Usina de biomassa em Selvíria recebe licença prévia do governo

Termelétrica será a primeira do segmento de biomassa em MS

 

A primeira usina termelétrica que será construída em Mato Grosso do Sul para produção de biomassa de eucalipto, no município de Selvíria, recebeu nesta quarta-feira (24), licença prévia que autoriza estudos de instalação, da secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

O projeto da indústria foi estimado em R$ 320 milhões e terá capacidade de produzir 50MW, operando a partir da biomassa feita de eucalipto. É importante ressaltar que a matéria-prima pode ser transformada em energia a partir da combustão de material orgânico. No caso do eucalipto podem ser utilizados galhos, raízes, folhas e residuos de madeira utilizada na produção de celuose.

Segundo o coordenador de sustentabilidade do grupo Eldorado Brasil, Fábio José de Paula, a meta da indústria é concluir os estudos até o segundo semestre de 2018, a fim de garantir que a operação comece em 2021.

"Nosso objetivo é que a termelétrica instalada em Selvíria seja a primeira usina geradora de energia a partir da biomassa de eucalipto a entrar em operação no Estado. Este projeto possibilitará uma nova fase da silvicultura estadual", pontuou o representante da agroindústria.

Na avaliação do titular da Semade, Jaime Verruck, um dos pontos mais importantes de uma indústria deste segmento é o funcionamento sustentável.

"Esse projeto é extremamente importante na linha de uso alternativo da madeira. É importante para a base de diversificação dos subprodutos da madeira que não servem para produzir celulose. Sem contar que é o primeiro grande projeto em vias de instalação a partir de biomassa de eucalipto no Estado”, comemora.

 Fonte:Correio do EStado por Aline Oliveria em 26-01-2018

 

 


Leia Mais:



SIGA NOS

-->