Líderes da UE não alcançam compromisso sobre neutralidade de carbono para 2050

Os mandatários europeus fracassaram nesta quinta-feira em sua tentativa de alcançar o compromisso de trabalhar para reduzir a zero suas emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050, ante a oposição de países do Leste, indicaram várias fontes.

Embora a questão já tenha dividido os representantes dos 28 países europeus ante a UE nas discussões preparatórias da cúpula, o último rascunho de conclusões incluía uma referência ao objetivo de neutralidade de carbono para 2050.

No texto visto pela AFP, os líderes urgiam a avançar nas "condições, nos incentivos e no marco que deve ser estabelecido para determinar como garantir uma transição para uma UE climaticamente neutra até 2050".

Esse texto buscava unir as diferentes posições entre os países ocidentais da UE, muito mais favoráveis, e os do Leste, cujas economias são mais dependentes de energias fósseis, como o carvão.

A introdução da referência à neutralidade de carbono até 2050 era uma exigência de países como Espanha e França, mas Polônia, Hungria e República Checa a frearam.


Fonte: AFP em 20/06/2019

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"pinterestlinkedinInstagramYoutube