logomarca

AIE: bioenergia vai ter crescimento expressivo entre 2018 e 2023


Fonte será responsável por quase um terço da geração mundial total de eletricidade em 2023

A bioenergia moderna vai ter o maior crescimento em recursos renováveis entre 2018 e 2023, de acordo com a mais recente previsão de mercado da Agência Internacional de Energia. O documento diz que as renováveis continuarão sua expansão nos próximos cinco anos, cobrindo 40% do crescimento do consumo global de energia. No setor elétrico, seu uso será mais intenso e será responsável por quase um terço da geração mundial total de eletricidade em 2023. Políticas fracas e empecilhos na implantação fazem com que esse uso seja mais lento no setor de transportes e aquecimento.

O relatório diz que embora o crescimento da energia solar e eólica deva continuar no setor elétrico, a bioenergia continua a ser a maior fonte de energia renovável por causa de seu uso generalizado no calor e nos transportes, setores nos quais outras energias renováveis desempenham um papel muito menor. Segundo Fatih Birol, diretor executivo da AIE, a bioenergia moderna é o gigante negligenciado do campo de energia renovável, sendo cerca de 50% do total da energia renovável no mundo. Ele espera que a bioenergia moderna continue a liderar o campo e tenha grandes perspectivas de crescimento adicional.

O foco na bioenergia faz parte da análise dos “pontos cegos” do sistema energético pela AIE, como o impacto dos condicionadores de ar na demanda por eletricidade ou o crescente impacto dos petroquímicos na demanda global por petróleo. Assumindo que vigorosas medidas de sustentabilidade estejam em vigor, o relatório identifica um potencial adicional inexplorado de bioenergia para “verde” e diversificar o uso de energia nos setores industrial e de transporte.

Enquanto isso, a energia solar fotovoltaica domina a expansão da capacidade de eletricidade renovável. As adições de capacidade renovável de 178 GW em 2017 quebraram outro recorde, respondendo por mais de dois terços do crescimento da capacidade líquida global de eletricidade pela primeira vez. A capacidade solar fotovoltaica expandiu-se mais 97 GW, mais da metade da qual estava na China. Enquanto isso, as adições de vento onshore diminuíram globalmente pelo segundo ano consecutivo, e o crescimento de energia hidrelétrica continuou a desacelerar.

O potencial inexplorado da bioenergia nas indústrias de cimento, açúcar e etanol também é significativo. O crescimento da bioenergia nos setores da indústria, dos transportes e da eletricidade combinados poderia ser tão considerável quanto o de outras energias renováveis no setor elétrico. Uma proporção significativa desse potencial depende de resíduos e resíduos que oferecem emissões de gases de efeito estufa de baixo ciclo de vida e mitigam as preocupações com a mudança do uso da terra. Além disso, o uso desses recursos pode melhorar o gerenciamento de resíduos e a qualidade do ar.

Fonte:Canal de Energia em outubro de 2018

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais: