Biogás é realidade em São Joaquim


Vilmar Garcia é o idealizador do projeto biogás em São Joaquim na Serra Catarinense, há cinco anos ele realiza pesquisas de como proceder para a fabricação do gás metano. Ele colocou todo seu conhecimento em prática no ano de 2018 e afirma que a ideia é mais para o conhecimento das pessoas. Vilmar trabalha com projetos de 3.000 a 25.000 litros. Um biodigestor de 3.000 litros converte em 100 botijões de biogás ao mês, isso é suficiente para abastecer três residências.

O Biodigestor é uma alternativa simples e prática que serve para aproveitar os dejetos orgânicos que normalmente são descartados de diversas formas no meio ambiente. Trata-se de uma câmara hermética onde sito acumulados resíduos vegetais e excrementos de animais que, por meio de um processo natural de bactérias presentes nesses dejetos, são decompostos e transformados em biogás e em fertilizante. Isso contribui para a economia familiar ao baixar os custos de produção e melhorando o meio ambiente.

O processo biológico que ocorre dentro de um biodigestor se chama fermentação anaeróbia e consiste na decomposição dos dejetos orgânicos (excrementos de animais como o porco e a vaca, dejetos vegetais não cítricos, etc.) por meio de bactérias que trabalham na ausência de oxigênio. Para isso, iguais quantidades de dejetos e água são misturadas e introduzidas dentro do digestor para dar início ao processo de decomposição.

Ao final desse processo é produzido um gás rico em metano, mais conhecido como biogás e utilizado como combustível, além do resíduo rico em nitrogênio, fósforo e potássio, que serve como fertilizante orgânico (o tratamento anaeróbio aos dejetos elimina o seu forte odor). Uma das características mais importantes da biodigestão é a diminuição potencial de contaminação causada pelos excrementos animais c humanos, diminuindo a chamada Demanda Química de Oxigênio (DOO) e a Demanda Biológica de Oxigênio (DBO) em até 90%.

Fonte:São Joaquim Online em 14 de junho 2019

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"pinterestlinkedinInstagramYoutube