[Rede de Agricultura Sustentável]

divisao

Conceituação Sobre Agricultura Sustentável por membros, usuários e terceiros da Rede de Agricultura Sustentável

Agricultura Sustentável é aquela quem contem responsabilidade com o meio ambiente e o ser Humano, na qualidade do gênero e preservação da Natureza .

Josias Albuquerque. U.V.A. (Univida J.Pessoa PB)

"É aquela capaz de manter-se estável, independentemente da variação da bolsa de Nova York, já que produz gêneros diversificados e não produtos que todos também produzem; Usar os recursos que dispõe na propriedade, sem necessidade de comprar insumos, de forma que não fique dependente de empresas; Ser capaz de manter sua produção estável por longo prazo, levando em conta que cuida de seu solo e água, Fornece condições de crescimento intelectual aos seus trabalhadores, não tratando-os como mera mão de obra escrava; "

Walter Jose R Matrangolo

linha

Agricultura sustentável deve estar a serviço da saúde e da biodiversidade. - Sergio

"É aquela onde o ciclo produtivo é fechado dentro da propriedade, havendo um equilíbrio energético (Entre produção e consumo), conservando os recursos envolvidos e com mínimo, ou nenhum, ingresso de energia externa derivada de combustíveis fosseis(adubos químicos, agrotóxicos, combustível, etc)".

Charles Seidel, Eng. Agrônomo

Agricultura sustentável tem que considerar aspectos socioeconômicos e culturais dos grupos sociais implicados. Não basta proteger e melhorar o solo ou a produtividade agrícola se não resulta em melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Portanto, agricultura sustentável é um conceito que implica aspectos políticos e ideológicos que tem a ver com o conceito de cidadania e libertação dos esquemas de dominação impostos por setores de nossa própria sociedade e por interesses econômicos de grandes grupos, de modo que não se pode abordar o tema reduzindo outra vez as questões técnicas.

Francisco Caporal

É aquela que deixa lucro para o produtor e alimentos de boa qualidade para o consumidor”.

 

Solon <solon@nornet.com.br>

Incorporam uma agricultura preocupada com o meio ambiente, aspectos sociais e sustentabilidade ecológica dos sistemas de produção.

 

Ricardo Miranda Braga" <rmbraga@alfa.dgmnet.com.br

linha

Agricultura sustentável pode ser definida pela busca da maior produtividade possível com maior grau de preservação da natureza, incluído aí a preservação do solo, da água e do ar entre os ciclos produtivos.

 .

Fernando Marrey Ferreira" <Veja Mais e www.agrisustentavel.com/artigos/agrisust.htm

linha

Significa que a produção de alimentos deve ter "efeitos negativos mínimos no ambiente e não liberar substâncias tóxicas ou danosas na atmosfera, na água superficial ou no lençol freático; deve preservar e restaurar a fertilidade, prevenir erosão e manter a saúde ecológica do solo". Sustentável também implica o uso da "água de um modo que permita aos aqüíferos se recarregarem e às necessidades de água do ambiente serem satisfeitas". Além dos cuidados com o solo, implica manter uma diversidade de culturas, usando controles naturais para as pestes, facilitando a economia local, promovendo boas relações com os vizinhos, em geral, preservando a saúde da terra e dos que nela vivem.

agro-ecologista americano Stephen Glliessman 

linha

Agricultura sustentável é muito mais do que novas tecnologias. Agricultura sustentável é muito mais do que pacotes "verdes", impostos por grandes multinacionais aos produtores. Agricultura sustentável é muito mais do que políticas econônicas assistencialistas desenvolvidas pelo governo.

Agricultura sustentável é, na verdade, um conjunto de transformações sociais, cujo a principal transformação deve acontecer na consciência das pessos. Educar o produtor para a cidadania, despertando-lhes o censo crítico e a consciência sobre os desafios de nossa sociedade, pode ser um dos principais caminhos para se chegar a uma agricultura economicamente equilibrada, ecologicamente correta e socialmente solidária e justa para todos.

Antonio lôbo- UEFS

laranja

É aquela onde existe uma conciliação entre produividade, lucratividade e preservação do meio-ambiente. Dentro da lógica capitalista da maximização dos lucros com o aumento irrefreável da produção, o trmo sustentável não se configura facilmente ante ao imediatismo do grande capital

Marlucio Bortoloto<bortolotobh@yahoo.com.br

linha

Agricultura sustentável não é sinônimo de intenso uso de insumos modernos. Agricultura sustentável e, na verdade monitorar, avaliar e decidir o melhor momento de lançar mão de técnicas eficientes e que perturbem o menos possível o meio ambiente.  

Luiz Alberto Staut (staut@cpao.embrapa.br) 

Envie o seu conceito use o formulário faleconosco no link abaixo!

Página Anterior Fale Conosco Recomende [Faça uma Busca]Localizar Livro de Visitas Associe-se à Rede Próxima Página

rodape

[Lista Discussão] [Adicione nosso Feed] spam [Valid RSS] Atom [XHTM Valido Segundo W3C] Adicione aos Favoritos: Bookmark and Share [Adicione ao Digg][Adicione ao Reddit]Del.icio.us[Ma.gnolia Adicione]Stumble UponFacebook[Twitter Adicione]GoogleYahoo! MyWeb[Adicione ao Furl]BlinkList[Technorati Adicione][Mixx Adicione][Windows Live Adicione][Adicione dihitt\]linkk

A Rede de Agricultura Sustentável é um serviço gratuito de Cristiano Cardoso e contou com o apoio da  Broederlijk Delen, UFRPE e ACB. Copyright (c) 1996-2008. All rights reserved.