Discussões Sobre Compostagem

Ponto de Partida: Cristiano Cardoso Gomes

Em: Sat, 27 Mar 1999 11:04:37

Existe alguma época do ano mais propicia para fazer a compostagem? Em caso de chuvas excessivas seria recomendado cobrir a pilha?compostagem Amigos na próxima segunda-feira estarei ministrando um seminário sobre compostagem, alguém conhece algum site interessante na rede. Quem tem experiência aqui com compostagem ? Ai vai algumas perguntinhas básicas: Como acelerar o processo de decomposição ? Quais as vantagens da compostagem frente aos adubos químicos ? Quais as desvantagens da compostagem ? Que principais produtos você tem utilizado em composteira ?


Responde:Flavio Silva

Data: Sat, 27 Mar 1999 14:17:36

Prezado Cristiano, sugiro entrar em contato com Wilson Ayub, em Manaus, cujo trabalho com compostagem e correlatos tem sido de extremo sucesso.


Responde: Alexandre Hanazaki"

Data: Sat, 27 Mar 1999 16:13:18

Gostaria em primeiro lugar de agradecer pelo excelente serviço, com relação a esta lista. A respeito de compostagem: Pratico a criação de minhocas já faz algum tempo. Produzo húmus de minhoca, ou vermicomposto, a partir de esterco bovino e de resíduos vegetais. Eu mesmo me surpreendo sempre com os benefícios do material, sempre atingindo resultados além do que eu projeto. Como acelerar o processo de decomposição ? Colocar um pouco de húmus pronto no material a decompor naturalmente o inocula com microorganismos; acredito que o mesmo seja válido em relação a outros tipos de composto. Melhorar a aeração através de revolvimento e estar sempre monitorando a umidade otimizam o processo. Atualmente há inoculas (bactérias) que decompõem os mais diversos materiais, mas ainda não utilizei este recurso.Quais as vantagens da compostagem frente aos adubos químicos ? Dada a neutralidade do Húmus, não há acidificação do solo, o que ocorre com grande parte dos químicos, além de economizar no calcário. Mas não substitui a calagem; e também não sou contra o emprego criterioso de químicos, juntamente com o composto (um potencializa o outro - pode haver grande economia, sem maiores prejuízos ambientais). Quais as desvantagens da compostagem ? Tempo, custo de transporte e aplicação, em comparação aos químicos (e há a necessidade de se obter matéria-prima de qualidade). Isto, por exemplo, tem inviabilizado a aplicação em muitas áreas agrícolas. Desculpe resumir tanto, se quiser mais estou à disposição. Boa sorte na palestra!


Responde:Luiz Fernando

Data:Sat, 27 Mar 1999 22:34:17

Quem tem experiência aqui com compostagem ?

**** Há  23 anos atrás, eu fiz um curso sobre adubação e conservação de solos, e estudei essa parte de composto orgânico.

Ai vai algumas perguntinhas básicas:

Como acelerar o processo de decomposição ?

*** Pode-se colocar um pouco de composto já preparado, como se fosse uma "isca". A partir daí, o composto se desenvolve naturalmente. Apesar de que, com o calor que faz na sua região, acho que não teria tanta necessidade.


Quais as vantagens da compostagem frente aos adubos químicos ?

*** A maior vantagem, na minha opinião, se obtém a longo prazo, com a grande melhora das condições do solo. Vi, há muitos anos atrás, um estudo com uma área degradada, em que foi usado apenas composto orgânico, calagem e adubação verde. A média de produção de milho, quadruplicou em apenas 3 anos.


Quais as desvantagens da compostagem ?

*** Acredito que o maior problema, seja conseguir o material para se fazer o composto em grandes quantidades. Também existe o problema com espaço, e a mão de obra.  Apenas, acredito que o fato de não se precisar usar tanto adubo químico, já compensa isso tudo. Vejo mais vantagens do que desvantagens.


Que principais produtos você tem utilizado em composteira ?


**** Era colocado de tudo: folhas, galhos, esterco, enfim, qualquer material que tivesse uma decomposição mais ou menos igual, em termos de tempo. Era sempre recomendado, que se cortasse tudo mais ou menos de um mesmo tamanho, e que se verificasse sempre a umidade e a temperatura do composto. Aprendemos algumas técnicas simples para fazer isso: Para a umidade, era só apertar um pouco do composto com uma das mãos. Se escorresse agua entre os dedos, estava muito úmido; se esfarelasse, estava muito seco. Para a temperatura, era só enfiar um pedaço de vergalhão que atingisse o meio do monte, e lá fosse deixado por alguns minutos. Se saísse quente, estava bom.

Espero ter sido útil. Me desculpem os professores, se falei alguma bobagem.

Um abraço

LF


Responde:Jose Aires Ventura

Data:Sun, 28 Mar 1999 11:50:59

Prezado Cristiano, Para obter informações sobre Compostagem você poderá' entrar em contato com o colega JACIMAR LUIS DE SOUZA na EMCAPA (Tel: 027-2481181). Encontrara' também informações sobre compostagem no livro "AGRICULTURA ORGANICA: Tecnologias para a produção de alimentos saudáveis", Vitória:EMCAPA, 1998, cujo autor e' o próprio Jacimar. Encontrara' também relatos de experiencias de compostagem e Agricultura Organica nos Anais do I ENCONTRO NACIONAL SOBRE PRODUÇÃO ORGANICA DE HORTALIÇAS, 1998. O livro e os Anais poderão ser obtidos na EMCAPA entrando em contato com a Biblioteca (Tel:027-2223188;

Fax:027-2223848 ou [email protected]). Abraços, Aires

 


Responde:Alexandre Hanazaki

Data: Sun, 28 Mar 1999 19:48:13

Existe alguma época do ano mais propicia para fazer a compostagem? Tenho feito durante o ano todo (exceto aos domingos... :-)) - deve-se considerar o grande volume de água necessário, o que torna-se um problema para grandes quantidades (algumas toneladas). >Em caso de chuvas excessivas seria recomendado cobrir a pilha? Costumo cobrir com palha grossa (sem sementeira), para que o excesso escorra. A palha vai ficando velha, e aos e desintegrar vira composto também. Cobrir com lona impede a aeração (pode virar uma "silagem", ao invés de decompor, conserva).

 


Responde:Alexandre Hanazaki"

Data: Sun, 28 Mar 1999 19:58:06

 

Ao Luiz Fernando e demais "composteiros": Desculpem ficar dando opinião demais, é que gosto muito do assunto... Como o Sr. Luiz disse: (...) Para a temperatura, era só enfiar um pedaço de vergalhão que atingisse o meio do monte, e lá fosse deixado por alguns minutos. Se saísse quente, estava bom. (...) Essa característica do monte, de esquentar (chega fácil aos 80 graus C) gerou experiências interessantes: colocar uma serpentina no meio do monte serve para aquecer a água, fazer pequenos montes dentro de estufas de plantas ajuda a manter o ambiente aquecido, em regiões muito frias.


Responde:Cristiano Cardoso Gomes [email protected]

Data: Mon, 29 Mar 1999 18:53:05

 

Ao Luiz Fernando e demais "composteiros":

Desculpem ficar dando opinião demais, é que gosto muito do assunto...

 A lista é um espaço para participação, pitacos, discussões e troca de experiência, onde participar e de sublime importância para existência da mesma. att; Cristiano Cardoso Gomes

Como o Sr. Luiz disse: Para a temperatura, era só enfiar um pedaço de vergalhão que atingisse o meio do monte, e lá fosse deixado por alguns minutos. Se saísse quente, estava bom. Essa característica do monte, de esquentar (chega fácil aos 80 graus C) gerou experiências interessantes: colocar uma serpentina no meio do monte serve para aquecer a água, fazer pequenos montes dentro de estufas de plantas ajuda a manter o ambiente aquecido, em regiões muito frias.

 

***** É um enorme prazer, ver as opiniões dos companheiros sobre esse assunto, que também adoro. Não tem que pedir desculpas nenhuma.

Um abraço

LF.

 


Leia Mais:



SIGA NOS

-->