Tecnologia fotovoltaica amplia participação na sustentabilidade energética

Brasil está entre os 30 países que mais utilizam painéis fotovoltaícos no mundo

solarA transformação da radiação solar em energia já é superior a geração nuclear no Brasil. O país aparece entre os 30 que mais utilizam os painéis fotovoltaícos no mundo. São ao todo 61 mil sistemas instalados com a abrangência de 75 mil consumidores. "Os primeiros testes foram realizados em residências. Agora, passados alguns anos, grandes sistemas passaram a ser construídos para a alimentação também de empresas", coloca o sales developer, Nilvan Hipólito. Somente em Içara, pelo menos quatro instalações ocorreram desde 2018.

"O prazo médio de retorno do investimento é de seis a oito anos. E a tendência é que este tempo diminua com a popularização", acrescenta o engenhero elétrico Thiago Moneretto. Segundo ele, a eficiência dos projetos depende do dimensionamento dos módulos conforme o consumo de cada unidade. Por isso, o primeiro passo é buscar um profissional ou empresa habilitada para elaboração do projeto e apresentação à distribuidora de energia da localidade.

A evolução do setor, os investimentos necessários, impactos ambientais, linhas de financiamento e o prazo de retorno foram apresentados no Café 360° - Conexão & Conhecimento - nesta sexta-feira, dia 22. O evento da Associação Empresarial de Içara com especialisas e empreendedores foi realizado no auditório da entidade e terá novas edições com diferentes temas de interesse dos associados. "A nossa proposta é discutir soluções e principalmente apresentar as alternativas", lembra o diretor Reginaldo Borges Fernandes.

Fonte:Engeplus por Lucas Lemos em 23/03/2019

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:

SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebookYoutube"Whatsapp 88 9700 9062"Instagram