Discussões Sobre Crotalaria juncea

Date: Fri, 29 Oct 1999 12:28:14 -0200
To: [email protected]
From: Evandro N Silva <[email protected]> Subject: [AgriSust] crotalaria
X-MIME-Autoconverted: from quoted-printable to 8bit by netpe.com.br id LAA04056 Sender: [email protected] Reply-To: [email protected]

Olá a todos,

Alguém sabe dizer se a planta Crotalaria juncea pode ser utilizada como cobertura e adubo verde no Nordeste, em ambientes como zona da mata atlântica. Queria saber da Marsha se ela tem informação se essa espécie se adptaria bem à região do recôncavo baiano, mais especificamente, à realidade climática e de solos do município de Candeias.

Sei que é pedir demais, mas queria outras informações. Quais seriam as melhores épocas de plantio em função do clima? Essa planta depende de chuva regular ou tolera algum período de estiagem? Que cultivos poderiam vir em sucessão à crotalária se ela for plantada com propósito de adubação verde?
Tenho um kilograma de sementes dessa espécie e queria saber que área pode ser semeada com esta quantidade de sementes. Por último: Crotalária tem nectário extra-floral? (penso nisso para atração de insetos benéficos no controle biológico de pragas)

Agradeço qualquer informação.

Um abraço,


Evandro

_________________________________________________________ Endereco da lista: [email protected] Administrador : Cristiano Cardoso Gomes <[email protected]> HomePage : http://www.ufrpe.br/~agrisust Promocao : ACB - Associação Cristã de Base Apoio : CASA - Consultoria e Assessoria Socio-Ambiental, NetPE Internet e UFRPE _________________________________________________________ Para sair da lista mail para "[email protected]" com o texto no corpo da mensagem: unsubscribe agrisustentavel Return-Path: <[email protected]> X-Authentication-Warning: picanha.netpe.com.br: majordom set sender to [email protected] using -f Date: Fri, 29 Oct 1999 20:02:49 -0200
From: Marsha Hanzi <[email protected]> To: [email protected]
Subject: Re: [AgriSust] crotalaria
Sender: [email protected] Reply-To: [email protected]

Hello0 Evandro!
Confesso que nunca trabalhei com a Crotolaria juncea aqui na Bahia, embora sei que é famosa por dar enormes quantidades de massa. (Mas , também, criar massa é tão fácil aqui nos trópicos...) Trabalhamos com uma prima, uma crotolaria adaptada a beira de praia e dunas. Não sei exatamente qual é, porque ela é nativa a esta situação daqui... Esta é bastante resistente à seca, uma das primeiras leguminosas para se trabalhar quando se trata de areia seca...(Posso fornecer sementes para quem precisar...)

Boa sorte nas suas pesquisas, e nos de retorno depois sobre o comportamento da planta! O que me interessa seria sobre tudo da sua tolerância ou não à sombra...

Um abraço!
Marsha

Evandro N Silva escreveu:

> Olá a todos,
>
> Alguém sabe dizer se a planta Crotalaria juncea pode ser utilizada como cobertura e adubo verde no Nordeste, em ambientes como zona da mata atlântica. Queria saber da Marsha se ela tem informação se essa espécie se adptaria bem à região do recôncavo baiano, mais especificamente,à realidade climática e de solos do município de Candeias.
>
> Sei que é pedir demais, mas queria outras informações. Quais seriam as
> melhores épocas de plantio em função do clima? Essa planta depende de chuva
> regular ou tolera algum período de estiagem? Que cultivos poderiam vir em
> sucessão à crotalária se ela for plantada com propósito de adubação verde?
> Tenho um kilograma de sementes dessa espécie e queria saber que área pode
> ser semeada com esta quantidade de sementes. Por último: Crotalária tem
> nectário extra-floral? (penso nisso para atração de insetos benéficos no
> controle biológico de pragas)
>
> Agradeço qualquer informação.
>
> Um abraço,
>
> Evandro
>
> _________________________________________________________
> Endereco da lista: [email protected]
> Administrador : Cristiano Cardoso Gomes <[email protected]>
> HomePage : http://www.ufrpe.br/~agrisust
> Promocao : ACB - Associação Cristã de Base
> Apoio : CASA - Consultoria e Assessoria Socio-Ambiental, NetPE Internet e UFRPE
> _________________________________________________________
> Para sair da lista mail para "[email protected]"
> com o texto no corpo da mensagem: unsubscribe agrisustentavel



Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Gomes e L&C Soluções Socioambientais.

Siga-nos Twiiter rss Facebook "Whatsapp 88 99700 9062" Google+