bom pra ele e pra você.

Cristiano Cardoso Gomes
Av. Joaquim Ribeiro, 714, Apto C-04 - Novo caxangá # Recife - PE CEP: 52500-450 # Tel: +55 081-453-8790 # E-mail:[email protected] Agricultura Sustentável: www.ufrpe.br/~agrisust Chat de Agricultura Sustentável: www.ufrpe.br/~agrisust/chat.htm


Postado:Tue, 23 Feb 1999 15:20:04 -0300

De: Rossana [email protected]

Quanto tempo tem essa família de abelhas?

Elas estão lá por se sentirem seguras e abrigadas. Se você mudar as condições, elas deixarão. Por exemplo, as abelhas não gostam de cheiros fortes, poderia usar alguma coisa para que se sentissem desconfortáveis. O material a ser usado deve levar em conta que é uma residência e tem criança, para não provocar alergias. Pode injetar tinta, por exemplo, mas vai perder o mel? Pode atraí-las e depois fechar a entrada de onde estão instaladas. Uma colméia na frente da entrada, cheirando a capim limão (capim santo, capim cidreira), que foi esfregado por dentro, quadros com cera alveolada recente e fumaça na entrada de onde elas estão localizadas, para se sentirem desconfortáveis e saírem.

Mas feche bem a entrada de onde estavam instaladas, porque os cheiros de cera e mel ficam e elas sentem de longe, devendo outra família se alojar.
Tem uma lista de apicultura onde eles são muito bons, escreva para lá, o endereço é: [email protected]
Boa sorte

Rossana.


 

Postado em: Tue, 23 Feb 1999 12:26:54 PST

Por:"Alexandre Porto" [email protected]

Caro Nélson,

Como apicultor eu recomendaria que você contatassem uma pessoa com experiência no assunto. Se as abelhas já estiverem instaladas, isto é, com favos construídos e com a rainha já em plena postura, elas podem ser bastante perigosas. Só a fumaça não é o bastante para que elas saiam. É preciso roupas próprias para o trabalho. É importante que a família seja levada à uma distância superior a 5km sob pena das operárias voltarem para a sua parede.

Se não estiverem construindo nada, é só esperar pois elas estão apenas procurando um local para se instalarem.

Um abraço,
Alexandre Porto


Postado em: Tue, 23 Feb 1999 18:10:23 -0300

Por: "Mauro A. Homem Antunes" <[email protected]>

Mensagem:

Nelson, aqui vão algumas sugestões que contradizem algumas que você já recebeu:

1) A melhor coisa a fazer é chamar um apicultor para pegar o enxame para levar para um local seguro. Caso contrário chame os bombeiros que eles também podem dar um jeito nelas;

2) Cheiros desagradáveis podem tornar as abelhas muito agressivas;

3) A essa altura elas já devem ter filhotes nos favos e portanto não trocarão a casa por uma caixa cheirando capim limão;

4) Não divida uma casa com as abelhas, você pode levar a pior!

Nelson, boa sorte,
Mauro Antonio Homem Antunes, Ph.D.
INPE/Divisão de Sensoriamento Remoto
Av. dos Astronautas 1758
12227-010, Sao Jose dos Campos, SP, Brasil Tel.: (012) 345 6472 FAX: (012) 345 6449 Home page: http://www.ianr.unl.edu/ianr/agmet/antunes/


Postado em:Tue, 23 Feb 1999 18:16:42 -0300

Por: Marcelino Lima [email protected]

Mensagem:

Prezado Nélson

Feliz aquele listeiro que te recomendou PROCURAR UM(A) APICULTOR(A) DA TUA CIDADE. Faz 15 anos que trabalho com abelhas (africanizadas) no NE, e aprendi, na marra, a lidar com esses insetos maravilhosos, porém extremamente perigosos se não forem bem tratados.

Fiquei preocupado ao ver uma mensagem que recomendava colocar coisas com cheiro forte, etc. para as abelhas irem embora. Isso é MUITO PERIGOSO. O efeito pode ser contrário. Ao invés de abandonarem a morada elas podem resolver defendê-la e aí... Não queria estar perto para ver. Pode também irritá-las ao ponto delas saírem ferroando quem encontrar pela frente. O quero dizer com isso é que as reações a uma "agressão" não são assim tão previsíveis quando se trata de uma colônia de abelhas de ferrão.

Do jeito que você descreve não dá para saber, por exemplo, em que estágio de desenvolvimento essa colônia se encontra. Só um(a) APICULTOR(A) daí vai poder te ajudar com segurança. ELE(A) vai saber o que fazer, como capturar a rainha e como transferir as abelhas operárias, e vai retirar a colônia com SEGURANÇA. Com abelhas não é possível dar conselhos à distância. Isso é, repito, MUITO PERIGOSO.

Boa Sorte
Marcelino


Postado em: Wed, 24 Feb 1999 08:04:07 -0300 (EST)

Por: Osmar Malaspina [email protected]

Mensagem:

Nelson, infelizmente não há muito o que fazer sem destruir a casa ou eliminar o enxame.uma alternativa se vc querer mantê-lo e diminuir o risco para seu filho e para animais é colocar um tubo de plástico ou de qualquer outro material a partir da entrada do ninho. Com isso vc poderá mudar a entrada das abelhas. Não esqueça de fazer isso durante a noite.

Osmar Malaspina
Centro de Estudos de Insetos Sociais
Instituto de Biociências - UNESP
Rio Claro - São Paulo - Brasil
CP. 199
Tel/fax. 055-019-5348523
CEP - 13506-900


Leia Mais:



Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Gomes e L&C Soluções Socioambientais

Siga-nos Twiiter rss Facebook Google+