Portugal-Islândia iluminado por biodiesel à base de óleo alimentar

Trata-se de óleo de cozinha usado no setor alimentar recolhido para sustentar um sistema de energia local, após tratamento, em vez de ser enviado para o estrangeiro", explicou hoje Sylvie Fayolle, vice-presidente da câmara de Saint-Etienne, encarregada do desenvolvimento sustentável, depois da apresentação do reator desenvolvido pela empresa irlandesa 'Greentech Biofuels'.

"Este combustível, que por cada litro consumido permitirá uma redução de 3kg de gás com efeito de estufa, será utilizado neste lugar emblemático para sensibilizar os numerosos visitantes que vamos receber por ocasião do Euro2016", acrescentou Sylvie Fayolle.

"A instalação, que é parte do programa nacional de energia positiva, Território (Tepos), é única. É modular e concebida para eventualmente produzir 200.000 litros de biocombustível por ano", salientou o presidente da comunidade urbana de Saint-Etienne, Gaël Perdriau.

Gaël Perdriau acrescentou que esta atividade está confiada a uma "empresa de inserção, Ondaine Agro, que emprega pessoas afastadas do mercado de trabalho".

O equipamento, que começou a produzir depois de alguns dias, foi inaugurado hoje à tarde em Saint-Etienne.

Fonte:Noticias ao Minuto em 14-05-16 por Agência LuSA


Leia Mais:



SIGA NOS

-->